Com ultrapassagem no fim, Vesti vence corrida 1 da F3 em Mugello. Fittipaldi é quinto

Jake Hughes lutou ao longo de quase toda a prova pela liderança com Lirim Zendeli. Mas, nas voltas finais, os dois foram superados pelo dinamarquês Frederik Vesti. Na luta pelo campeonato, três pilotos ainda têm chance de títulos, sendo que Oscar Piastri e Logan Sargeant vão para a última corrida empatados

Disputada do início ao fim, a temporada 2020 da Fórmula 3 realizou neste sábado (12) a penúltima corrida de um campeonato marcado por boas corridas e uma incrível luta pelo título. Em Mugello, Jake Hughes, da HWA Racelab, e Lirim Zendeli, da Trident, lutaram pela liderança de maneira feroz por praticamente toda a prova, mas no fim tiveram de lidar com o crescimento de um imparável Frederik Vesti. Na última volta, o dinamarquês da Prema deixou o ‘veterano da F3’ Hughes para trás e faturou sua terceira vitória na temporada.

A corrida deste sábado também marcou o melhor resultado de Enzo Fittipaldi na Fórmula 3 até agora. O brasileiro de 19 anos, que já vinha de uma boa corrida em Monza até ter sido acertado por Zendeli quando lutava pela vitória, largou na quarta colocação com o carro #14 da HWA, chegou a cair para o sexto posto, mas finalizou em quinto lugar.

F3; FREDERIK VESTI; MUGELLO; SÁBADO;
Frederik Vesti venceu a corrida 1 da F3 neste sábado em Mugello (Foto: Reprodução)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Em contrapartida, Igor Fraga, que disputou praticamente todo o campeonato como piloto da Charouz, não participa da rodada dupla deste fim de semana em Mugello. O piloto nascido no Japão e radicado na cidade mineira de Ipatinga planejava a troca de equipe para correr pela Hitech na Toscana, mas a mudança foi vetada pela equipe tcheca. Assim, o campeão do Toyota Racing Series no começo do ano ficou fora da corrida final da temporada.

O pódio da corrida 1 da rodada dupla da Toscana foi completado por Hughes e Théo Pourchaire, da ART Grand Prix, que conseguiu passar Zendeli também no fim. Logan Sargeant, com o carro da Prema, foi o sexto, logo atrás de Enzo. Alex Smolyar, companheiro de equipe de Pourchaire, foi o sétimo, enquanto David Beckmann, da Trident, fechou na oitava posição. Sebastián Fernández, também da ART Grand Prix, e Liam Lawson, da Hitech, completaram o top-10.

Com os resultados desta manhã, três pilotos vão para a última prova do campeonato na briga pelo título. Oscar Piastri, que terminou a disputa deste sábado em 11º, a uma posição de largar na pole do grid invertido, soma 160 pontos, empatado com Sargeant, seu companheiro de equipe na Prema. Pourchaire corre por fora e soma 151 tentos.

F3; ENZO FITTIPALDI; MUGELLO;
Enzo Fittipaldi alcançou seu melhor resultado na F3 neste sábado (Foto: Dutch Photo Agency/RF1)

Estão em jogo 17 pontos na corrida derradeira do campeonato, sendo 15 pela vitória e 2 pela volta mais rápida. Vesti, com a vitória neste sábado, subiu para quarto no campeonato e agora tem 142,5 pontos. Por apenas 0,5 ponto, portanto, o dinamarquês está fora da briga pelo título.

A decisão do título da Fórmula 3 tem largada prevista para 5h30 (horário de Brasília).

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube