Retrospectiva 2021: Hauger domina Fórmula 3 e escala programa de jovens da Red Bull

Dennis Hauger mandou na temporada 2021 da Fórmula 3, mostrou que 2020 foi um acidente de percurso e, com o título, voltou a receber holofotes dentro do grupo de jovens promissores da Red Bull

A RETROSPECTIVA 2021 chega à Fórmula 3 e, consequentemente, ao domínio total e absoluto de Dennis Hauger, um dos jovens promissores da Red Bull. Norueguês de 18 anos, Dennis deixou as dificuldades de 2020 para trás e, no segundo ano de categoria, com um carro muito mais forte, nadou de braçadas para ser campeão.

A verdade é que aconteceu exatamente o que já era esperado para o ano passado. É verdade que Hauger estava pela Hitech, bem mais fraca do que a dominante Prema, mas o 17º lugar decepcionou para alguém que chegava com tanta banca, campeão da F4 Italiana e vice da F4 Alemã.

Em 2021, Dennis mudou de time e se impôs o tempo todo. Foi muito melhor que os companheiros Oli Caldwell e Arthur Leclerc, venceu 4 corridas, foi ao pódio 9 vezes e, mesmo enfrentando um Jack Doohan que cresceu muito também, não teve problemas para selar o título.

DENNIS HAUGER; VITÓRIA; HOLANDA;
Dennis Hauger venceu quatro vezes na temporada 2021 da F3 (Foto: Fórmula 3)

O resultado, por si só, já faria Hauger retomar o prestígio dentro do programa de jovens da Red Bull, mas o cenário todo ainda ajudou o norueguês. Além de Jüri Vips, Liam Lawson e Jehan Daruvala não terem sido campeões da F2, Yuki Tsunoda ainda teve um ano miserável de novato na F1, o que esquenta as chances de uma vaguinha na AlphaTauri em breve.

Com a indefinição em cima dos jovens da F2 – e se juntando a eles no grid em 2022, Hauger escalou a fila da Red Bull pela vaga que pode ser de Tsunoda, mas também pode ser de Pierre Gasly, dependendo do que o francês fará da vida em 2023. Ou mesmo de Sergio Pérez, que pode muito bem ser sacado da Red Bull. A verdade é que o panorama é positivo para a garotada do time austríaco nos próximos anos e Dennis, certamente, entrou no bolo.

Mas o norueguês não foi o único destaque da F3 2021, ainda que tenha sido, de longe, o maior deles. Doohan mesmo foi um que brilhou intensamente. Australiano e filho de lenda da MotoGP, o garoto foi outro que deixou o 2020 ruim para trás e foi vice-campeão, também nome certo na F2 que vem por aí.

Victor Martins teve belo ano de estreia na F3 (Foto: Fórmula 3)

Clément Novalak, mais um confirmado na F2, também merece destaque pela terceira posição atingida na F3 2021, bem como Victor Martins, que ficou em quinto e foi o melhor dos novatos. Tem bastante futuro ali. Logan Sargeant foi outro que, mesmo com pouco equipamento, fez muito. Se tiver aporte financeiro, pode pintar na F1 um dia.

Mesmo em quarto, dá para colocar Frederik Vesti no pote das decepções. Aposta da Mercedes para o futuro, o dinamarquês voltou a patinar e não se meteu na briga pelo campeonato. Entram aí também Jak Crawford e Jonny Edgar, dois pilotos da Red Bull, extremamente jovens e promissores, mas que sofreram com carros lentos. Devem chegar em 2022 muito mais fortes.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.