Na França, Arthur Leclerc vence pela primeira vez na F3. Martins vai de 11º ao pódio

Monegasco conquistou seus primeiros 15 pontos na categoria, enquanto francês empatou na liderança com Hauger, segundo colocado na corrida 2, em Paul Ricard. Brasileiros tiveram atuação apagada no fim de semana até aqui

A Família Leclerc tem um sábado (19) para comemorar. Não exatamente pela quinta colocação de Charles no grid de largada da Fórmula 1, mas pela primeira vitória do irmão Arthur Leclerc na F3. O piloto da Prema dominou o GP da França, em Paul Ricard, do início ao fim e garantiu o lugar mais alto do pódio. O companheiro Dennis Hauger foi o segundo, seguido por Victor Martins, da MP Motorsport, que havia largado na 11ª posição.

Assim que desceu do carro, Arthur, de 20 anos, três mais novo que o irmão, foi surpreendido por Charles no paddock. Os dois deram um longo abraço e celebraram a conquista do também piloto da Academia Ferrari. Mais tarde, nas redes sociais Charles também fez questão de parabenizar o jovem piloto.

O resultado deu os primeiros 15 pontos ao piloto monegasco. Hauger e Martins estão empatados na disputa com 48 pontos, após cinco corridas (três no GP de Barcelona e até agora duas no GP da França). A terceira corrida do fim de semana da F3 acontece neste domingo, às 6h30 (de Brasília).

Os ventos de Le Castellet estavam favoráveis para a Prema no round 2. Leclerc e Hauger largaram na primeira fila e foram perseguidos até a penúltima volta por Olli Caldwell. Mas Martins estava disposto a somar pontos importantes no campeonato e colocou por dentro para cravar o seu lugar no pódio.

Victor Martins, F3, GP da França,
Victor Martins conseguiu seu lugar no pódio na penúltima das 20 voltas em Paul Ricard (Foto: Reprodução/Twitter/@F3)

Os brasileiros não foram bem em Le Castellet. Ainda no início da corrida, Caio Collet (MP Motorsport) teve uma falha mecânica ainda não explicada e precisou abandonar a prova. Enzo Fittipaldi (Charouz Racing) não conseguiu encontrar o melhor ritmo de corrida e terminou só na 18ª colocação.

Collet e Enzo haviam tido desempenhos abaixo do esperado também na primeira corrida do dia. A dupla brasileira terminou na 13ª e na 21ª colocação. Aleksandr Smolyar (ART Grand Prix) ficou com a vitória.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.