Bortoleto segura Saucy e vence corrida 2 da F3 na Austrália. Collet sofre furo de pneu e é 16º

Gabriel Bortoleto sofreu pressão de Gregoire Saucy no fim, mas segurou bem e cruzou a linha de chegada em primeiro na corrida principal da rodada da Austrália da F3

Gabriel Bortoleto segurou a pressão de Gregoire Saucy até a bandeirada e venceu a corrida principal da rodada da Austrália da Fórmula 3. O brasileiro largou na pole-position e manteve a ponta durante toda a prova, ampliando ainda mais a vantagem na liderança do campeonato.

Gabriele Minì completou o pódio. Leonardo Fornaroli cruzou a linha de chegada em quarto, com Zak O’Sullivan terminando na quinta posição. Luke Browning foi o sexto, seguido por Paul Aron e Dino Beganovic.

Josep María Martí ficou em nono após largar em 30º e fazer uma ótima corrida de recuperação. Taylor Barnard fechou o top-10 da corrida principal.

Caio Collet ficou em 16º depois de sofrer um furo de pneu na última volta, em disputa com Beganovic pelo oitavo posto. Roberto Faria abandonou.

A Fórmula 3 volta às pistas em maio, entre os dias 18 e 21, para a disputa da terceira etapa, em Ímola. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Largada da corrida principal da F3 na Austrália (Foto: F3)

Confira como foi a corrida principal da rodada da Austrália da F3:

Depois da acidentada corrida sprint — que teve como vencedor O’Sullivan após a desclassificação de Franco Colapinto e os demais pilotos da MP, Mari Boya e Jonny Edgar, por irregularidades técnicas no carro —, a expectativa era que a prova principal da rodada australiana também fosse movimentada. Ao contrário do sábado em Melbourne — ainda noite de sexta no Brasil —, o domingo trouxe um tempo mais firme, embora muito frio: 13°C de temperatura ambiente, com a pista chegando a apenas 17°C e 67% de umidade relativa do ar.

No grid, apenas uma mudança: Ido Cohen perdeu cinco posições após ser punido em 10s por causar a colisão com Hugh Barter na prova curta e caiu de 23º para 28º. Com isso, Faria ganhou um posto, subindo para 24º.

Na frente, Bortoleto alinhou na pole-position, tendo Saucy ao seu lado na primeira fila. Colapinto era o sétimo, com Collet na décima posição. Luzes apagadas, o brasileiro partiu seguro, já abrindo vantagem na primeira posição, enquanto Minì ameaçou tomar o segundo lugar de Saucy, porém sem sucesso.

Primeira volta limpa e sem acidentes, exceto por Sebastián Montoya, que levou uma espremida de Christian Mansell e passou reto na curva 11. No segundo giro, porém, o safety-car já deu o ar da graça: Colapinto deu adeus à prova depois de ser tocado por Browning, ter um furo de pneu e bater forte na barreira de proteção na curva 5. Montoya também acabou abandonando.

Mais atrás, Boya se enroscava no meio do pelotão com Nikola Tsolov e Mansell e era catapultado para a brita. E sob o regime de bandeira amarela, Kaylen Frederick também bateu e deixou a corrida mais cedo.

Colapinto teve um fim de semana para esquecer na Austrália (Foto: F3)

A relargada aconteceu na abertura da volta 6, e Saucy conseguiu se aproximar mais de Bortoleto. Minì, Fornaroli, O’Sulivan, Aron, Beganovic, Collet, Browning e Edgar completavam o top-10.

Mais um giro, e Bortoleto registrava a volta mais rápida, porém a distância para Saucy era de apenas 0s4. Um pouco mais atrás, a disputa entre Browning, Collet e Edgar era intensa, com o piloto da Hitech surpreendendo o brasileiro da Van Amersfoort com uma bela manobra por dentro.

Uma rodada de Piotr Wisnicki ao final da última curva quase causou a entrada do carro de segurança novamente, mas o piloto da PHM conseguiu manobrar o carro, mesmo com a suspensão quebrada, e não teve trabalho para entrar no pit-lane. Faria também se envolveu num incidente e precisou entrar nos boxes para trocar o bico do carro. A mudança, no entanto, não foi suficiente para o brasileiro continuar na corrida.

Na frente, a distância entre Bortoleto e Saucy era de 0s7, com Minì a 0s9 do representante da ART. Mais alguns giros completados, e novo safety-car na corrida, dessa vez acionado após Cohen tentar uma ultrapassagem sobre Rafael Villagómez sem sucesso. A imagem recuperada, no entanto, mostrou que o israelense é que foi acertado pelo mexicano, tanto que a direção de prova puniu Villagómez em 10s por causar a colisão.

Com 15 de 23 voltas completadas, a preocupação de Bortoleto era com a temperatura dos pneus, e isso por conta da pista ainda mais fria que o normal. A Trident, então, informou pelo rádio que o foco era cuidar dos pneus dianteiros.

Mais uma relargada autorizada, Bortoleto segurou a liderança, com Saucy novamente próximo. Collet manteve a oitava posição, à frente de Beganovic. E quem já aparecia brigando pelo top-10 era Josep María Martí, que passou ileso às costumeiras confusões depois de uma incrível recuperação a partir do 30º e último lugar no grid.

Volta 18, e Martí conseguiu a ultrapassagem sobre Edgar ao fazer bela manobra pelo lado de fora na curva, entrando na zona de pontuação. Um pouco mais à frente, Collet pressionava Aron na disputa pelo sétimo posto, com Beganovic bem perto, tentando se aproveitar de um vacilo da dupla para dar o bote.

Giro 20, Saucy era o dono da volta mais rápida, a 0s5 do líder Bortoleto. Enquanto isso, Baganovic ensaiou a ultrapassagem sobre Collet, mas o brasileiro se defendeu bem, mantendo-se em oitavo.

Bortoleto, então, abriu a última volta com apenas 0s6 de frente para Saucy, que buscava a todo custo a vitória. O líder do campeonato, porém, foi seguro até o fim e anotou mais 25 pontos na conta.

Houve tempo ainda para mais uma tentativa de ultrapassagem de Beganovic sobre Collet, só que o brasileiro acabou levando a pior dessa vez após leve contato entre os dois: um furo de pneu que o fez perder os pontos, cruzando a linha de chegada apenas em 16º.

Fórmula 3 2023, rodada da Austrália, Melbourne, corrida principal (atualizado):

1G BORTOLETOTrident233 voltas  
2G SAUCYART+0.596  
3G MINÌHitech+3.032  
4L FORNAROLITrident+3.216  
5Z O’SULLIVANPrema+3.564  
6P ARONPrema+4.393  
7J. M. MARTÍCampos+8.738  
8L BROWNINGHitech+9.191+5a 
9T BARNARDJenzer+13.589  
10C MANSELLCampos+14.356  
11J EDGARMP+14.928  
12T SMITHVan Amersfoort+15.582  
13D BEGANOVICPrema+18.557+10s 
14O GRAYCarlin+18.766  
15H BARTERCampos+19.034  
16C COLLETVan Amersfoort+19.426  
17H YEANYCarlin+19.645  
18S FLÖRSCHPHM+23.606  
19R VILLAGÓMEZVan Amersfoort+28.676+10s 
20A GARCÍAJenzer+30.035  
21N TSOLOVART+30.064  
22O GOETHETrident+56.084  
23N BEDRINJenzer+ 1 VOLTA  
 I COHENCarlinNC  
 R FARIAPHMNC  
 P WISNICKIPHMNC  
 K FREDERICKARTNC  
 F COLAPINTOMPNC  
 M BOYAMPNC  
 S MONTOYAHitechNC  
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.