Williams alega “questão pessoal” entre O’Sullivan e ART em saída: “Não temos a ver”

Diretor-esportivo da Williams, Sven Smeets deu a entender que a saída de Zak O'Sullivan da ART na Fórmula 2 não se deu apenas por motivos financeiros, como alegou o piloto. Segundo ele, as partes chegaram a um ponto em que não conseguiram seguir com a parceria

No início de setembro, após a rodada da Itália da Fórmula 2, Zak O’Sullivan anunciou que deixaria com efeito imediato a ART, equipe pela qual corria na categoria. Segundo o britânico de 19 anos, as questões financeiras pesaram e o fizeram tomar a decisão, que já o deixou de fora da etapa do Azerbaijão. Luke Browning, companheiro de Zak na Academia da Williams e terceiro colocado na F3 2024, foi o escolhido para o assento.

No entanto, em entrevista recente, a Williams deu a entender que outros motivos estão por trás da saída de O’Sullivan da ART. Segundo Sven Smeets, diretor-esportivo da equipe inglesa, trata-se de um “assunto pessoal” entre as partes. O dirigente, todavia, garantiu que o piloto segue na Academia, pelo menos até o fim do ano.

“Esse é um assunto pessoal entre Zak [O’Sullivan] e ART”, disse Smeets ao portal inglês Autosport. “Não temos nada a ver com isso. No entanto, posso confirmar que Zak ainda está na Academia. Ele não deixou o programa da Williams”, garantiu.

“Agora, veremos nos próximos meses o que faremos juntos. A bola também estará um pouco do lado dos empresários do Zak. Não posso elaborar mais do que isso, e essa pergunta — o que aconteceu entre o piloto e a ART — é mais para eles”, afirmou.

Zak O’Sullivan deixou a ART alegando problemas financeiros (Foto: F2)

Questionado sobre a possibilidade de a Williams ajudar O’Sullivan em meio aos problemas financeiros, Smeets tratou o cenário como “difícil” e voltou a sugerir que as questões entre o piloto e a ART foram maiores do que apenas as dificuldades financeiras.

“Essa é sempre uma questão difícil. Há acordos feitos e, é claro, não posso me aprofundar nisso. Algo aconteceu entre eles e a ART, e essa foi a conclusão que a ART tirou. Em um momento, disseram: não podemos continuar um com o outro”, comentou.

“Mas, como eu disse, Zak ainda está na família Williams. Vamos continuar um com o outro até o fim do ano. Ele está conosco”, assegurou.

Luke Browning foi convocado pela ART para substituir O’Sullivan (Foto: F3)

Sobre Browning, o escolhido para terminar a temporada no lugar de O’Sullivan, Smeets acredita que o fato de ser piloto da Williams tenha pesado no julgamento da ART. No entanto, para 2025, a esquadra britânica já planeja o retorno de Luke à Hitech, equipe que o ingês defendeu em todos os campeonatos desde 2022: F4, GB3, F2, GP de Macau e Fórmula Regional do Oriente Médio.

“Acho que a ART estava em contato com várias pessoas. Mas eles disseram: ‘Esse ano, a ideia era disputar com a Williams’. Então, deram uma oportunidade ao Luke [Browning]. Para ele, é claro, é ótimo se preparar para o ano que vem, porque ele vai continuar com a Hitech na Fórmula 2”, revelou.

“Há algumas pistas pela frente que ele não conhece da F3. Eu disse a ele: ‘Quanto mais quilômetros você conseguir fazer, melhor’. Porque esse é o momento de crescer para o ano que vem”, finalizou Smeets.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.