Vips embarca em jornada dupla e participa da F3 Regional Europeia em 2020

Estoniano embarca na categoria europeia em campanha paralela a da Super Fórmula japonesa. O objetivo é somar pontos para a superlicença

Jüri Vips vai encarar jornada dupla na temporada 2020. O estoniano anunciou a entrada na Fórmula 3 Regional Europeia em campanha paralela a da Super Fórmula – mas ressaltou que a categoria nipônica segue sendo a prioridade.

Um dos principais nomes da Academia de Pilotos da Red Bull, terminou na quarta colocação nos dois últimos anos – em 2018 na F3 Europeia e em 2019 na Fórmula 3. O competidor assinou com o time finlandês KIC Motorsport.

Agora, o piloto de 19 anos está em posição bastante favorável para conquistar os pontos da superlicença, necessária para poder comandar um carro da Fórmula 1. Para isso, vai precisar fechar a temporada da Super Fórmula no segundo posto com a equipe Mugen. A mesma quantidade de pontos pode ser somada caso termine também em segundo na F3 Regional.

Marko Asmer, mentor de Jüri, explicou que “isso [pontos na superlicença] é uma das razões, mas Jüri tem de obter resultados na Super Fórmula, e essa é a prioridade – não há dúvidas sobre isso.”

Jüri Vips, Fórmula 3 Regional, Red Bull
Vips vai encarar jornada dupla em 2020 (Foto: Reprodução)

“Com tudo o que está acontecendo no momento com o coronavírus, precisa ter uma opção extra. O Japão tem um calendário provisório, e esperamos que aconteça, mas não sabemos como as coisas vão acontecer. Será que poderemos viajar para lá?”, completou.

Na última semana, a maior parte do grid da temporada 2020 foi até Ímola para dois dias de testes coletivos. De quatro sessões, Vips liderou três, se colocando como o mais veloz das atividades. “Esperamos que a categoria japonesa aconteça, mas fazer o teste foi bom”, pontou Asmer.

“Voltou ao carro e teve dois dias completos de treino, e até mesmo pilotos da F1 estão testando com carros da F3 no momento. É mais lento que o carro da Regional, mas está acelerando, tentando seu melhor e também precisa ser consistente, e vai ter dois finais de semana de corrida antes de a temporada começar no Japão”, seguiu.

Ao longo do campeonato, F3 Regional e Super Fórmula terão duas etapas em que colidirão datas – Monza e Sportland SUGO, em outubro, e Vallelunga e Suzuka, em dezembro. Inclusive, essa marca a final da F3 Regional, mas o piloto priorizará a categoria nipônica.

A britânica Jamie Chadwick é outro nome que vai fazer parte da F3 Regional em 2020, com a Prema. Nos testes coletivos, fechou em 11ª de 13 pilotos do grid.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube