Ticktum e Nissany batem, e Shwartzman herda vitória na corrida 2 da F2 em Spa
Robert Shwartzman estava em terceiro quando Dan Ticktum e Roy Nissany brigavam com tudo pela vitória. Os dois bateram e abriram caminho para vitória do russo, novo líder da Fórmula 2
O domingo (30) foi perfeito para Robert Shwartzman na Fórmula 2. O russo viu incidentes aos montes na corrida 2 de Spa-Francorchamps, afetando rivais tanto pela vitória quanto pelo título. Depois de ver Roy Nissany e Dan Ticktum se enroscando na luta pela primeira colocação, coube a Shwartzman subir para primeiro e encaminhar triunfo fundamental.
O incidente decisivo aconteceu ainda na quarta volta. Ticktum tentou passar Nissany por fora, mas ficou sem espaço e não evitou o toque. O israelense bateu e abandonou, enquanto o britânico precisou seguir em frente com bem menos ritmo e nem sequer pontuou.
Relacionadas
Shwartzman virou líder, disparou e venceu com um pé nas costas. Mick Schumacher apareceu em segundo, completando dobradinha da Prema. Guanyou Zhou fechou o pódio.
Nikita Mazepin surgiu em quarto, com o companheiro Luca Ghiotto em quinto. Louis Delétraz foi sexto, com Christian Lundgaard em sétimo. Artem Markelov foi oitavo, pontuando pela primeira vez no ano. Pedro Piquet foi o melhor brasileiro, mas só em 12°. Felipe Drugovich foi 13°, com Guilherme Samaia em 15°.
O resultado coloca Shwartzman na liderança da F2, muito por conta de um novo dia ruim para Callum Ilott. O agora ex-líder do campeonato abandonou ainda na largada, quando foi tocado por trás por Yuki Tsunoda. O britânico estaciona em 122 pontos, enquanto o russo chega a 132.
Saiba como foi a corrida 2 da Fórmula 2 em Spa-Francorchamps
A largada nem precisou ser dada para o primeiro abandono acontecer. A MP confirmou que, por conta dos danos no acidente na corrida 1, Nobuharu Matsushita estava fora da corrida 2. Restava apenas Felipe Drugovich para representar a escuderia holandesa, mas largando da última posição.
Na volta de apresentação, outra vítima. Jüri Vips, substituto do lesionado Sean Gelael, deixou o motor morrer e precisou ser recolhido para largar dos boxes. Seriam só 20 carros no grid de largada, com Roy Nissany na pole reversa.
A corrida começou intensa. Dan Ticktum assumiu a liderança na primeira curva, mas com o fardo de dar vácuo para Nissany na reta Kemmel. O israelense reagiu rapidamente, freou tão tarde quanto possível e retomou a primeira posição. Mais atrás, um incidente importante para o campeonato: o líder Callum Ilott foi tocado por trás por Yuki Tsunoda, rodando e abandonando no ato. O safety-car foi necessário.
A relargada veio duas voltas depois, e com mais confusão. Ticktum não perdeu tempo e tentou retomar a liderança das mãos de Nissany já na Les Combes. O britânico tentou passar por fora, ficou sem espaço e tocou o israelense, que foi com força contra a barreira de pneus. Dan deu sorte e seguiu na prova, mas agora atrás de Shwartzman, novo líder. Para Roy, fim de papo.
A relargada teria a seguinte ordem: Shwartzman, Ticktum, Delétraz, Zhou, Mazepin, Ghiotto, Schumacher e Aitken. Piquet aparecia em 11°, com Drugovich em 16° e Samaia em 18°.
A prova recomeçou com Shwartzman disparando, isso enquanto Ticktum percebia que o carro não rendia como antes. Algum dano no toque com Nissany causou a perda de quase 3s numa volta só. Ainda assim, Delétraz não conseguia subir para segundo e perdia tempo crucial.
O que começou a ajudar Ticktum é que o trem de carros que vinha atrás começou a brigar entre si. Delétraz foi superado por Zhou e Schumacher, com o alemão depois passando o chinês e ficando em terceiro.
Foi só bem mais tarde, na volta 12 de 18, que Ticktum cedeu. O britânico sofria com desgaste acentuado de pneus após o toque com Nissany, o que facilitou a passagem de Schumacher, novo segundo colocado. Mais um pouco e Guanyu Zhou fez sua parte, subindo para terceiro.
A corrida teve breve interrupção na volta 15. Daruvala errou na Bus Stop e abalroou Marino Sato, que rodou e abandonou, exigindo o safety-car virtual. Pouco antes, Jack Aitken também viu a corrida se desmanchar com drive-through por largar na posição errada no grid.
Com Shwartzman e Schumacher garantindo dobradinha da Prema, a grande ação da prova virou a tentativa de Ticktum de seguir na zona de pontos. O desgaste de pneus ficou acentuado demais e, um a um, os pilotos foram passando. Restou ao britânico terminar apenas em décimo.
F2 2020, Spa-Francorchamps, corrida 2:
1 | R SHWARTZMAN | Prema | 18 voltas | |
2 | M SCHUMACHER | Prema | +9.0 | |
3 | G ZHOU | UNI-Virtuosi | +11.1 | |
4 | N MAZEPIN | Hitech | +20.9 | |
5 | L GHIOTTO | Hitech | +21.9 | |
6 | L DELÉTRAZ | Charouz | +25.1 | |
7 | C LUNDGAARD | ART | +26.7 | |
8 | A MARKELOV | HWA | +30.4 | |
9 | Y TSUNODA | Carlin | +30.5 | |
10 | D TICKTUM | DAMS | +32.1 | |
11 | J VIPS | DAMS | +32.3 | |
12 | P PIQUET | Charouz | +32.8 | |
13 | F DRUGOVICH | MP | +33.0 | |
14 | G ALESI | HWA | +33.4 | |
15 | G SAMAIA | Campos | +34.7 | |
16 | J DARUVALA | Carlin | +44.0 | |
17 | J AITKEN | Campos | +1:16.3 | |
18 | M SATO | Trident | +5 voltas | NC |
19 | M ARMSTRONG | ART | +9 voltas | NC |
20 | R NISSANY | Tirdent | +15 voltas | NC |
21 | C ILOTT | UNI-Virtuosi | +18 voltas | NC |
22 | N MATSUSHITA | MP | +18 voltas | NL |