F3 Brasil divulga calendário de 2014 e coloca teto orçamentário de R$ 450 mil para temporada inaugural

Nova categoria que substitui a F3 Sul-americana estreia no próximo ano como a mais barata entre suas principais concorrentes europeias, foca em segurança e conta com oito rodadas duplas realizadas entre abril e novembro, visando retomada de crescimento

 
A temporada inaugural da F3 Brasil, campeonato que, conforme antecipado pelo GRANDE PRÊMIO em novembro, substitui a finada F3 Sul-americana, já tem suas bases definidas para 2014. Além do novo calendário, detalhes técnicos e financeiros foram revelados pela Vicar, empresa que promove o campeonato.
 
Uma temporada completa para um piloto na divisão principal da categoria, com chassis Dallara F309, motores 4 cilindros Berta 2.3L com 260 cv de potência e pneus Pirelli importados, custará R$ 450 mil para cada piloto. Já na divisão menor, a Light, com mesmos motores, pneus Pirelli nacionais e chassis Dallara F301, o valor será de R$ 195 mil.
Novo carro da F3 Brasil para 2014 (Foto: Duda Bairros/Vicar)
Maurício Slaviero, diretor-geral da Vicar, se mostrou entusiasmado com o novo projeto. "A Vicar acredita muito na F3 e está empenhada em fazer essa importante categoria voltar a crescer, a ter grandes grids e a formar pilotos para o futuro do automobilismo brasileiro e continental. Com certeza essa nossa parceria com a CBA dará novos rumos à F3", disse.
 
Gerente de competições da Vicar, Jean Brambilla corroborou as palavras de Slaviero e destacou os pilares da F3 Brasil, especialmente em relação ao baixo custo da série. "Segurança e tecnologia são duas marcas importantes na F3, que é uma das categorias mais seguras do mundo. O chassi Dallara é excelente e os preços para se fazer uma temporada estão bem abaixo do mercado internacional. Reconhecidamente, a F3 é uma das grandes formadoras de pilotos em todo o mundo."
 
Em relação ao calendário de 2014, serão disputadas oito rodadas duplas, entre abril e novembro. O total de 16 provas terá início em Tarumã, no Rio Grande do Sul, em 6 de abril, enquanto a etapa de Brasília, em 23 de novembro, encerra o campeonato.

Calendário da temporada 2014 da F3 Brasil:

1 6 de abril   Tarumã
2 13 de abril   Santa Cruz do Sul
3 4 de maio   Goiânia
4 25 de maio   São Paulo
5 27 de junho   Curitiba
6 7 de setembro   Velopark
7 19 de outubro   Curitiba
8 23 de novembro   Brasília

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube