Schumacher vence corrida 2 da F3 na Áustria de ponta a ponta. Brasileiros se tocam

Pole graças à regra do grid invertido, David Schumacher controlou a corrida para conquistar a primeira vitória na categoria e os primeiros pontos em 2021

Colton Herta escapa no TL1 (Vídeo: Indycar)

É sempre uma situação curiosa quando um piloto não muito afeito a grandes resultados consegue controlar inteiramente alguma corrida. Foi precisamente o que aconteceu na tarde deste sábado (3), na Áustria, na segunda corrida do fim de semana da Fórmula 3. David Schumacher largou na dianteira e liderou de ponta a ponta para vencer e marcar os primeiros pontos dele na temporada.

Schumacher, filho de Ralf Schumacher, sobrinho de Michael e primo de Mick, saiu na dianteira por ter terminado na 12ª colocação da corrida da manhã e ser beneficiado pela inversão de grid. A partir do momento em que a corrida foi iniciada, tratou os rivais como se fosse um piloto em plena disputa do título.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Em show de punições, Collet é 17º e Fittipaldi vira 4º em corrida 1 da F3 na Áustria

O abraço de David Schumacher no pai, Ralf (Foto: Reprodução/Twitter)
Paddockast #110: Como chegaram ao fim as grandes dinastias da Fórmula 1?

Além do alemão, o pódio contou com os nórdicos Frederik Vesti e Dennis Hauger, dinamarquês e norueguês, respectivamente. Vesti largara em sexto, enquanto Hauger, em fase absolutamente especial, largou em 12º após a vitória pela manhã.

Mas a sorte dos dois veio às custas do azar de outro postulante ao título: Victor Martins parecia se encaminhar ao pódio com o segundo lugar, quando, na última volta, teve ausência de potência por conta de um problema no motor. Sem seguir acelerar, acabou abandonando e não marcou pontos.

A corrida teve duelos duros. Logo na segunda volta, Tijmen van der Helm e Logan Sargeant se encontraram em colisão e abandonaram a corrida, forçando a entrada de um safety-car. Depois, Jak Crawford atacava Roman Staněk pelo quinto lugar, chegando a ficar para fora da pista na perseguição. Quando finalmente passou, logo sofreu com algum tipo de problema no carro e precisou abandonar. Houve um toque entre Juan Manuel Correa e Kaylen Frederick, quando ambos brigavam com Vesti pelo sexto lugar. Frederick acabou rodando e abandonando. Depois, levado ao hospital com dores na mão, teve diagnosticado um deslocamento do dedão da mão esquerda e está fora da corrida do domingo.

O toque entre Collet e Fittipaldi (Foto: Reprodução/Twitter)

Outro encontrão envolveu os dois brasileiros. Já na fase final da corrida, quando disputavam o oitavo posto, tocaram na entrada da curva. O toque fez o carro de Enzo Fittipaldi, que vinha na frente, levantar do chão. Caio Collet recebeu punição de 5s acrescidos ao tempo final da corrida por ser considerado culpado pelo incidente.

O toque dos dois abriu porta para Arthur Leclerc passá-los. O monegasco conseguiu sair de 27º para sexto. Além dos três primeiros, Staněk e Johnny Edgar ficaram na frente de Leclerc. Jack Doohan, Fittipaldi, Olli Caldwell e Jonathan Hoggard encerraram o top-10. Punido, Collet foi 16º.

Siga o GRANDE PRÊMIO nas redes sociais:
YouTube | Facebook | Twitter Instagram | Pinterest | Twitch | DailyMotion

A classificação do campeonato agora conta com Hauger líder com 97 pontos contra 72 de Doohan e 66 de Martins. Collet tem 35 e é o oitavo, ao passo que Fittipaldi conta com 11 pontos e o 16º posto.

O fim de semana da Fórmula 3 segue no domingo, com a corrida principal. Para essa, Hauger é o pole.

Já a Fórmula 1 volta a acelerar neste domingo com a nona etapa da temporada 2021, com largada no Red Bull Ring marcada para 10h (de Brasília, GMT-3) e transmissão ao vivo pela Band na TV aberta e pelo serviço de streaming F1 TV Pro. O GRANDE PRÊMIO acompanha o GP da Áustria AO VIVO e em TEMPO REAL.

Briefing: TUDO sobre a classificação da F1 na Áustria
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.