O’Sullivan segura Bortoleto e vence corrida 2 da Fórmula 3 na Áustria. Collet repete pódio

Zak O'Sullivan segurou Gabriel Bortoleto e venceu a corrida principal da etapa da Áustria da F3. Caio Collet aproveitou o toque entre Sebastián Montoya e Franco Colapinto na volta final e foi a pódio

Zak O’Sullivan resistiu ao ataque de Gabriel Bortoleto e venceu a corrida principal da rodada da Áustria da Fórmula 3, realizada neste domingo (2). O britânico partiu apenas em sexto, mas cuidou bem dos pneus e fez ótimas ultrapassagens até alcançar o primeiro posto.

O pega nos instantes finais entre O’Sullivan, Bortoleto, Franco Colapinto e Sebastián Montoya foi intenso. O brasileiro buscou um ataque antes da abertura do último giro, mas ficou sem espaço e teve de passar pela zebra para não haver toque. Isso permitiu a Colapinto a chance de tentar o segundo posto, mas o brasileiro conseguiu se defender.

Só que o filho do ex-piloto da Fórmula 1, Juan Pablo Montoya, não se deu por vencido e foi a todo custo determinado a pegar o seu lugar no pódio. Como Franco não aliviou, o resultado não poderia ser outro: ambos se tocaram, com o colombiano levando a pior e quase perdendo os pontos.

Mas Colapinto também teve motivos para se lamentar, pois o enrosco com o piloto da Hitech fez Caio Collet pegar o pódio, repetindo o terceiro posto alcançado também na sprint.

Colapinto ficou em quarto, com Dino Beganovic na quinta posição. Jonny Edgar cruzou a linha de chegada em sexto, à frente de Christian Mansell e Hugh Barter. Sophia Flörsch fez uma ótima prova de recuperação e marcou os seus primeiros pontos na temporada ao completar em nono, com Montoya fechando o top-10. Roberto Faria foi o 22º.

ATUALIZAÇÃO: após a corrida, a inspeção técnica pegou irregularidades no carro de Flörsch, e a pilota foi desclassificada. Montoya, por sua vez, tomou 10s pelo toque em Colapinto e caiu para 20º. Com isso, Josep María Martí e Leonardo Fornaroli foram promovidos à zona de pontos.

A próxima etapa da Fórmula 3 acontece já no próximo final de semana, de 7 a 9 de julho, em Silverstone. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Largada Formula 3 na Áustria 2023
Largada da Fórmula 3 na Áustria (Foto: Reprodução/F1 TV)

Saiba como foi a corrida principal da F3 na Áustria

Após a vitória de Paul Aron na sprint, os pilotos voltaram ao Red Bull Ring para a disputa das 27 voltas finais do final de semana, dessa vez com Grégoire Saucy puxando a fila, tendo ao seu lado Beganovic. Bortoleto também conseguiu um bom resultado, colocando-se em terceiro, enquanto o seu principal rival na briga pelo título, Martí, era apenas o 12º.

Luzes apagadas, Saucy não teve dificuldades para permanecer na liderança, enquanto o líder do campeonato teve de se defender de Aron, em quarto, para sustentar o posto. Collet, por sua vez, até partiu bem da quinta colocação, mas foi forçado para fora na saída da curva 1 por O’Sullivan, que ainda bloqueou o colega de academia da Williams, Colapinto e ganhou o posto.

Na curva 3, Gabriele Minì acabou tocado na curva 3 e foi parar na caixa de brita, trazendo a primeira e única intervenção do safety-car. Três giros depois, a direção de prova liberou novamente a pista, com Saucy puxando o pelotão, seguido por Beganovic, Bortoleto, Aron, O’Sullivan, Colapinto, Kaylen Frederick, Collet, Martí — já em nono — e Mansell completando o primeiro top-10 da corrida.

Volta 7, Beganovic partiu para o ataque e, com a asa móvel, conseguiu a ultrapassagem sobre o líder Saucy, assumindo a ponta. Bortoleto foi o próximo a tentar a manobra, mas nas duas primeiras tentativas, ficou com o lado de fora do traçado e não teve sucesso.

