Maloney vence corrida 2 e varre fim de semana da F2 no Bahrein. Bortoleto se recupera e é 5°

Zane Maloney controlou a corrida 2 do Bahrein desde a largada. Gabriel Bortoleto foi punido em 10s por toque com Isack Hadjar ainda na largada, mas conseguiu escalar posições e terminou em quinto

Zane Maloney não tomou conhecimento dos adversários mais uma vez e venceu a corrida 2 da Fórmula 2 no Bahrein, rodada de abertura da temporada 2024, realizada neste sábado (2). Da mesma forma como na sprint, o barbadiano controlou a corrida como quis assim que assumiu a liderança. Mesmo com o primeiro stint com pneus macios, mostrou o ótimo ritmo do carro da Rodin e sobrou na liderança, deixando o pega para os outros.

E foi um duelo intenso nas voltas finais, com boa recuperação de Gabriel Bortoleto. Punido por um toque em Isack Hadjar ainda na largada, cumpriu ainda nos boxes e escalou posições até cruzar a linha de chegada em quinto, quase pegando o quarto posto de Zak O’Sullivan. Josep María Martí terminou em segundo, com Paul Aron completando o pódio em terceiro.

Franco Colapinto foi o sexto, seguido por Kush Maini, Dennis Hauger, Ritomo Miyata e Andrea Kimi Antonelli fechando o top-10. Enzo Fittipaldi acabou prejudicado no incidente entre Hadjar e Bortoleto na largada, abandonando.

A Fórmula 2 retorna já no próximo final de semana, com a rodada da Arábia Saudita, em Jedá, entre os dias 7 e 9 de março. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2024.

Enrosco na largada da F2 no Bahrein entre Bortoleto e Hadjar (Foto: Reprodução/F1 TV)

Confira como foi a corrida 2 da F2 no Bahrein:

Logo após a corrida da F3, os carros da F2 tomaram as respectivas posições no grid de largada, com Bortoleto assumindo a pole-position, posto herdado após desclassificação de Kush Maini por irregularidades técnicas. Isack Hadjar e Maloney — também vencedor da sprint — vinham em sequência, enquanto Fittipaldi era o sétimo com a Van Amersfoort.

A Prema é que teria de fazer mais uma corrida de recuperação, já que Antonelli e Oliver Bearman não passaram de 17º e 18º, respectivamente, na classificação. O duo ainda teve muitos problemas com o ritmo do carro com pneus duros na sprint, ficando fora da zona de pontuação.

Com 20,4°C de temperatura ambiente e 39°C de asfalto, Bortoleto optou pelo composto duro para o primeiro stint, assim como Hadjar. Já Maloney, que teve desempenho surpreendente com compostos de faixa vermelha na sprint, resolveu seguir a mesma estratégia para o início da prova.

Luzes apagadas, a tática de Maloney surtiu muito efeito, jogando o carro já para a linha de dentro, ao lado de Hadjar, e assumindo a ponta na freada da curva 1. O francês acabou tocado pelo brasileiro da Invicta e rodou na pista. Já Gabriel ficou com a asa dianteira danificada e caiu para quarto.

Quem também levou a pior foi Fittipaldi, que não conseguiu desviar do carro atravessado na pista de Hadjar e bateu no carro da Campos em T. Pelo rádio, Isack disparou contra Gabriel: “Obrigado, Bortoleto, muito obrigado!”, e desceu do carro socando o ar de fúria pelo abandono precoce.

O safety-car, então, foi acionado, com Maloney, O’Sullivan, Hauger, Bortoleto, Martí, Jak Crawford, Miyata, Aron, Colapinto e Richard Verschoor no top-10. Enquanto isso, a direção de prova considerava Bortoleto culpado, aplicando 10s de punição.

Relargada autorizada na abertura do giro 5, Maloney manteve a liderança, enquanto Martí atacava Bortoleto e tomava o quarto posto na curva 1. Crawford veio no embalo, jogando o brasileiro para sexto. A impressão era de que além do composto duro, o toque em Hadjar também comprometera a performance do #10 da Invicta.

Durante o safety-car, Bearman teve de ir aos boxes, mas conseguiu retornar à pista. O britânico era apenas o 16º, duas posições atrás de Antonelli.

Oliver Bearman (Foto: Prema)

Enquanto isso, a disputa na frente era intensa, com Martí efetuando bela manobra sobre O’Sullivan na curva 4 e subindo para segundo. Maloney, por sua vez, já abria quase 4s na liderança, tentando aproveitar ao máximo o desempenho do composto de faixa vermelha antes da parada obrigatória.

