Doohan segura Martins e vence corrida principal na Fórmula 3 na Bélgica. Collet é 4º

Jack Doohan venceu a segunda das três corridas do fim de semana na Fórmula 3. O australiano segurou a pressão de Victor Martins e encostou em Dennis Hauger na luta pelo título

EXPECTATIVA SOBRE ENZO FITTIPALDI, E DOR E PÓDIOS EM LE MANS | GIRO BR #23

Jack Doohan foi o grande nome do fim de semana da F3 na Bélgica. O australiano de 18 anos levou o carro #4 da Trident à segunda vitória na rodada tripla em Spa-Francorchamps com uma atuação muito segura na chuvosa prova principal da etapa, realizada na manhã deste domingo (29).

O filho do lendário Mick Doohan, multicampeão do Mundial de Motovelocidade, segurou a pressão de Victor Martins desde o começo da corrida e até chegou a ser ultrapassado pelo francês, mas o competidor da MP teve de devolver a posição por ter excedido os limites de pista ao fazer a manobra. O francês bradou contra a decisão da direção de prova: “A ultrapassagem foi correta”.

Perseguidor da sua primeira vitória na Fórmula 3, Martins teve de se contentar com o segundo lugar depois de uma prova bastante aguerrida neste domingo. Alex Smolyar, da ART Grand Prix, completou o pódio na Bélgica. E Caio Collet, agora único brasileiro no grid da categoria nesta temporada, coroou um fim de semana positivo em termos de pontuação. Ainda que não tivesse ido ao pódio em Spa, o paulista terminou mais uma vez na quarta colocação, repetindo assim o resultado da corrida 2, no sábado. Clément Novalak foi o quinto colocado.

JACK DOOHAN; VICTOR MARTINS; FÓRMULA 3; BÉLGICA; SPA-FRANCORCHAMPS;
Jack Doohan segurou Victor Martins para vencer de novo na F3 em Spa-Francorchamps (Foto: F3/Twitter)

Frederik Vesti finalizou a disputa em sexto, enquanto Logan Sargeant foi o sétimo. Dennis Hauger, líder do campeonato, fez grande corrida de recuperação e, de 14º no grid, concluiu a disputa em oitavo, à frente de David Schumacher e Arthur Leclerc.

Hauger se mantém na liderança do campeonato, mas agora soma 158 pontos, contra 133 de Doohan, que encostou de vez no norueguês com os 44 tentos somados só neste fim de semana. Frederik Vesti é o terceiro no campeonato, agora com 101 pontos, contra 96 de Martins, que pulou para a quarta posição na tabela. Smolyar e Clément Novalak estão empatados e somam 92 pontos cada. Olli Caldwell tem 86, enquanto Collet agora é o oitavo e tem 86 tentos.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A Fórmula 3 volta a acelerar na semana que vem para a rodada tripla em Zandvoort, na Holanda, que vai receber a penúltima etapa da temporada.

Saiba como foi a corrida principal da Fórmula 3 na Bélgica

O caos novamente se fez presente com a insistente chuva neste domingo em Spa-Francorchamps. A direção de prova realizou o procedimento de largada com o safety-car na pista antes de liberar o início da corrida de fato, com bandeira verde.

Sebastian Vettel ficou furioso com direção de prova após acidente de Lando Norris no Q3 (Vídeo: Reprodução)

Diante de condições bastante complicadas por conta da falta de visibilidade para quem vinha atrás, o único a ter tranquilidade era o vencedor da corrida 2, pole-position e líder, Jack Doohan, da Trident. Victor Martins era o segundo colocado, com Alex Smolyar em terceiro e Caio Collet, dono de um fim de semana muito bom até então, em quarto.

Quem tinha grande desempenho e partia de trás para uma corrida de recuperação era Dennis Hauger. O líder do campeonato, em um raro fim de semana ruim até então, largou em 14º, mas já estava em 11º depois de fazer, por fora, a ultrapassagem sobre Jak Crawford na entrada da curva Les Combes. Em seguida, o norueguês superou Roman Stanek e partiu para cima de David Schumacher.

LARGADA; FÓRMULA 3; JACK DOOHAN; GRANDE PRÊMIO;
Jack Doohan largou na pole da corrida principal da F3 em Spa (Foto: Fórmula 3/Twitter)

A briga era boa também lá na frente. Arrojado, Martins lutou muito e fez uma grande manobra para ultrapassar Doohan e assumir a liderança da corrida. Mas o francês da MP excedeu os limites da pista ao passar o australiano e optou por tirar um pouco o pé e devolver a primeira posição ao adversário.

Martins continuou a mostrar ótimo ritmo, muito melhor que Doohan, e encostou de novo no carro da Trident na volta seguinte. Mais atrás, Collet era pressionado por Clément Novalak, que lutava com o brasileiro pelo quarto lugar. Hauger, por sua vez, já era o oitavo, atrás de David Schumacher e à frente de Arthur Leclerc.

DENNIS HAUGER; JAK CROWFORD; FÓRMULA 3. BÉLGICA;
Dennis Hauger fez grande manobra de ultrapassagem na Les Combes (Foto: Fórmula 3/Twitter)

Com três voltas para o fim, Hauger assumiu a oitava posição depois de batalha com Schumacher. E na curva Bus Stop, Novalak cortou caminho e passou Collet, mas teve de devolver a posição ao brasileiro. Mesmo assim, o piloto da Trident manteve a pressão em cima do carro #18 da MP.

Se a briga por posições era intensa no pelotão intermediário, na frente a luta pela vitória arrefeceu. Doohan abriu vantagem ligeiramente confortável e estava 2s à frente de Martins com duas voltas para o fim da corrida.

Na volta 14, Doohan confirmou a conquista da segunda vitória no fim de semana, permanecendo firme na luta pelo título contra Hauger, que concluiu a disputa em oitavo. Collet somou pontos preciosos após cruzar a linha de chegada na quarta colocação.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.