Acontece que o piloto da Prema, em primeiro, começou a reclamar pelo rádio do desgaste dos pneus. Enquanto isso, Aron tentava se aproveitar da briga entre Bortoleto e Beganovic e surpreendia o brasileiro, mergulhando por dentro na curva 3 e tomando o terceiro posto. O piloto da Trident tentou dar o troco imediatamente, mas não conseguiu recuperar o lugar.

Então, Aron partiu em busca da segunda posição, mas acabou tocando na roda traseira direita do carro de Saucy, ficando com a asa danificada e ainda causando um furo de pneu no carro #8, que deu adeus à disputa. Já Bortoleto aproveitou-se dos problemas de Beganovic com os pneus e usou o DRS para assumir a ponta.

Volta 14, e O’Sullivan deixou Beganovic para trás, passando a caçar Bortoleto na briga pela vitória. E a ultrapassagem aconteceu na freada da 3, por dentro. Atrás, na curva seguinte, Colapinto ganhou o terceiro lugar, jogando o #2 da Prema para quarto.

A disputa não era acirrada apenas pela liderança. No pelotão intermediário, as trocas de posições eram intensas, tanto que houve enrosco entre Kaylen Frederick e Mari Boya, com os dois sofrendo danos. Pouco mais à frente, Collet era o próximo a se valer da queda de rendimento de Beganovic, assumindo o quarto posto. Montoya veio no embalo, chegou a ser forçado para fora da pista pelo piloto da Prema, mas não aliviou o pé e ganhou a quinta posição.

Na frente, no giro 19, Bortoleto colou em O’Sullivan e ganhou a preferência na curva, mas o britânico prevaleceu e conseguiu um respiro de 0s8 nas duas voltas subsequentes. Enquanto isso, Collet se via tendo de buscar um traçado defensivo para impedir o ataque de Montoya, aparentemente com os pneus em melhores condições na reta final da prova.

Nas duas voltas finais, o pega ficou eletrizante entre O’Sullivan, Bortoleto, Colapinto e Montoya. O brasileiro ensaiou a ultrapassagem, mas o britânico não aliviou, obrigando o líder do campeonato a pegar um pedaço da zebra para evitar o toque e, com isso, abrindo para o argentino a chance de pegar o segundo posto. Mas Gabriel defendeu-se bem, assegurando a posição.

Montoya é que não quis saber de ‘apenas marcar pontos’ e foi determinado em busca do pódio, só que encontrou um Colapinto tão impetuoso quanto pela frente e não conseguiu evitar o toque entre os dois. Quem acabou levando a melhor foi Collet, que mergulhou para conquistar mais um pódio no final de semana.

Fórmula 3 2023, etapa da Áustria, Red Bull Ring, corrida 2 (atualizado):

1Z O’SULLIVANPrema26 voltas  
2G BORTOLETOTrident+0.844  
3C COLLETVan Amersfoort+1.696  
4F COLAPINTOMP+2.458  
5D BEGANOVICPrema+4.460  
6J EDGARMP+4.723  
7C MANSELLCampos+5.296  
8H BARTERCampos+5.676  
9J. M. MARTÍCampos+9.530  
10L FORNAROLITrident+10.624  
11O GOETHETrident+12.441  
12T BARNARDJenzer+13.883  
13N BEDRINJenzer+14.601  
14O GRAYCarlin+15.148  
15R VILLAGÓMEZVan Amersfoort+15.803  
16N TSOLOVART+16.236  
17M CRESSWELLPHM+16.584  
18T SMITHVan Amersfoort+16.921  
19R FARIAPHM+17.355  
20S MONTOYAHitech+18.814+10s 
21H YEANYCarlin+23.510+10s  
22L BROWNINGHitech+38.170  
23A GARCÍAJenzer+53.151  
24M BOYAMP+53.750  
25P ARONPrema+1:06,265  
26K FREDERICKART+1:07,566  
27G SAUCYART+2 voltas  
I COHENCarlinNC  
 G MINÌHitechNC  
 S FLÖRSCHPHMDSQ  
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.