Sem Fittipaldi: consultor diz que academia da Red Bull terá apenas Hadjar e Martí na F2 2024

Helmut Marko, consultor da Red Bull, confirmou que apenas Isack Hadjar e o recém-chegado Josep María Martí serão os pilotos taurinos no grid da F2 2024, deixando de fora nomes como Enzo Fittipaldi, Zane Maloney e Ayumu Iwasa

Ao menos no grid da Fórmula 2 2024, Enzo Fittipaldi não será mais um dos pilotos apoiados pelo Red Bull Junior Team, o programa da equipe taurina. O consultor do time austríaco, Helmut Marko, confirmou que apenas Isack Hadjar, atualmente na Hitech, e o recém-chegado Josep María Martí representarão as cores do time dos energéticos na categoria que antecede à Fórmula 1.

Marko falou ao canal Viaplay da Polônia no último final de semana. A expectativa, inclusive, é que os dois sejam companheiros de equipe na Campos, já que Pepe seguirá com o time que defendeu este ano na Fórmula 3.

A predileção de Marko por Hadjar não é novidade. O consultor chegou a dizer ao final de 2022 que o franco-argelino, a quem considera “um pequeno Prost”, era o favorito para correr na AlphaTauri em 2024 caso tivesse uma boa temporada na F2 este ano. Acontece que o jovem de 19 anos não se acertou com o carro, acumulando problemas e também cometendo erros.

Martí, por sua vez, teve um ano forte na F3, sendo um dos principais adversários de Gabriel Bortoleto na briga pelo título. Ao final, os três abandonos nas últimas quatro corridas o fizeram terminar na quinta colocação, mas a boa impressão ficou.

Zane Maloney e Enzo Fittipaldi não passaram pelo funil da Red Bull para a F2 2024 (Foto: Red Bull Content Pool)

Christian Horner já havia confirmado que um dos programas de jovens pilotos mais badalados do grid passaria por uma redução para 2024, chegando a dizer que “havia muitos pilotos na F2 esse ano”. Dennis Hauger, aliás, foi quem puxou a fila: o norueguês anunciou domingo (22), via redes sociais, que não faria mais parte da base em Milton Keynes para a temporada que vem.

David Dicker, CEO da Rodin Carlin, também adiantou que, ao menos na F2, Fittipaldi não teria mais o suporte da Red Bull. Ao jornal inglês Mirror, disse que “o apoio à maioria dos caras nessas academias é próximo ao zero, segundo minhas informações”, e que “eles [Fittipaldi e Zane Maloney] não terão o apoio da Red Bull no ano que vem, pelo que sei”.

Fórmula 2 retorna só em Abu Dhabi, de 24 a 26 de novembro, para a disputa da última etapa da temporada 2023.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.