Hauger vence fácil corrida principal da F3 na Holanda e fica perto do título

Dennis Hauger venceu com autoridade a principal corrida do fim de semana da Fórmula 3 em Zandvoort. Caio Collet finalizou a disputa deste domingo em quinto

Carlos Sainz bateu forte a Ferrari na inclinada curva 3 do circuito de Zandvoort no treino livre 3 (Vídeo: F1 TV)

De ponta a ponta, Dennis Hauger fechou o fim de semana da penúltima etapa da temporada 2021 da Fórmula 3 com nova vitória, a sua quarta no campeonato. O piloto de 18 anos largou na pole-position da corrida principal da rodada tripla de Zandvoort, na Holanda, disputada na manhã deste domingo (5), e não teve adversários desde a largada, partindo assim para um triunfo dominante. Desta forma, Hauger vai para Sóchi, na Rússia, palco da última jornada da temporada, em três semanas, com uma mão e meia na taça de campeão da Fórmula 3.

Se não houve uma luta real pela vitória, a prova em Zandvoort reservou algumas boas disputas mais atrás. A mais importante delas envolveu David Schumacher e Victor Martins. O alemão da Trident largou em segundo e lutou para manter a posição na raça, mas teve de segurar a pressão feroz de Martins, que no sábado venceu pela primeira vez na Fórmula 3.

Valente, o filho de Ralf e sobrinho de Michael Schumacher resistiu aos ataques do francês até onde foi possível. Mas quando restavam duas voltas para o fim da prova, o alemão foi tocado pelo piloto da MP Motorsport na inclinada curva 3, perdeu o controle do carro e bateu na barreira de proteção. Fim de prova para David Schumacher, que xingou muito Martins. O francês admitiu: “Eu fodi tudo”.

DENNIS HAUGER; FÓRMULA 3; HOLANDA; ZANDVOORT;
Nem mesmo na largada Hauger foi ameaçado. O norueguês venceu pela quarta vez no campeonato (Foto: Fórmula 3)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

De candidato a um lugar no pódio, Martins foi punido em 10s por ter causado a colisão, terminando assim somente em décimo. Desta forma, depois do período em que a corrida ficou sob regime de safety-car virtual, o segundo lugar ficou com Clément Novalak, da Trident, enquanto Alex Smolyar, da ART Grand Prix, completou o top-3.

Quem também teve de lutar muito nesta manhã foi Caio Collet. O único brasileiro do grid da Fórmula 3 neste restante de temporada largou em sexto, mas ficou encaixotado em uma disputa por posição na curva 3, chegou a ser tocado e perdeu duas posições. Daí em diante, o piloto da MP Motorsport buscou a reação, mas teve de enfrentar as naturais dificuldades para ultrapassar em Zandvoort. No fim das contas, Caio terminou em quinto lugar.

A relação dos dez primeiros na corrida deste domingo teve, além do pódio formado por Hauger, Novalak e Smolyar, Jack Doohan, da Trident, em quarto lugar. O australiano, que ainda sustenta chances matemáticas de título, foi seguido por Collet e Logan Sargeant, em outro bom resultado com a Charouz na temporada. Jak Crawford foi o sétimo com a Hitech, enquanto Frederik Vesti, da ART Grand Prix, terminou em oitavo. Arthur Leclerc, da Prema, finalizou a disputa em nono, enquanto Martins, com a punição, fechou apenas em décimo.

DAVID SCHUMACHER; VICTOR MARTINS; HOLANDA; FÓRMULA 3;
David Schumacher foi tocado por Victor Martins na luta pelo segundo lugar (Foto: Fórmula 3)

Com três corridas para o fim do campeonato e 65 tentos ainda em jogo, Hauger abriu 43 pontos de vantagem para Jack Doohan e soma agora 193 pontos, contra 150 do australiano. Clément Novalak tem 122, enquanto Victor Martins e Frederik Vesti estão empatados com 117 tentos.

Alex Smolyar soma 107 e é o sexto, à frente de Olli Caldwell — apenas 14º neste domingo —, que acumula 92. Caio Collet continua em oitavo, agora com 87 pontos. Logan Sargeant, com 75, e Arthur Leclerc, com 67, fecham a relação dos dez melhores na tabela de pontos do campeonato.

A Fórmula 3 volta a acelerar e define seu novo campeão entre os dias 24 e 26 de setembro no circuito instalado no Parque Olímpico de Sóchi, na Rússia.

GP DA HOLANDA DE F1: VERSTAPPEN É POLE E HAMILTON É 2º NO GRID DE LARGADA | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.