Hauger escapa na ponta e vence corrida principal da F3 em Barcelona. Collet é 8º

Dennis Hauger só enfrentou sufoco na largada, em que quatro carros estiveram lado a lado antes do fim da reta dos boxes. Depois, o norueguês manteve a ponta, abriu vantagem e venceu de forma tranquila em Barcelona. Caio Collet foi o oitavo, enquanto Enzo Fittipaldi foi o 19º

Sette Câmara escapou na última curva, bateu e larga em último nas ruas de Mônaco (Vídeo: Fórmula E)

Dennis Hauger foi o grande vencedor da corrida principal da etapa de abertura da Fórmula 3 na temporada 2021, neste domingo (9), em Barcelona. O norueguês de 18 anos, membro do Red Bull Junior Team e piloto do carro #1 da Prema, teve uma atuação dominante, marcada apenas por uma forte pressão na largada, em que outros três pilotos — Victor Martins, Matteo Nannini e Jack Doohan — ficaram emparelhados. Mas Hauger levou a melhor, abriu vantagem e triunfou de forma dominante no circuito catalão.

O pódio foi completado por Jack Doohan, filho do lendário multicampeão da MotoGP Mick Doohan, e por Matteo Nannini, sobrinho do ex-piloto de F1 Alessandro Nannini. Olli Caldwell, vencedor da corrida 2 da rodada, foi o quarto com o carro da Prema, enquanto Victor Martins, piloto ligado ao programa de desenvolvimento da Alpine, terminou em quinto a bordo do carro da MP Motorsport.

Caio Collet largou em décimo e ganhou duas posições ao longo da corrida para finalizar na oitava posição. Enzo Fittipaldi, um dos protagonistas da corrida da tarde de sábado em Barcelona, largou em 18º e, no fim da disputa, perdeu uma posição para cruzar a linha de chegada em 19º.

DENNIS HAUGER; RED BULL; PREMA; BARCELONA; FÓRMULA 3; CORRIDA
Dennis Hauger foi o protagonista deste domingo de F3 em Barcelona (Foto: Prema Powerteam)

A segunda rodada tripla do campeonato está marcada para os dias 26 e 27 de junho e terá lugar no circuito de Paul Ricard, na França.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Saiba como foi a corrida 3 da Fórmula 3 em Barcelona

Logo após a largada da corrida principal da rodada tripla da Fórmula 3, nada menos que quatro pilotos se colocaram lado a lado no fim da reta dos boxes do circuito catalão: Matteo Nannini, Jack Doohan e Victor Martins desafiaram o pole, Dennis Hauger, mas o piloto da Prema conseguiu segurar a primeira posição e fez a curva 1 na frente.

Caio Collet, na primeira volta, fez uma ultrapassagem e virou na nona posição, enquanto Enzo Fittipaldi manteve sua posição de largada original, 18º colocado.

Nas voltas seguintes, Hauger conseguiu escapar na ponta e abriu ligeira vantagem para Nannini, com quem travou disputa na corrida 2, no sábado à tarde. Mais atrás, Martins era o terceiro, mas tinha de segurar Doohan, que tinha melhor ritmo. Na volta 9, o francês da MP Motorsport não resistiu à pressão do piloto australiano, que acionou a asa móvel e fez a ultrapassagem para subir para o terceiro lugar.

LARGADA; FÓRMULA 3; BARCELONA; CORRIDA 3;
Quatro carros lado a lado na largada da F3 em Barcelona (Foto: F3/Twitter)

Doohan estava realmente voando na pista catalã. Na volta 12, o piloto da Trident passou Nannini e assumiu a segunda posição. Mais ainda, o australiano indicou que assumiria o papel de principal concorrente de Hauger à vitória.

Só que o piloto do carro #1 da Prema respondeu à altura e tratou de imprimir ritmo ainda mais forte, a ponto de abrir mais de 4s de vantagem depois de 15 voltas completadas. Por outro lado, Doohan não conseguiu abrir tanta frente assim para Nannini e Martins e era perseguido em um projeto de disputa pelo segundo lugar.

Já a caminho do fim da corrida, Martins teve uma ligeira perda de performance e foi ultrapassado pelo vencedor da corrida 2 de sábado, Olli Caldwell, da Prema. A equipe italiana, assim, colocava dois carros entre os quatro primeiros. Lá na frente, Hauger mantinha uma vantagem confortável e partia para a vitória em Barcelona.

No fim das contas, as principais posições foram mantidas. Na penúltima volta, porém, Clément Novalak e Frederik Vesti fizeram a ultrapassagem em cima de Logan Sargeant, da Charouz, que passou a ser pressionado por Collet, que vinha logo atrás. No pelotão intermediário, Fittipaldi foi ultrapassado por Jak Crawford e caiu para 19º.

Na volta final, Collet conseguiu ganhar uma posição ao passar Sargeant e subiu para oitavo, colocação em que terminou a corrida vencida de forma dominante pelo pole Dennis Hauger, o grande protagonista do domingo em Barcelona.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.