Colombo é punido depois da corrida 1 e Iwasa herda vitória na Fórmula 3 na Hungria

Lorenzo Colombo recebeu a bandeirada na corrida 1 em Hungaroring na frente, mas foi punido, o que resultou na primeira vitória da carreira para Ayuma Iwasa

Carlos Sainz bateu no treino classificatório do GP da Hungria de F1 (Vìdeo: F1)

Ayuma Iwasa herdou de Lorenzo Colombo a vitória na corrida 1 da Fórmula 3 em Hungaroring. O piloto da Campos recebeu a bandeirada na frente, mas foi punido com 5s depois da corrida e despencou para sétimo, com o piloto da Red Bull promovido à ponta.

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) considerou que Colombo se afastou demais do safety-car durante uma das interrupções da corrida deste sábado (31). Por isso, Lorenzo recebeu o acréscimo de 5s a seu tempo de prova e caiu para sétimo.

Ayumu Iwasa herdou a vitória na corrida 1 em Hungaroring (Foto: Red Bull Content Pool)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Netflix lança documentário sobre Michael Schumacher e marca estreia para setembro

Ainda durante a corrida, os comissários anunciaram que estavam investigando o posicionamento de Colombo durante o período de safety-car, que tinha sido acionado para a remoção do carro de Frederik Vesti. A punição foi aplicada após a oitiva do piloto e análise das imagens da prova.

“Tendo considerado extensivamente a questão, os comissários determinaram que o carro 21 [Colombo] estava mais de dez carros de comprimento atrás do safety-car enquanto as luzes do safety-car estavam ligadas”, explicou a FIA.

A vitória tinha sido a primeira de Colombo na Fórmula 3. A perda de posições foi grande já que o pelotão estava compactado pela presença do carro de segurança na pista, que tinha sido acionado por causa da remoção do carro de Ido Cohen. Além dos 5s, Lorenzo recebeu também o terceiro ponto de punição na licença.

Além de Iwasa, que conquistou a primeira vitória da carreira na Fórmula 3, Oliver Caldwell também foi beneficiado e subiu para segundo, assim como Logan Sargeant, Clement Novalak, Dennis Hauger e Alexander Smolyar, que formaram o top-6.

David Schumacher acabou em oitavo, à frente de Jack Doohan e Matteo Nannini.

Com o resultado da primeira das três corridas do fim de semana em Budapeste, Hauger lidera a classificação com 121 pontos, 39 à frente de Caldwell. Doohan tem o terceiro posto, com Vesti e Victor Martins completando o top-5.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.