Arthur Leclerc vence primeira do ano na corrida 2 da F3 em Silverstone. Collet é 4º

Piloto da Prema venceu disputa final da Fórmula 3 na Inglaterra, enquanto Zak O'Sullivan e Ollie Bearman travaram intensa batalha pelo segundo lugar. Caio Collet perdeu pódio no fim e chegou na quarta posição

FÓRMULA 1 2022 AO VIVO: SAINZ BATE VERSTAPPEN E FICA COM A POLE DO GP DA INGLATERRA | Briefing

Dono de duas vitórias na temporada de 2021 da Fórmula 3, Arthur Leclerc enfim conquistou seu primeiro triunfo do ano pela categoria. Neste domingo (03), o piloto da Prema venceu a corrida 2 da F3 em Silverstone e colou em Victor Martins na tabela de classificação do campeonato. O brasileiro Caio Collet foi ultrapassado na penúltima volta da disputa e perdeu lugar no pódio, cruzando a linha de chegada na quarta colocação.

Assim que os pilotos da F3 largaram na Inglaterra, Zak O’Sullivan segurou Leclerc nas primeiras curvas, enquanto Franco Colapinto, logo na volta inicial, escapou da pista na Luffield, foi forçado a abandonar e obrigou a primeira entrada de safety-car do dia. Na disputa pela primeira posição, Leclerc ultrapassou O’Sullivan – ao passo que Caio Collet, graças à escapada de Zane Maloney, também na Luffield, alçou ao terceiro lugar.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Entretanto, por uma indefinição quanto ao timing da ultrapassagem, a Prema ordenou que Leclerc devolvesse a liderança da prova à O’Sullivan durante o carro de segurança.

Largada da F3 em Silverstone (Foto: F3)

Na volta de número 4, o safety-car retornou aos boxes e a corrida foi reiniciada. O’Sullivan conseguiu uma boa relargada e manteve a liderança – mas Leclerc seguiu na cola e, com o DRS ativado na volta 6, realizou a ultrapassagem: uma passagem pelo lado de fora da curva Brooklands deu ao monegasco a dianteira da corrida.

Mesmo com uma colisão entre Grégoire Saucy e Roman Stanek, que forçou os dois pilotos a irem aos boxes no fim da volta 9 – o piloto da ART conseguiu permanecer na prova, mas o membro da Trident abandonou -, o carro de segurança só voltou a ser acionado na volta 10, quando Rafael Villagomez e Nazim Azman bateram na Copse. Fim de disputa para os dois.

No 15º giro, safety-car nos boxes e mais uma relargada, dessa vez com Leclerc à frente. O piloto da Prema segurou O’Sullivan, enquanto Victor Martins continuava a escalar o pelotão com uma ultrapassagem em Kaylen Frederick pelo oitavo lugar.

Com três voltas para o fim, o top-5 permanecia separado por somente 1s5. Emoção até o final da prova garantida. O brasileiro Collet, que desde a volta inicial segurava a terceira colocação, foi ultrapassado por Ollie Bearman na penúltima volta, na curva Brooklands.

Momento em que Bearman ultrapassa Collet pelo 3º lugar (Foto: F3)

Assim sendo, Bearman foi para cima de O’Sullivan e no último giro, forçou a ultrapassagem – mas o piloto da Carlin segurou as investidas rivais e se recusava a negociar a posição. No fim, vitória de Leclerc e O’Sullivan – com seu primeiro pódio em sua carreira na F3 – à frente do oponente por meros 0s051.

Collet e Isack Hadjar, que venceu a corrida sprint, completaram o top-5. Crawford, Martins, Jonny Edgar, David Vidales e Reece Ushijima fecharam a lista dos 10 primeiros, em ordem.

Charles Leclerc prestigiou o irmão neste domingo (Foto: F3)

“Estou muito feliz com a vitória, demos tudo. Finalmente um bom fim de semana do início ao fim. Fizemos uma boa classificação e largamos na primeira fila. Foi uma corrida difícil para se manter à frente, tivemos muita degradação com os pneus traseiros, estava lutando bastante com eles. Mas, no final, chegamos em primeiro”, analisou Leclerc após a vitória.

Com o resultado, o piloto da Prema chegou aos 71 pontos na tabela de classificação do campeonato, somente 6 atrás do líder Martins. A F3 retorna às ações já no próximo fim de semana, na Áustria, para sua quinta etapa da temporada de 2022.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.