O’Sullivan puxa 1-2 da Prema e larga na pole da corrida 2 da F3 na Hungria. Bortoleto é 9º
Zak O'Sullivan vai largar na pole-position da corrida de domingo da F3, válida pela rodada da Hungria. Gabriel Bortoleto terminou em nono
Zak O’Sullivan garantiu a pole-position para a corrida principal da rodada da Hungria da Fórmula 3. O piloto da Prema registrou a melhor volta em 1min31s091 na parte final da sessão, superando o companheiro de equipe, Dino Baganovic, em 0s4.
Nos cinco minutos finais, já com o DRS liberado após a significativa melhora da pista húngara, que começou úmida por conta da chuva, os pilotos começaram a detonar o tempo de volta que, até então, era na casa de 1min34s. O primeiro a destruir essa marca foi Christian Mansell, mas não demorou para os carros da Prema assumirem a ponta, com O’Sullivan cravando 1min31s091 — tempo, aliás, que já era o recorde da categoria em Hungaroring.
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Leonardo Fornaroli ficou em terceiro, com Franco Colapinto completando a segunda fila. Oliver Goethe ficou em quinto, com Paul Aron em sexto e Nikola Tsolov em sétimo.
Jonny Edgar completou a classificação em oitavo, à frente de Gabriel Bortoleto, que ainda está sob investigação por voltar à pista de maneira perigosa e atrapalhar Beganovic. Christian Mansell fechou o top-10. Gabriele Minì ficou em 12º, o que dá ao italiano a pole-position para a corrida sprint. Caio Collet ficou em 19º, enquanto Roberto Faria foi o 29º.
A Fórmula 3 retorna neste sábado, a partir das 4h50 (de Brasília, GMT-3), para a disputa da corrida sprint. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023.
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Confira como foi a classificação da F3 na Hungria:
Depois de abrir os trabalhos em Hungaroring com o treino livre, a categoria voltou à pista após o TL1 pouco movimentado da Fórmula 1 por conta da forte chuva que caiu sobre o circuito. Os pilotos da F3, portanto, tiveram de encarar a pista úmida no início da classificação, porém com trilho, o que fez boa parte do grid já calçar os slicks.
Bortoleto, por sua vez, não quis arriscar e colocou os compostos para chuva na primeira saída. Uma aposta mais segura, porém não demoraria até a pista exigir a troca para a borracha de pista seca. Na tentativa de já marcar algum tempo, o líder do campeonato acabou passando por cima da zebra. Resultado: por exceder os limites de pista, teve o tempo deletado.
Enquanto isso, Sebastián Montoya já assumia a ponta, mas logo foi superado por Collet, registrando 1min45s726. A 22 minutos para o fim, Oliver Gray perdeu a traseira na saída da curva 3 e bateu com a frente do carro na barreira de proteção no mesmo ponto do acidente de Carlos Sainz, no TL1 da F1. O britânico conseguiu retornar aos boxes sozinho, mas o carro da Carlin ficou bastante danificado.
A batida causou uma rápida bandeira vermelha na sessão classificatória. Antes da interrupção, apenas oito pilotos apareciam com tempo registrado: Collet, Montoya, Nikita Bedrin, Minì, Fornaroli, Tommy Smith, Luke Browning e Woohyun Shin.
No retorno, Colapinto bateu a marca de Collet, mas imediatamente foi superado por Goethe, que registrou 1min37s440, 0s8 mais rápido que o argentino. Franco, então, veio forte na volta seguinte, mas ficou em terceiro. Quem pulou para a liderança foi Mari Boya, com 1min35s282.
Bortoleto também conseguiu subir na tabela com os slicks e entrou na casa de 1min35s, pulando para quarto. Na tentativa seguinte, fez o melhor primeiro setor, com Fornaroli na cola, melhorando o segundo trecho. Ao final do giro, o brasileiro cravou 1min34s346.
Com pouco menos de 15 minutos para o final, a pole-position da corrida de domingo estava longe de ser decidida. Quanto mais a pista melhorava as condições, mais os nomes de destaque na temporada surgiam, entre eles Martí. E o vice-líder da temporada conseguiu baixar a marca dos rivais ao registrar 1min34s144, assumindo a ponta.
Perto dos dez minutos finais, O’Sullivan apareceu com uma segunda parcial melhor que a do piloto da Campos, porém optou por abortar a volta e retornar aos boxes. Mais alguns giros e com a pista ainda mais seca, e a direção de prova liberou o uso do DRS.
Foi quando os tempos de volta passaram a despencar. Giro a giro, os pilotos iam melhorando suas respectivas marcas, até que O’Sullivan repetiu a dose do treino livre e assumiu o topo da tabela com alguns minutos ainda a correr para de lá não sair mais. Primeira pole-position do britânico na temporada, que já tem três vitórias.
Fórmula 3 2023, rodada da Hungria, Hungaroring, classificação:
1 | Z O’SULLIVAN | Prema | 1:31,091 | |||
2 | D BEGANOVIC | Prema | 1:31,494 | +0,403 | ||
3 | L FORNAROLI | Trident | 1:31,597 | +0,506 | ||
4 | F COLAPINTO | MP | 1:31,626 | +0,535 | ||
5 | O GOETHE | Trident | 1:31,706 | +0,615 | ||
6 | P ARON | Prema | 1:31,744 | +0,653 | ||
7 | N TSOLOV | ART | 1:31,804 | +0,713 | ||
8 | J EDGAR | MP | 1:31,857 | +0,766 | ||
9 | G BORTOLETO | Trident | 1:31,876 | +0,785 | ||
10 | C MANSELL | Campos | 1:31,880 | +0,789 | ||
11 | N BEDRIN | Jenzer | 1:32,121 | +1,030 | ||
12 | G MINÌ | Hitech | 1:32,163 | +1,072 | ||
13 | J. M. MARTÍ | Campos | 1:32,173 | +1,082 | ||
14 | G SAUCY | ART | 1:32,182 | +1,091 | ||
15 | M BOYA | MP | 1:32,187 | +1,096 | ||
16 | K FREDERICK | ART | 1:32,268 | +1,177 | ||
17 | T BARNARD | Jenzer | 1:32,315 | +1,224 | ||
18 | L BROWNING | Hitech | 1:32,325 | +1,234 | ||
19 | C COLLET | Van Amersfoort | 1:32,463 | +1,372 | ||
20 | R VILLAGÓMEZ | Van Amersfoort | 1:32,724 | +1,633 | ||
21 | S MONTOYA | Hitech | 1:32,778 | +1,687 | ||
22 | H BARTER | Campos | 1:32,915 | +1,824 | ||
23 | I COHEN | Carlin | 1:33,168 | +2,077 | ||
24 | T SMITH | Van Amersfoort | 1:33,594 | +2,503 | ||
25 | M ESTERSON | Carlin | 1:33,897 | +2,806 | ||
26 | A GARCÍA | Jenzer | 1:34,415 | +3,324 | ||
27 | W SHIN | PHM | 1:34,523 | +3,432 | ||
28 | S FLÖRSCH | PHM | 1:34,766 | +3,675 | ||
29 | R FARIA | PHM | 1:34,967 | +3,876 | ||
30 | O GRAY | Carlin | s/tempo |