Sargeant bate na largada e Piastri é campeão da F3. Lawson vence em Mugello

Logan Sargeant abandonou na largada e, mesmo com Théo Pourchaire reagindo perigosamente, Oscar Piastri ficou com a faca e o queijo na mão para ser campeão da F3. Liam Lawson venceu com autoridade, enquanto Enzo Fittipaldi conseguiu um ótimo 4° lugar

Foi uma decisão de tirar o fôlego na Fórmula 3. O campeonato foi para a prova final com três candidatos ao título, dois deles empatados em pontos. E um acidente na largada deste domingo (13) em Mugello ajudou a resolver tudo: Logan Sargeant abandonou ainda nas primeiras curvas e facilitou muito a vida do campeão Oscar Piastri.

O acidente foi uma decepção tremenda para Sargeant. O americano tinha os mesmos 160 pontos de Piastri, mas largava em posição muito melhor: quinto contra 11°. Bastava terminar a corrida à frente. Só que um toque com Lirim Zendeli após ser prensado por Sebastián Fernández levou Logan à brita e ao abandono.

Isso, entretanto, não era campeonato resolvido para Piastri. Théo Pourchaire seguia na prova, e melhor posicionado. O francês fez grande corrida, encaixando ultrapassagens e terminando em terceiro.

Logan Sargeant abandonou na largada e deu adeus ao título (Foto: Reprodução/Twitter)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

O problema é que o australiano terminou em sétimo e impossibilitou a virada improvável. O campeonato terminou eletrizante: Piastri com 164, Pourchaire com 161, Sargeant com 160.

A corrida teve vitória de Liam Lawson, que liderou com facilidade e disparou na liderança da corrida. David Beckmann terminou em segundo, fugindo de Pourchaire no fim. Enzo Fittipaldi terminou com o melhor resultado na temporada: quarto lugar, um dia após ser quinto. Richard Verschoor, Jake Hughes, Piastri, Fernández, Frederik Vesti e Aleksandr Smolyar fecharam a zona de pontos.

A Fórmula 3 termina um campeonato que ficou extremamente curto por conta da pandemia do coronavírus. Foram nove rodadas duplas, todas prensadas em um espaço de pouco mais de três meses.

Liam Lawson venceu com autoridade no encerramento da temporada (Foto: Reprodução/TV)

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube