Collet vê 2023 melhor que ano anterior na F3 e diz que etapa da Bélgica “foi especial”

Caio Collet defendeu a Van Amersfoort na Fórmula 3 em 2023 e teve como ponto alto da temporada a rodada da Bélgica. Enquanto a chuva atrapalhou a vida dos rivais, o brasileiro brilhou com uma pilotagem segura no asfalto úmido

Ainda sem revelar o que será feito na temporada 2024, por mais que admita interesse maior na Indy, Caio Collet fez um balanço sobre o último ano com a Fórmula 3 — temporada que, em sua opinião, foi melhor que a de 2022, principalmente pela rodada da Bélgica. Sob chuva, em condições que geralmente complicam a vida dos pilotos, o brasileiro brilhou em Spa-Francorchamps, etapa classificada como “especial” por Collet.

A etapa da Bélgica foi caótica do início ao fim. Na sprint, o asfalto úmido contribuiu para os inúmeros acidentes, tanto que o safety-car ficou na pista durante quase todas as 12 voltas programadas. Collet foi quem levou a melhor e puxou o pelotão. No domingo, mais uma vez a chuva roubou a cena, transformando a corrida em loteria e adiando a decisão do título para a rodada final, em Monza.

Collet, que nada tinha a perder, foi ousado: mesmo no molhado, calçou os slicks e teve uma de suas melhores performances, senão a melhor do ano. Ao final, a aposta foi mais que válida, e Caio, que terminou em quinto, poderia até ter chegado ao pódio no final, quando a pista começou a secar, se houvesse mais voltas.

“A etapa de Spa foi muito especial, não só pelo sábado, mas também pela corrida que fiz no domingo”, relembrou Collet ao GRANDE PRÊMIO com exclusividade, durante a passagem da Fórmula 1 por Interlagos, em novembro.

Caio Collet (#17) apostou nos slicks e pontuou na corrida 2 da F3 na Bélgica (Foto: James Gasperotti)

“Foi muito especial e um momento marcante. Andamos muito bem em Monza também, tive um final de temporada muito bom. O começo que foi um pouco mais difícil, mas, no final das contas, foi uma temporada razoavelmente boa”, acrescentou.

“Temos oportunidades abertas. Acho que minha temporada foi boa. Na minha avaliação, melhor que a do ano passado. Realmente tivemos momentos difíceis com a equipe, mas conseguimos performar muito bem em algumas etapas. Claro que fui um pouco inconstante durante o ano, também cometi alguns erros, mas realmente, em termos de performance, avalio essa temporada como melhor do que no ano passado”, finalizou Collet, que terminou o campeonato em nono, com 73 pontos.

Quinto colocado nos testes coletivos da Indy NXT realizados no mês de outubro, em Indianápolis, Collet admitiu que a ida aos Estados Unidos é uma possibilidade forte para sua carreira em 2024. Ao GP, o brasileiro, que testou pela HMD Motorsports — atual campeã da divisão de acesso à Indy —, revelou o interesse de “duas ou três” equipes da Fórmula 2 em seu trabalho, mas disse que o investimento necessário impediu a evolução das conversas.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.