Stanek vence caótica corrida 2 da Fórmula 3 em Ímola. Collet cai para 13º na estratégia

Piloto da Trident conquistou sua primeira vitória na F3 em grande estilo: com muito caos em Ímola, neste domingo (24). Brasileiro Caio Collet errou ao iniciar prova de pneus de pista molhada

FÓRMULA 1 2022 AO VIVO: ESQUENTA E PRÉ-CORRIDA DO GP DA EMÍLIA-ROMANHA DE F1 | Briefing

O GP de Ímola da Fórmula 3 foi uma corrida caótica, sem dúvida. Interrupções de safety-car, pista molhada, diferentes estratégias de pneus… ocasião perfeita para Roman Stanek conquistar seu primeiro triunfo na categoria, neste domingo (24), após flertar com a liderança durante todas as 24 voltas da prova e conquistá-la somente no penúltimo giro.

O piloto da Trident ultrapassou Oliver Bearman no fim e levou 25 pontos para casa. O adversário da Prema, entretanto, lidou com falta de aderência e sequer figurou no pódio, sendo passado por Jak Crawford e Isack Hadjar.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
As corridas do fim de semana na TV e no streaming: 22 a 24 de abril

Roman Stanek venceu em Ímola (Foto: Fórmula 3)

Já Caio Collet ousou na estratégia dos pneus e resolveu largar com compostos de pista molhada. No início da prova, deu certo; o piloto da MP Motorsport chegou a liderar a disputa. No entanto, logo o circuito italiano secou e o brasileiro foi obrigado a recalcular a rota, sendo forçado a ir aos boxes para realizar a troca e caindo no grid.

Inclusive, no Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari, a escolha dos pneus para a corrida foi o ponto de partida estratégico. Sem chuva no momento da corrida – mas com o traçado um tanto molhado pelos dilúvios que reapareceram na região da Emília-Romanha desde o fim da noite de ontem -, alguns pilotos optaram por compostos de pista molhada. Dentre eles, Caio Collet, que largou na nona colocação.

Na largada, Roman Stanek foi para cima do pole e companheiro de equipe Zane Maloney, conseguindo a ultrapassagem. No entanto, o tcheco logo perdeu aderência e a posição de volta para o rival. Enquanto isso, os pilotos que apostaram nos pneus de pista molhada voavam no circuito italiano. Collet pulou de 9º para a liderança da prova antes mesmo do fim do giro inicial. Franco Colapinto, outro adepto da estratégia, era o segundo colocado.

Caio Collet fechou a primeira volta em Ímola na liderança (Foto: Fórmula 3)

A primeira intervenção do carro de segurança aconteceu na terceira volta. Brad Benavides e Reece Ushijima colidiram na pista e o nipo-americano teve que abandonar, ao passo que Francesco Pizzi rodava e ia parar na grama, também sendo forçado a deixar a disputa. Com o safety-car em ação, Collet e Colapinto foram aos boxes para colocarem pneus macios, já que o circuito cada vez mais seco não justificava a utilização dos compostos de chuva. O brasileiro da MP caiu para 21º e, o argentino, para 24º.

Quem ficou com os pneus de pista molhada foi Josep María Martí, da Campos, que logo alçou à liderança no reinício da prova. Entretanto, na volta 7, Maloney voltou a encontrar ritmo nos compostos secos e tranquilamente retomou a ponta. No giro seguinte, novo safety-car: Benavides – de novo – acertou a traseira de Rafael Villagómez e foi para o muro.

Benavides no muro (Foto: Fórmula 3)

Em mais um reinício de disputa pós-carro de segurança, no décimo giro, Maloney rodou sozinho ao passar por cima de um trecho molhado da pista e viu Oliver Bearman ir para cima de seu companheiro de equipe, Stanek, pelo primeiro lugar. Depois da manobra, novo safety-car – dessa vez, para retirar a Trident do novato piloto de Barbados do Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari.

Quando mais uma vez a etapa foi retomada, Bearman segurou bem Stanek e Jak Crawford, ao passo que Arthur Leclerc, discretamente, ia escalando o pelotão – o monegasco largou em 21º e conseguiu cruzar a linha de chegada na quinta posição, ganhando 16 colocações no processo. Nos giros finais, as lutas pelas primeiras posições se intensificavam, com Stanek na cola de Bearman e Crawford, Grégoire Saucy e Isack Hadjar na luta pelo terceiro lugar.

Disputa acirrada entre Crawford, Saucy e Hadjar no fim da prova da F3 (Foto: Fórmula 3)

Na penúltima volta, Stanek enfim conseguiu ultrapassar o adversário da Prema e assumir a dianteira, de maneira definitiva, na prova. Bearman, sem aderência, perdeu posição também para Crawford. Saucy, ao tentar passar o rival, acabou batendo e deixando a disputa – quem aproveitou foi Hadjar que, com a colisão, subiu ao pódio em terceiro lugar.

A Fórmula 3 volta às ações para sua terceira etapa do calendário de 2022 em Barcelona, nos dias 19-21 de maio. Victor Martins e Arthur Leclerc estão empatados na liderança do Mundial de Pilotos, com 34 pontos cada.

FÓRMULA 1 2022 AO VIVO: GP DA EMÍLIA-ROMANHA DE F1 | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.