Piloto da Fórmula 3, Edgar anuncia pausa na carreira para tratar doença de Crohn

Jonny Edgar, piloto da academia da Red Bull, foi diagnosticado com doença que causa inflamações no trato digestivo e optou por só voltar a correr quando estiver se sentindo melhor

FÓRMULA 1 2022: O QUE ESPERAR DO RETORNO DO GP DA AUSTRÁLIA? | Paddock GP #281

Piloto da academia da Red Bull, Jonny Edgar anunciou em suas redes sociais na última segunda-feira (4) que não vai mais competir na Fórmula 3 pela Trident. O britânico foi diagnosticado com a doença de Crohn, que causa inflamações no trato digestório e não tem cura, mas pode ser tratada.

“Como família, tomamos a decisão extremamente difícil de que não vou continuar no campeonato de 2022 da Fórmula 3 até estar me sentindo melhor novamente. Depois de ser diagnosticado recentemente com a doença de Crohn, no momento atual simplesmente não consigo estar no nível físico que a competição requer”, disse Edgar em um comunicado nas suas redes sociais.

“Assim que estiver no caminho de tratamento correto, espero estar de volta ao meu nível normal, mas até lá preciso de um tempo para priorizar minha saúde. Quero agradecer especialmente à Red Bull, Trident e D Tolsons & Sons pelo seu apoio incondicional no que têm sido tempos difíceis. Espero estar de volta logo”, concluiu o britânico.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

ALEX SMOLYAR; JONNY EDGAR; FÓRMULA 3; BARCELONA;
Jonny Edgar disputou a temporada de 2021 da F3 pela Carlin (Foto: F3/Twitter)

Edgar recebeu mensagens de apoio de vários companheiros de profissão, incluindo o britânico George Russell e o brasileiro Enzo Fittipaldi. Esta seria a segunda temporada de Jonny na Fórmula 3, a primeira com a Trident depois de um ano com a Carlin. O britânico de apenas 18 anos se destacou em 2020, ao vencer a Fórmula 4 alemã e terminar em quarto na F4 da Itália.

“É com grande tristeza que damos adeus para o Jonny Edgar, e desejamos pronta recuperação para ele. Desde o início da temporada, ele foi enfraquecido por problemas físicos, mas lutou como um leão. Ele não desistiu e continuou a correr. Entretanto, suas condições necessitam uma pausa das atividades competitivas para que possa se recuperar. Jonny sempre deu seu máximo para a equipe, tem uma família incrível e é um cara maravilhoso”, disse Giacomo Ricci, chefe da Trident.

Na primeira etapa de 2022, no Bahrein, Edgar terminou a corrida sprint em 13º e a corrida principal em 11º. Para seu lugar, a Trident anunciou a contratação do dinamarquês Oliver Rasmussen. Será a segunda temporada de Rasmussen na Fórmula 3, que competiu pela HWA no ano passado.

LEIA MAIS:
+Consultor da Red Bull vê Russell em nível abaixo de Hamilton: “Ainda não chegou perto”

OLIVER RASMUSSEN; BARCELONA; PREMA POWERTEAM;
Oliver Rasmussen vai substituir Jonny Edgar na Trident (Foto: Prema Powerteam)

“Oliver Rasmussen vai substituir o Edgar. Ele é um piloto rápido e experiente, e nós estamos orgulhosos de tê-lo na família da Trident. Tenho certeza de que vai se entrosar rapidamente com a equipe aproveitando os quatro dias de testes que vamos ter em Jerez e Barcelona antes da próxima etapa em Ímola. Vamos fazer o maior esforço possível para ajudar o Oliver e sabemos que ele contribuirá muito para a equipe”, anunciou Ricci.

A F3 concluiu nesta terça-feira (5) o primeiro dia de testes em Jerez. A segunda rodada acontece em Barcelona entre os dias 15 e 16 de abril. A próxima etapa da categoria em Ímola está marcada para os dias 21, 22 e 23 de abril.

FÓRMULA 1 2022: COMO VERSTAPPEN VAI REAGIR À LUTA PELO TÍTULO COMO MELHOR PILOTO DA F1?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.