Colapinto acerta tática e vence corrida sprint da F3 na Inglaterra. Bortoleto é 2º

Franco Colapinto levou a melhor numa corrida cheia de nuances da Fórmula 3 em Silverstone. Entre o seco e o molhado, o argentino levou a melhor

Uma corrida cheia de nuances brindou o público no começo das atividades em Silverstone, na manhã deste sábado (8). A Fórmula 3 abriu o caminho que logo mais será de F1 e F2 e não decepcionou. Com direito a uma pancada de chuva no meio da prova e corre-corre para trocar pneus, levou a melhor quem permaneceu na pista. Franco Colapinto acertou e garantiu a vitória.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Colapinto, aliás, converte uma vitória emotiva para a MP: afinal, a equipe holandesa sofreu, no fim de semana passado, com o acidente fatal do piloto Dilano van ‘t Hoff na FRECA, tanto que nem foi para a corrida desta semana na categoria. Colapinto carregava uma homenagem ao colega no carro.

A grande sacada da prova veio na sétima volta, quando a esperada chuva que fez a largada atrasar em dez minutos, finalmente chegou e causou a entrada do safety-car. 20 dos 30 pilotos foram aos boxes trocar pneus, mas a situação era de pancada rápida. Os dez que ficaram na pista acabaram levando a melhor, sobretudo os que sustentaram as voltas sob bandeira verde ainda com pista mais molhada.

Atrás de Colapinto, o líder do campeonato Gabriel Bortoleto terminou confortavelmente na segunda colocação. Christian Mansell completou o pódio, mas precisou se defender de um ataque feroz de Caio Collet na última volta. O brasileiro terminou em quarto após sair da 17ª colocação.

Gabriele Minì foi quinto, seguido por Hugh Barter e Leonardo Fornaroli. Sebastián Montoya, que largou na pole e fazia corrida segura até a relargada, teve a chance de vencer arruinada por um toque por trás de Taylor Barnard. O colombiano saiu da pista e do top-10, mas recuperou o suficiente para fechar em oitavo. Ido Cohen e Pepe Martí fecharam o top-10. Roberto Faria ficou na 27ª posição.

Com o resultado, Bortoleto abria ainda mais no caminho para um título cada vez mais palpável: tem 120 pontos contra 76 de Martí, o vice-líder, e 75 de Dino Beganovic.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da Fórmula 1 2023 AO VIVO e EM TEMPO REAL. Pela Fórmula 3, a largada da corrida principal está marcada para as 4h20 (de Brasília, GMT-3) do domingo.

Sebastián Montoya na frente do pelotão na largada (Foto: Reprodução/F3)

Confira como foi a corrida sprint da F3 na Inglaterra:

Conforme o momento da largada se aproximava, as nuvens carregadas nos arredores de Silverstone preocupavam a direção de prova. Até que a previsão do tempo se tornou de pancada de chuva iminente e, com isso, a FIA agiu e atrasou em dez minutos a largada da F3, para 9h30 locais (5h30 de Brasília, GMT-3).

Se o atraso era para que equipes e pilotos mudassem pneus de olho na chuva iminente, a realidade é que a precipitação ainda não chegara forte, apenas com leve garoa. Assim, Gregoire Saucy, no fundo do pelotão, foi o único a arriscar pneus de chuva.

Na hora da partida, temperatura em 22°C e asfalto em 25°C. Nada ainda de chuva. Sebastián Montoya partiu na ponta e sustentou a posição, enquanto o segundo colocado, Johnny Edgar, perdeu espaço logo de cara e viu Taylor Barnard, Franco Colapinto e Luke Browning passar imediatamente. Gabriele Minì, Gabriel Bortoleto e Paul Aron vieram a reboque, com direito ao brasileiro passando também Aron.

Leonardo Fornaroli, que ontem cravou a pole para a corrida principal e saiu em 12º nesta sprint por conta do sistema de grid invertido, já aparecia no top-10 rapidamente.

A reprise da transmissão oficial mostrava que o Roberto Faria fez contato com Tommy Smith na largada, mas foi Smith quem levou a pior e ficou para a última posição da prova enquanto Faria avançou na classificação.

Após cinco das 18 corridas, Montoya ainda não conseguira abrir 1s para Barnard e seguia sendo ameaçado pela janela de DRS. Mas não era apenas ele: ninguém entre os primeiros sete colocados conseguira abrir 1s para quem vinha imediatamente atrás.