Bortoleto, então, começou a pressionar Hauger na busca por diminuir o prejuízo. Na abertura da volta 9, o norueguês deu o lado de fora para o novato fazer a curva, e foi por ali mesmo que Gabriel recuperou uma posição, subindo para quinto e mostrando que o carro estava bom.

Na volta 11, Martins abriu a rodada de pit-stops, mas contrariando a lógica, trocou os duros pelos macios para um stint de mais de 20 voltas. Dois giros depois, Taylor Barnard fez a mesma coisa, mas num pit-stop totalmente desastroso da PHM, obrigando o novato a ter de voltar para os boxes para ajustar as rodas.

Na pista, Miyata efetuava bela manobra sobre Verschoor. A vítima seguinte foi Hauger, que até tentou dificultar a vida para o japonês, mas não conseguiu impedir a ultrapassagem.

Giro 15, e a primeira rodada de pit-stops começou para valer. Bearman retornou aos boxes, porém se envolveu numa batida esquisita com Amaury Cordeel, que ultrapassou o britânico antes, mas virou o carro em direção à entrada do pit-lane e acertou o #3 da Prema. O’Sullivan, Verschoor, Hauger, Aron, Roman Stanek e Joshua Dürksen também entraram para a troca obrigatória no mesmo giro.

Enquanto Verschoor e Aron eram punidos em 5s por excesso de velocidade no pit-lane, a direção de prova colocava o incidente entre Bearman e Cordeel sob investigação. Mais uma rodada de pits, e Crawford viu a corrida completamente comprometida após um apagão, abandonando a disputa.

18 de 32 voltas completadas, Maloney foi chamado aos boxes. Imediatamente, Martins surgiu lento na pista e foi obrigado a parar o carro na área de escape. A imagem recuperada mostrou o carro o #1 da ART apagando totalmente ao final da reta principal. O safety-car, então, foi mais uma vez acionado.

Dos 22 pilotos, o único que não havia feito a parada era Maini, que acabou levando a pior, tendo de dar uma volta completa em velocidade lenta até a entrada do pit-lane. Assim que o indiano entrou nos boxes, Maloney retornou à ponta, com O’Sullivan e Martí na sequência. Hauger, Verschoor, Aron, Miyata, Colapinto, Bearman e Antonelli fechavam o top-10.

Relargada, Maloney mais uma vez impediu o ataque do adversário e segurou a liderança, mas teria um desafio e tanto nas dez voltas finais, com O’Sullivan de pneus macios e a menos de 1s de distância. No pelotão intermediário, brigas caseiras entre Bearman e Antonelli e Bortoleto e Maini, com Miyata no meio tentando se aproveitar de algum enrosco — briga intensa que valia a oitava posição. E o membro da academia da Mercedes foi quem levou a melhor sobre os adversários no primeiro momento.

Na frente, Maloney conseguiu restabelecer o ritmo e abriu 1s8 sobre O’Sullivan, começando a desenhar a segunda vitória no final de semana. Atrás, o pega entre Antonelli, Maini e Bortoleto era intenso pelo sétimo posto, os três de pneus macios. Abertura do giro 26, o indiano conseguiu efetuar a ultrapassagem sobre o italiano na curva 1. Bortoleto veio no embalo e, por dentro na curva 4, também passou Antonelli, consolidando o oitavo posto — real, uma vez que aproveitou a parada nos boxes para cumprir os 10s de punição que estavam na conta.

A partir daí, o brasileiro da Invicta emendou uma sequência de ultrapassagens arrojadas, escalando o pelotão até o quinto posto — que por 0s018 não foi quarto. Bela performance em um fim de semana em que Rodin e Campos mostraram bastante força.

Fórmula 2 2024, rodada do Bahrein, Sakhir, corrida 2:

1Z MALONEYRodin32 voltas 
2J M MARTÍCampos+4.621 
3P ARONHitech+11.781 
4Z O’SULLIVANART+12.523 
5G BORTOLETOInvicta+12.591 
6F COLAPINTOMP+13.609 
7K MAINIInvicta+14.719 
8D HAUGERMP+16.002 
9R MIYATARodin+16.272 
10A K ANTONELLIPrema+20.405 
11J DÜRKSENPHM+24.035 
12R VILLAGÓMEZVan Amersfoort+29.532 
13R STANEKTrident+31.193 
14R VERSCHOORTrident+33.702 
15O BEARMANPrema+51.135 
16T BARNARDPHM+58.999 
17V MARTINSARTNC 
18J CRAWFORDDAMSNC 
19A CORDEELHitechNC 
20J M CORREADAMSNC 
21I HADJARCamposNC 
22E FITTIPALDIVan AmersfoortNC 

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.