Maloney sobra com pneus macios e vence sprint da F2 no Bahrein. Bortoleto é 6º
Zane Maloney soube administrar os pneus macios e venceu a primeira corrida da temporada 2024 da Fórmula 2, realizada nesta sexta-feira (1), no Bahrein
Zane Maloney venceu a corrida sprint da etapa do Bahrein da Fórmula 2, abertura da temporada 2024, realizada nesta sexta-feira (1). O barbadiano administrou os pneus macios com precisão e cruzou a linha de chegada com mais de 5s de vantagem sobre Jak Crawford.
O novo equipamento acabou fazendo algumas equipes optarem por uma estratégia pouco usual em corridas sprint: o uso dos pneus duros. Foi o caso de Gabriel Bortoleto, por exemplo, além de Oliver Bearman. E os compostos, de fato, criaram um fator nas voltas finais, deixando a disputa um tanto imprevisível.
Só que o composto em nada interferiu na performance de Maloney, que escalou o pelotão, ultrapassou os líderes com manobras arrojadas e conseguiu administrar uma vantagem de mais de 3s ao longo de boa parte da prova.
Crawford terminou em segundo, com o estreante Josep María Martí indo ao pódio em terceiro. Isack Hadjar ficou em quarto, com Paul Aron em quinto e Bortoleto, em boa aposta com os pneus duros, em sexto.
Zak O’Sullivan foi o sétimo, seguido por Dennis Hauger. Ritomo Miyata e Richard Verschoor completaram o top-10. Enzo Fittipaldi teve bom início, mas sucumbiu ao alto desgaste de pneus e terminou em 17º. O duo da Prema, Andrea Kimi Antonelli e Bearman, completou em 14º e 17º, respectivamente.
A Fórmula 2 retorna neste sábado (2), às 7h30, para a largada da corrida 2 da rodada do Bahrein, primeira da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades.
Confira como foi a corrida sprint da F2 no Bahrein:
Por conta da desclassificação do então pole-position Kush Maini por irregularidades técnicas, a inversão do grid para a sprint sofreu uma alteração importante: Crawford passou a ser o primeiro colocado, com Taylor Barnard em segundo. Fittipaldi, por sua vez, alinhou em quarto, na segunda fila, enquanto Bortoleto, que herdou a pole para a prova de amanhã, era o décimo.
Quanto às condições climáticas, os termômetros marcavam 19,4°C, com o asfalto em 26,3°C e a umidade relativa em 42%. Os pilotos partiram para as 23 voltas da corrida curta no fim da tarde barenita, antes da definição do grid de largada.
Já na volta de apresentação, o primeiro problema: Joshua Dürksen viu o carro apagar e ficou parado no grid, tendo de largar dos boxes. Quando as luzes vermelhas se apagaram para valer, Crawford trouxe o carro para a linha de dentro e ganhou a preferência na curva 1, mantendo a liderança. Martins, por sua vez, ganhou posição sobre Barnard ao seguir a linha do pole, pulando para segundo. Fittipaldi manteve a posição.
O piloto da PHM, então, começou a perder rendimento e caiu várias posições, fazendo Bortoleto subir para nono. Só que o virtual safety-car foi acionado ainda no segundo giro por conta de Amaury Cordeel. Neste momento, Rafael Villagómez, companheiro de equipe de Fittipaldi, aproveitou para entrar nos boxes após um furo de pneu.
Relargada, Martins partiu para cima de Crawford e chegou a colocar o carro à frente na primeira perna do S ao final da reta principal, mas o representante da DAMS prevaleceu na curva seguinte, mantendo o primeiro lugar. Atrás, Maloney ganhava o posto de Fittipaldi, subindo para quarto. Na sequência, ultrapassou O’Sullivan, fechando a volta 4 em terceiro.
Enzo, então, recuperou o quarto lugar sobre O’Sullivan, e o piloto da ART ainda perdeu também para Hadjar, caindo para sexto. Enquanto isso, Maloney colava na traseira de Martins e efetuou a manobra sobre o francês ao jogar o carro por dentro na curva 4.
Por conta da incerteza quanto ao real ritmo de corrida do carro com os pneus, alguns pilotos optaram por uma estratégia completamente contrária às corridas sprint, escolhendo compostos duros. Foi o caso de O’Sullivan, que sofreu significativa queda de ritmo nas primeiras voltas. Bortoleto também era outro com pneus de faixa branca, porém se sustentando em décimo.
Giro 8, Maloney tentou a ultrapassagem sobre Crawford novamente na curva 4, mas o americano conseguiu se defender. Só que o barbadiano vinha com muito mais velocidade e deu o Xis, pulando para a liderança e já colocando mais de 1s em apenas uma volta.
Enquanto isso, a direção de prova punia Franco Colapinto em 10s por posicionamento fora do colchete de largada. E os carros da Prema, Antonelli e Bearman, vinham apenas em 15º e 16º, respectivamente, sem qualquer ameaça à zona de pontuação. Para piorar, a dupla ainda precisou fazer uma parada nos boxes fora do programado para trocar os pneus duros pelos macios, mas ao menos surtiu algum efeito: Antonelli conseguiu roubar a volta mais rápida de Maloney, superada depois por Bearman.
Na frente, Fittipaldi aparentava perda de rendimento e caía para sétimo, enquanto Bortoleto começava a ensaiar uma aproximação sobre O’Sullivan. Maloney, na liderança, colocava 2s7 sobre Crawford, dando sinais de que ainda tinha desempenho nos pneus macios.
Volta 15, Fittipaldi despencava posições no grid, perdendo posição para O’Sullivan, Bortoleto e Miyata. O japonês da Rodin ainda ganhou o posto de Gabriel, jogando o brasileiro da Invicta novamente para o décimo lugar.
E os pneus acabaram realmente pesando nas voltas finais: quem largou de pneus macios sofreu bastante com o desgaste e houve troca intensa de posições do terceiro colocado para baixo. Já Bortoleto, com duros, efetuou várias ultrapassagens e pulou do décimo para o sexto lugar em menos de cinco voltas. Apenas Maloney passou ileso, conquistando com tranquilidade a primeira vitória na F2.
Fórmula 2 2024, rodada do Bahrein, Sakhir, corrida sprint:
1 | Z MALONEY | Rodin | 23 voltas |
2 | J CRAWFORD | DAMS | +5.490 |
3 | J M MARTÍ | Campos | +7.057 |
4 | I HADJAR | Campos | +9.783 |
5 | P ARON | Hitech | +18.188 |
6 | G BORTOLETO | Invicta | +18.320 |
7 | Z O’SULLIVAN | ART | +20.135 |
8 | D HAUGER | MP | +21.032 |
9 | R MIYATA | Rodin | +21.490 |
10 | R VERSCHOOR | Trident | +21.839 |
11 | V MARTINS | ART | +23.840 |
12 | J M CORREA | DAMS | +26.833 |
13 | K MAINI | Invicta | +27.246 |
14 | A K ANTONELLI | Prema | +30.206 |
15 | J DÜRKSEN | PHM | +35.257 |
16 | O BEARMAN | Prema | +36.247 |
17 | E FITTIPALDI | Van Amersfoort | +56.183 |
18 | F COLAPINTO | MP | +1:04.819 |
19 | R VILLAGÓMEZ | Van Amersfoort | +1:31.558 |
20 | R STANEK | Trident | NC |
21 | T BARNARD | PHM | NC |
22 | A CORDEEL | Hitech | NC |
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