Verschoor vence corrida sprint movimentada da F2 na Arábia Saudita. Fittipaldi é 4º

Richard Verschoor levou a melhor na corrida sprint desta sexta-feira (8), na Arábia Saudita. Enzo Fittipaldi completou em quarto, enquanto Gabriel Bortoleto foi o 12º

Richard Verschoor levou a melhor na corrida sprint da Fórmula 2, realizada nesta sexta-feira (8), na Arábia Saudita. O neerlandês largou em segundo, mas superou Paul Aron no oitavo giro, controlando a corrida até a bandeirada.

A sprint foi bastante movimentada, com duas intervenções de safety-car, além de um safety-car virtual. Isso proporcionou aos pilotos andarem próximos durante todo o tempo, com várias ultrapassagens acontecendo no pelotão intermediário.

Destaque para Zane Maloney, que largou em 15º e cruzou a linha de chegada em quinto, logo atrás de Enzo Fittipaldi. Dennis Hauger ainda ultrapassou Aron no fim e completou em segundo, com o estoniano em terceiro.

Jak Crawford foi o sexto, à frente de Andrea Kimi Antonelli, que engasgou na largada, mas conseguiu salvar dois pontos. Josep María Martí fechou o grupo dos oito que pontuam na prova curta. Gabriel Bortoleto ficou em 12º após largar em 14º.

ATUALIZAÇÃO: Horas após a bandeirada, os carros da Trident foram reprovados na inspeção técnica da FIA, com Verschoor e Roman Stanek sendo desclassificados. Com isso, Hauger herdou a vitória, com Aron em segundo e Fittipaldi subindo para terceiro. Kush Maini ainda entrou na zona de pontuação, em oitavo.

A Fórmula 2 retorna neste sábado (9), às 10h25 (de Brasília, GMT-3), para a largada da corrida 2 da rodada da Arábia Saudita. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2024.

Paul Aron largou na pole-position da sprint (Foto: reprodução/F1 TV)

Como foi a corrida sprint da F2 em Jedá:

A confirmação da ausência de Carlos Sainz no restante do fim de semana da Fórmula 1 na Arábia Saudita por conta de uma apendicite interferiu diretamente no grid das corridas da F2, e isso porque Oliver Bearman, então pole-position, foi convocado pela Ferrari para assumir o cockpit do espanhol.

Por conta do grid invertido, Paul Aron ocupou a posição de honra do grid, porém sem Bearman, todos do 11º para trás subiram um posto, o que colocou Bortoleto em 14º. Após um atraso de dez minutos, as luzes se apagaram, com Aron fechando a porta sobre Verschoor e mantendo a liderança.

Atrás, no entanto, foi uma confusão generalizada: os carros de Franco Colapinto e Zak O’Sullivan — curiosamente, dois pilotos da Williams — ficaram parados no grid, enquanto Antonelli também engasgou, sendo engolido pelo pelotão. No bate-rebate para primeira curva, o italiano da Prema acabou acertando a traseira do carro de Crawford, danificando o endplate da asa dianteira.

Mais à frente, Martins era espremido contra o muro em manobra de Hauger e Isack Hadjar, levando a pior. O francês bateu forte, abandonando a segunda corrida seguida na temporada.

O safety-car entrou em ação e durou até o final do giro 4. Bandeira verde mais uma vez acionada, Aron conduziu bem a relargada, seguido por Verschoor, Hadjar, Hauger, Kush Maini, Martí, Fittipaldi e Roman Stanek fechando a zona de pontuação. Maloney, então, pegou o vácuo na abertura da volta 6 e deixou Stanek para trás, subindo para oitavo.

No giro seguinte, Aron ziguezagueou para impedir uma possível tentativa de ultrapassagem de Verschoor, com o DRS acionado, na freada da curva 1. A manobra deu certo, porém o representante da Trident mantinha o estoniano a uma distância de pouco menos de 0s6.

Volta 8, Aron tentou mais um movimento de defesa, porém Verschoor trouxe para a linha de dentro e ganhou a preferência na curva 1. Fittipaldi também deixava Maini para trás e subia para quinto, enquanto Maloney já era o sétimo colocado.

Na liderança, Verschoor fazia a volta mais rápida e já abria mais de 1s para Aron. Pouco mais atrás, Hauger alinhava por fora na reta principal e assumia o quarto posto, com Fittipaldi forte logo atrás, a 0s4 do francês da Campos.

Volta 10, e o carro Amaury Cordeel surgiu parado exatamente no meio da pista logo após a saída dos boxes. A imagem recuperada mostrou o belga cometendo um erro e dando um cavalo de pau no circuito, não conseguindo retornar para a corrida.

Mais uma vez, o carro de segurança foi para a pista com o seguinte top-8: Verschoor, Aron, Hauger, Hadjar, Fittipaldi, Maini, Maloney e Martí. Bortoleto ainda vinha apenas em 14º, com mais dificuldade que o visto na primeira rodada.

A interrupção, dessa vez, foi rápida. Na relargada, Verschoor partiu com segurança, enquanto Maloney dava o bote para cima de Maini, ganhando o sexto posto na freada da curva 1 e tendo Fittipaldi à sua frente. Só que Enzo surgia com muita ação para cima Hadjar, efetuando bela manobra ao receber o lado de fora e dividir a curva 1 com o francês, subindo para quarto.

Maloney, então, veio no embalo e viu Isack fazer o mesmo movimento de defesa, só que ao contrário do brasileiro, o barbadiano errou, tendo de devolver posição para Hadjar e ficando na alça de mira de Crawford. Mesmo assim, conseguiu se defender, sustentando o quinto posto.

Perto do fim, o safety-car virtual foi acionado por conta de um pedaço de carro na pista. Como os carros são obrigados a andarem num delta de velocidade, Verschoor só precisou administrar a distância assim que a pista fosse liberada para vencer a primeira no ano.

Fórmula 2 2024, etapa da Arábia Saudita, Jedá, corrida sprint (atualizado):

1D HAUGERMP20 voltas 
2P ARONHitech+0782 
3E FITTIPALDIVan Amersfoort+3.984 
4Z MALONEYRodin+6.765 
5J CRAWFORDDAMS+8.399 
6A K ANTONELLIPrema+11.140 
7J M MARTÍCampos+13.663 
8K MAINIInvicta+14.016 
9J DÜRKSENPHM+17.555 
10G BORTOLETOInvicta+18.062 
11F COLAPINTOMP+18.467 
12R MIYATARodin+25.009 
13T BARNARDPHM+25.032 
14R VILLAGÓMEZVan Amersfoort+26.645 
15I HADJARCamposNC 
16Z O’SULLIVANARTNC 
17J M CORREADAMSNC 
18A CORDEELHitechNC 
19V MARTINSARTNC 
20R VERSCHOORTridentDQ 
21R STANEKTridentDQ 
22O BEARMANPremaNL 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.