Rodin assume operações e renomeia Carlin, ex-equipe de Enzo Fittipaldi, em 2024

A empresa neozelandesa Rodin absorveu todas as operações em diversas categorias de base e será o novo nome em classes do automobilismo como Fórmula 2 e Fórmula 3

A Rodin Carlin agora vai se chamar Rodin Motorsport, com alteração imediata para a temporada 2024, segundo anúncio feito nesta terça-feira (9). Presente em diversas categorias do automobilismo, o time vai manter suas atividades normalmente, apenas com nova nomenclatura.

A Rodin é uma empresa de carros fundada em 2016 por David Dicker, na Nova Zelândia, com a produção de monopostos. Nos últimos anos, passou a investir em categorias menores do automobilismo no próprio país e desenvolver pilotos, chegando até mesmo à F2.

Em 2023, a Rodin, empresa automotiva neozelandesa, acertou a compra da equipe britânica Carlin e juntou os dois nomes. Agora, no entanto, apenas a fabricante de carros estará presente em categorias como Fórmula 2, Fórmula 3, F1 Academy, F4 Espanhola e F4 Britânica — aposentando, assim, o famoso nome Carlin do automobilismo.

A Carlin iniciou sua jornada em 1996, criada por Trevor Carlin e Martin Stone. Fez sucesso nos anos 2000, formando diversos pilotos em categorias menores do automobilismo. Pela equipe, passaram nomes como Sebastian Vettel, Nico Rosberg, Daniel Ricciardo, George Russell, Carlos Sainz, Lando Norris, Josef Newgarden, entre muitos outros.

Rodin estará presente em diversas categorias em 2024, como a F4 Espanhola (Foto: Rodin)

O time também tentou entrar na Fórmula 1 no passado, para a temporada 2008, mas teve a inscrição rejeita pela categoria. Entre 2018 e 2021, esteve na Indy sem grande sucesso e saiu para a entrada da Juncos no grid da categoria.

“Estou empolgado por levar a Rodin Motorsport nessa nova era no automobilismo. A equipe possui um tremendo conhecimento do esporte a motor e vamos seguir adiante. A temporada 2024 será, novamente, muito interessante para todos na Rodin Motorsport e mal posso esperar para voltar às pistas”, disse David Dicker, diretor do time.

“Nossos valores permanecem os mesmos e vamos continuar o esforço como equipe de desenvolvimento de pilotos. Nosso comprometimento com os pilotos, funcionários e campeonatos segue inalterado. Estamos aqui para correr, formar pilotos e vencer”, completou.

Para 2024, a Rodin já confirmou a dupla na Fórmula 2, contando com Zane Maloney e Ritomo Miyata — que substitui o brasileiro Enzo Fittipaldi. Na F3, garantiu a presença do novato Callum Voisin, mas as outras duas vagas seguem indefinidas.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.