Bortoleto atacou e tomou a posição após Minì cometer erro (Foto: Reprodução/F3)

Minì atacou Bortoleto e tomou a quinta colocação do líder do campeonato, mas Gabriel passou a atacar a cada espaço dali em diante até que, na volta seguinte, o italiano passou levemente reto na curva Club e permitiu a retomada do quinto posto. Aron se aproximou.

Aí, na sétima volta, finalmente a chuva apareceu. Ainda não era nenhum dilúvio, mas certamente era chuva. O piloto que escolheu pneus para pista molhada, Saucy, entretanto, era 29º e já gastara os pneus em várias voltas de pista seca.

A partir do momento em que começou a chover, veio logo a pancada. Faria foi a primeira vítima e passou reto na curva. Foi o suficiente para a direção de prova chamar o safety-car: era perigoso seguir com corrida sob bandeira verde com todo mundo de pneus de pista seca. E, aí, virou um corre-corre para ir aos boxes.

Mais da metade do pelotão resolveu parar na volta 9 e trocar pneus, mas isso não incluiu Montoya e Barnard, os dois primeiros colocados da prova. Dez pilotos ficaram na pista e assumiram as primeiras colocações: Montoya, Barnard, Colapinto, Bortoleto, Minì, Fornaroli, Christian Mansell, Hugh Barter, Caio Collet e Ido Cohen. Dino Beganovic parou no momento exato e era o melhor entre os que foram ao pit.

Ainda sob safety-car, Minì recebeu o aviso no rádio da Hitech: a equipe não esperava mais chuva dali em diante. A relargada viria na abertura da volta 12.

O toque de Barnard em Montoya (Foto: Reprodução/F3)

Montoya acelerou para retomar a corrida, mas, ainda na reta dos boxes, tomou um toque por trás de Barnard. O inglês forçou no afã de ser o primeiro piloto da casa a vencer em Silverstone pela F3, mas acabou se dando mal e sofrendo furo de pneu. Colapinto foi quem assumiu a dianteira, seguido por Bortoleto.

A relargada colocou os blocos de pilotos um contra o outro e todo mundo empacotado. Mas o pessoal que tinha pneus para pista molhada ainda levava vantagem e começava a limpar a frente. Mas não era uma diferença tão definitiva assim e, com apenas algumas voltas pela frente, a vitória ficava difícil para aqueles que haviam ido aos boxes.

Após três voltas, os pneus slick voltavam a ser mais velozes, conforme a chuva virava lembrança. Os quatro primeiros colocados sumiam na frente do resto do pelotão: Colapinto tinha 4s2 de diferença para Bortoleto, com Mansell e Collet aparecendo em seguida. O ex-líder, Montoya, após o toque de Barnard, começava a se recuperar e fazia ultrapassagens para surgir no top-10 rapidamente e passar Aron para tomar o oitavo posto.

Se o caminho de Colapinto e Bortoleto para as duas primeiras posições era suave, Mansell ainda teria de aguentar os ataques de Collet nas duas últimas voltas. Sobretudo na última, o brasileiro foi mesmo para cima, mas o piloto da casa jogou duro e fechou o pódio. Caio não podia reclamar, visto que largou em 17º e terminou em quarto.

F3 2023, Inglaterra, Silverstone, Corrida Sprint:

1F COLAPINTOMP18 voltas 
2G BORTOLETOTrident+3.730 
3C MANSELLCampos+5.840 
4C COLLETVan Amersfoort+6.243 
5G MINÌHitech+14.554 
6H BARTERCampos+17.495 
7L FORNAROLITrident+19.601 
8S MONTOYAHitech+23.634 
9I COHENCarlin+42.079 
10J. M. MARTÍCampos+52.727 
11A GARCÍAJenzer+52.817 
12P ARONPrema+53.389 
13D BEGANOVICPrema+54.288 
14L BROWNINGHitech+54.842 
15N TSOLOVART+55.953 
16Z O’SULLIVANPrema+57.494 
17O GOETHETrident+58.394 
18N BEDRINJenzer+1:01.489 
19S FLÖRSCHPHM+1:07.775 
20R VILLAGÓMEZVan Amersfoort+1:08.865 
21M BOYAMP+1:11.077 
22O GRAYCarlin+1:11.642 
23G SAUCYART+1:11.791 
24K FREDERICKART+1:13.999 
25M CRESSWELLPHM+1:14.957 
26M ESTERSONCarlin+1:16.445 
27R FARIAPHM+1:27.004 
28T SMITHVan Amersfoort+1:31.965 
29J EDGARMP+1:43.046 
30T BARNARDJenzer+1:50.622 
Como Bortoleto pode usar cada ponto a seu favor na reta final da F3 2023 | GP às 10
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.