O’Sullivan puxa 1-2 da Prema e larga na pole da corrida 2 da F3 na Hungria. Bortoleto é 9º

Zak O'Sullivan vai largar na pole-position da corrida de domingo da F3, válida pela rodada da Hungria. Gabriel Bortoleto terminou em nono

Zak O’Sullivan garantiu a pole-position para a corrida principal da rodada da Hungria da Fórmula 3. O piloto da Prema registrou a melhor volta em 1min31s091 na parte final da sessão, superando o companheiro de equipe, Dino Baganovic, em 0s4.

Nos cinco minutos finais, já com o DRS liberado após a significativa melhora da pista húngara, que começou úmida por conta da chuva, os pilotos começaram a detonar o tempo de volta que, até então, era na casa de 1min34s. O primeiro a destruir essa marca foi Christian Mansell, mas não demorou para os carros da Prema assumirem a ponta, com O’Sullivan cravando 1min31s091 — tempo, aliás, que já era o recorde da categoria em Hungaroring.

Leonardo Fornaroli ficou em terceiro, com Franco Colapinto completando a segunda fila. Oliver Goethe ficou em quinto, com Paul Aron em sexto e Nikola Tsolov em sétimo.

Jonny Edgar completou a classificação em oitavo, à frente de Gabriel Bortoleto, que ainda está sob investigação por voltar à pista de maneira perigosa e atrapalhar Beganovic. Christian Mansell fechou o top-10. Gabriele Minì ficou em 12º, o que dá ao italiano a pole-position para a corrida sprint. Caio Collet ficou em 19º, enquanto Roberto Faria foi o 29º.

A Fórmula 3 retorna neste sábado, a partir das 4h50 (de Brasília, GMT-3), para a disputa da corrida sprint. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023.

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Classificação da Fórmula 3 na Hungria (Foto: Reprodução/F1 TV)

Confira como foi a classificação da F3 na Hungria:

Depois de abrir os trabalhos em Hungaroring com o treino livre, a categoria voltou à pista após o TL1 pouco movimentado da Fórmula 1 por conta da forte chuva que caiu sobre o circuito. Os pilotos da F3, portanto, tiveram de encarar a pista úmida no início da classificação, porém com trilho, o que fez boa parte do grid já calçar os slicks.

Bortoleto, por sua vez, não quis arriscar e colocou os compostos para chuva na primeira saída. Uma aposta mais segura, porém não demoraria até a pista exigir a troca para a borracha de pista seca. Na tentativa de já marcar algum tempo, o líder do campeonato acabou passando por cima da zebra. Resultado: por exceder os limites de pista, teve o tempo deletado.

Enquanto isso, Sebastián Montoya já assumia a ponta, mas logo foi superado por Collet, registrando 1min45s726. A 22 minutos para o fim, Oliver Gray perdeu a traseira na saída da curva 3 e bateu com a frente do carro na barreira de proteção no mesmo ponto do acidente de Carlos Sainz, no TL1 da F1. O britânico conseguiu retornar aos boxes sozinho, mas o carro da Carlin ficou bastante danificado.

A batida causou uma rápida bandeira vermelha na sessão classificatória. Antes da interrupção, apenas oito pilotos apareciam com tempo registrado: Collet, Montoya, Nikita Bedrin, Minì, Fornaroli, Tommy Smith, Luke Browning e Woohyun Shin.

No retorno, Colapinto bateu a marca de Collet, mas imediatamente foi superado por Goethe, que registrou 1min37s440, 0s8 mais rápido que o argentino. Franco, então, veio forte na volta seguinte, mas ficou em terceiro. Quem pulou para a liderança foi Mari Boya, com 1min35s282.

Bortoleto também conseguiu subir na tabela com os slicks e entrou na casa de 1min35s, pulando para quarto. Na tentativa seguinte, fez o melhor primeiro setor, com Fornaroli na cola, melhorando o segundo trecho. Ao final do giro, o brasileiro cravou 1min34s346.

Com pouco menos de 15 minutos para o final, a pole-position da corrida de domingo estava longe de ser decidida. Quanto mais a pista melhorava as condições, mais os nomes de destaque na temporada surgiam, entre eles Martí. E o vice-líder da temporada conseguiu baixar a marca dos rivais ao registrar 1min34s144, assumindo a ponta.

Perto dos dez minutos finais, O’Sullivan apareceu com uma segunda parcial melhor que a do piloto da Campos, porém optou por abortar a volta e retornar aos boxes. Mais alguns giros e com a pista ainda mais seca, e a direção de prova liberou o uso do DRS.

Foi quando os tempos de volta passaram a despencar. Giro a giro, os pilotos iam melhorando suas respectivas marcas, até que O’Sullivan repetiu a dose do treino livre e assumiu o topo da tabela com alguns minutos ainda a correr para de lá não sair mais. Primeira pole-position do britânico na temporada, que já tem três vitórias.

Fórmula 3 2023, rodada da Hungria, Hungaroring, classificação:

1Z O’SULLIVANPrema 1:31,091  
2D BEGANOVICPrema 1:31,494+0,403 
3L FORNAROLITrident 1:31,597+0,506 
4F COLAPINTOMP 1:31,626+0,535 
5O GOETHETrident 1:31,706+0,615 
6P ARONPrema 1:31,744+0,653 
7N TSOLOVART 1:31,804+0,713 
8J EDGARMP 1:31,857+0,766 
9G BORTOLETOTrident 1:31,876+0,785 
10C MANSELLCampos 1:31,880+0,789 
11N BEDRINJenzer 1:32,121+1,030 
12G MINÌHitech 1:32,163+1,072 
13J. M. MARTÍCampos 1:32,173+1,082 
14G SAUCYART 1:32,182+1,091 
15M BOYAMP 1:32,187+1,096 
16K FREDERICKART 1:32,268+1,177 
17T BARNARDJenzer 1:32,315+1,224 
18L BROWNINGHitech 1:32,325+1,234 
19C COLLETVan Amersfoort 1:32,463+1,372 
20R VILLAGÓMEZVan Amersfoort 1:32,724+1,633 
21S MONTOYAHitech 1:32,778+1,687 
22H BARTERCampos 1:32,915+1,824 
23I COHENCarlin 1:33,168+2,077 
24T SMITHVan Amersfoort 1:33,594+2,503 
25M ESTERSONCarlin 1:33,897+2,806 
26A GARCÍAJenzer 1:34,415+3,324 
27W SHINPHM 1:34,523+3,432 
28S FLÖRSCHPHM 1:34,766+3,675 
29R FARIAPHM 1:34,967+3,876 
30O GRAYCarlin s/tempo  
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