Colombo abre rodada da F3 na Hungria com vitória. Fittipaldi larga na frente da corrida 2

Lorenzo Colombo tirou proveito da quebra de Jonny Edgar, da Carlin, assumiu a primeira posição e não foi mais superado. O italiano da Campos venceu pela primeira vez na Fórmula 3. Ayumu Iwasa e Olli Caldwell fecharam o pódio, enquanto Enzo Fittipaldi foi o 12º. Caio Collet terminou apenas na 20ª posição

Vettel tentou fazer uma surpresa de aniversário para Alonso, mas falhou… (Vídeo: F1)

Lorenzo Colombo venceu pela primeira vez na Fórmula 3 neste sábado (31), na abertura da rodada tripla da Fórmula 3 na Hungria. O italiano, que largou em segundo por conta da regra do grid invertido, tirou proveito de problemas no carro do britânico Jonny Edgar, da Carlin, na sétima volta, assumiu a liderança e não a perdeu mais. Vitória do piloto da equipe espanhola Campos, que formou o pódio da F3 ao lado de Ayumu Iwasa, da Hitech, e Olli Caldwell, da Prema.

Dennis Hauger, líder do campeonato, cruzou a linha de chegada em sexto depois de ter largado em 11º. Quem também se deu bem na disputa foi Enzo Fittipaldi, que largou em 17º, conquistou posições importantes e cruzou a linha de chegada em 12º. O resultado vale ao brasileiro a chance de abrir o grid na corrida 2 da Fórmula 3, que acontece ainda neste sábado, às 12h55 (de Brasília). Caio Collet, por sua vez, não teve uma grande jornada e terminou apenas em 20º.

Na classificação do campeonato até agora, depois de 10 corridas disputadas, Hauger disparou na liderança e soma agora 120 pontos, contra 80 de Caldwell. Jack Doohan, nono colocado nesta manhã, tem 74 e está empatado com Frederik Vesti, que abandonou a corrida com problemas no câmbio. Victor Martins, da MP, foi apenas o 15º na prova. O francês está em quinto no campeonato, estacionado com 66 pontos — Martins não pontua há três corridas. Caio Collet segue em oitavo, com 41 tentos.

LORENZO COLOMBO; FÓRMULA 3; HUNGRIA;
Lorenzo Colombo venceu pela primeira vez na F3 neste sábado na Hungria (Foto: Reprodução)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Saiba como foi a corrida 1 da Fórmula 3 na Hungria

A prova como um todo na Hungria foi bastante monótona, o que foge bastante dos padrões da Fórmula 3. Pela regra do grid invertido na classificação em relação aos 12 primeiros da sessão de sexta-feira, Jonny Edgar, da Carlin, largou na frente na manhã deste sábado, tendo Lorenzo Colombo, da Campos, em segundo, e Ayumu Iwasa, da Hitech, em terceiro. Enzo Fittipaldi largou em 17º, enquanto Caio Collet partiu só em 25º.

Edgar liderou as primeiras voltas da prova até que começou a perder performance do carro. Quando Colombo chegava para fazer a ultrapassagem, o carro do piloto britânico parou de vez com problemas. Desta forma, o italiano da Campos assumiu a liderança com uma vantagem razoável para Iwasa, enquanto Olli Caldwell, da Prema, aparecia em terceiro, à frente de Logan Sargeant e Clément Novalak.

Dennis Hauger, que largou em 11º, escalava o pelotão com propriedade. O líder do campeonato conquistou posições importantes e alcançou o sétimo lugar depois de superar David Schumacher. O próximo à sua frente era Alex Smolyar, da ART Grand Prix.

JONNY EDGAR; QUEBRA; F3; HUNGRIA;
Quebra de Jonny Edgar decidiu corrida monótona em Hungaroring (Foto: Reprodução)

Quem também teve problemas foi Frederik Vesti, também da ART Grand Prix, que teve de encostar o carro após o câmbio falhar no fim da reta. O dinamarquês perdeu uma grande chance de somar pontos na Hungria. A direção de prova teve de acionar o safety-car na 17ª das 22 voltas previstas para a corrida.

Fittipaldi, que já havia conseguido conquistar boas posições na corrida, foi um dos beneficiados pela quebra de Vesti. Durante a bandeira amarela, o brasileiro da Charouz aparecia em 12º, posição que lhe daria a ponta do grid da corrida 2. Caio Collet, por sua vez, era só o 20º.

Colombo manteve a ponta na relargada, feita na volta 19. Os cinco primeiros foram mantidos, enquanto Hauger superou Smolyar e assumiu a sexta posição no fim da reta. O norueguês ainda apertou o ritmo nas voltas finais para tentar passar Novalak, mas o francês se manteve em quinto.

Lá na frente, Colombo segurou a dianteira e conquistou sua primeira vitória na Fórmula 3. E Fittipaldi, em 12º, confirmou a pole com o grid invertido na corrida 2, que acontece logo mais, às 12h55 (de Brasília).

GP DA HUNGRIA DE F1: BOTTAS E HAMILTON BATEM VERSTAPPEN NOS TREINOS LIVRES | GP às 10 + Vem aí

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar