Aron bate Martí e vence corrida sprint da F3 na Áustria. Collet é 3º e Bortoleto, 10º

Paul Aron perdeu a pole-position por conta dos limites de pista, mas conseguiu vencer o duelo contra Josep María Martí na corrida sprint da Fórmula 3, realizada neste sábado (1), e subiu ao degrau mais alto do pódio

O final da corrida sprint da Fórmula 3 na Áustria, realizada neste sábado (1), foi, sem dúvida, um dos melhores da temporada. Após liderar praticamente toda a corrida, Josep María Martí não conseguiu conter o ataque de Paul Aron, que fez a ultrapassagem pela vitória a dois giros da bandeirada.

Mas se engana quem pensa que foi uma simples disputa entre dois pilotos. Por conta do safety-car na volta 11, o grid voltou a se juntar, abrindo não apenas para o piloto da Prema a chance da vitória, como também para Gabriele Minì e Caio Collet. Em dado momento, linhas de três e até quatro se formaram na briga pela liderança, com o piloto estoniano prevalecendo sobre os adversários. Foi a redenção para Aron após perder a pole-position da corrida principal por exceder os limites de pista.

De líder, Martí caiu para sexto, enquanto Collet ainda conseguiu uma bela manobra sobre Zak O’Sullivan — outro a surgir na briga nas curvas finais — assegurando o terceiro posto. Gabriel Bortoleto conseguiu marcar um ponto com o décimo lugar, enquanto Roberto Faria terminou em 25º.

A Fórmula 3 retorna ao Red Bull Ring neste domingo, para a disputa da corrida principal. A largada está prevista para as 3h25 (de Brasília, GMT-3). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O início da corrida sprint da F3 na Áustria (Foto: reprodução/F1 TV)

Confira como foi a corrida sprint da F3 na Áustria:

Se a sexta-feira já foi complicada por conta da extensão mais curta do traçado, causando um engarrafamento impressionante durante a classificação, a chuva resolveu temperar a corrida sprint da Fórmula 3, tanto que a direção de prova determinou que os pilotos partiriam para a volta de apresentação atrás do safety-car para avaliar as condições de pista.

No grid, punições a Christian Mansell e O’Sullivan (três posições para cada) que favoreceram alguns pilotos, entre eles Bortoleto, que fez o terceiro melhor tempo e partiria da décima posição com o grid invertido, porém subiu para nono. Na frente, Martí era o dono da posição de honra, tendo ao seu lado Minì. Collet, por sua vez, era o sétimo.

Dois giros atrás do carro de segurança, e os comissários liberaram a largada parada. Mas apesar das condições propícias para o caos — potencializadas pelo apagão de Oliver Goethe, em quarto, no grid, transformando-se em mais um perigoso obstáculo para quem vinha de trás — a largada foi limpa.

O piloto da Trident conseguiu partir, mas o problema o fez despencar no grid. Martí, por sua vez, manteve a ponta, enquanto Kaylen Frederick largava melhor que Minì e assumia a segunda posição. Aron, que começou do oitavo posto, veio no embalo e surgiu na frente, jogando o italiano para quarto, logo à frente de Collet.

Coincidentemente, Bortoleto, outro representante da Trident também ficou lento logo após a largada, mas conseguiu recuperar potência e seguir na prova. A questão é que, tal qual o companheiro de equipe, o brasileiro caiu de nono para 12º. O líder do campeonato ainda conseguiu recuperar um posto, mas, no giro 8, foi atacado por Mansell, que levou a melhor sobre o carro #5, assumindo o 11º lugar.

Na frente, Martí já aparecia com quase 3s de vantagem sobre Aron, agora segundo colocado após bela manobra sobre Frederick. Minì também conseguiu ganhar posição para cima do representante da ART, que precisou se defender de Collet na volta seguinte, mas em vão: na curva 3, o piloto da Van Amersfoort trouxe o carro para linha de fora, porém, como Frederick também levou o carro um pouco mais para a esquerda, Collet rapidamente mudou a direção e se colocou por dentro, ganhando a preferência na curva e efetuando uma bela ultrapassagem.

Na ponta, Martí foi avisado pela equipe que era preciso acelerar mais, pois Aron vinha rápido em segundo, diminuindo já a distância para 2s. Mas nem foi preciso tanto trabalho, e isso porque o safety-car entrou em ação na volta 11 após Rafael Villagómez ser espremido por Oliver Gray e os dois acabarem se tocando.

Minì, Aron e Collet sprint da F3 na Áustria
Pódio da F3 na Áustria, com Collet em terceiro (Foto: Reprodução/F1 TV)

A relargada foi na abertura do giro 14, e Martí não quis saber de esperar muito para retornar a aceleração, surpreendendo os adversários e conseguindo colocar já quase 1s sobre Aron, que teve de fechar todos os espaços para impedir a ultrapassagem de Minì. Collet manteve a quarta colação, com Bortoleto em 11º.

Na briga pelo quinto posto, os punidos Frederick e O’Sullivan dividiram a curva 3, com o piloto da Prema levando a melhor sobre o da ART. Bortoleto também ensaiava uma ultrapassagem sobre Luke Browning, porém sem sucesso.

Mas o lance decisivo veio no giro 17. Aron, com o carro muito mais veloz, foi para o ataque definitivo sobre o espanhol da Campos na briga pela vitória. Lado a lado, Martí precisou usar de todo o repertório de defesa para impedir a ultrapassagem na subida da curva 3, mas o duelo acabou permitindo a aproximação de Minì, que não só entrou também na briga pela liderança, como quase conseguiu uma ultrapassagem dupla. No fim, deu Aron, tomando a ponta na volta 18.

Ainda houve tempo para um ótimo pega para definir a última posição do pódio. Com Martí fora de combate, O’Sullivan foi quem surgiu como o oponente a ser batido, mas Collet garantiu o terceiro posto na última volta. O vencedor Aron, por sua vez, ainda deve receber uma multa por não ter seguido o protocolo da direção de prova e ter passado direto do pit-lane em vez de se dirigir aos boxes para a cerimônia de premiação.

Fórmula 3 2023, etapa da Áustria, Red Bull Ring, corrida sprint:

1P ARONPrema20 voltas  
2G MINÌHitech+1.469  
3C COLLETVan Amersfoort+4.978  
4Z O’SULLIVANPrema+5.486  
5J EDGARMP+6.372  
6J. M. MARTÍCampos+7.651  
7K FREDERICKART+8.332  
8D BEGANOVICPrema+8.490  
9S MONTOYAHitech+9.679  
10G BORTOLETOTrident+10.157  
11L BROWNINGHitech+10.985  
12M BOYAMP+11.343  
13F COLAPINTOMP+12.311  
14C MANSELLCampos+14.374  
15L FORNAROLITrident+15.175  
16N TSOLOVART+16.057  
17N BEDRINJenzer+16.873  
18I COHENCarlin+17.620  
19S FLÖRSCHPHM+18.265  
20H YEANYCarlin+18.507  
21G SAUCYART+19.415  
22T SMITHVan Amersfoort+20.160  
23H BARTERCampos+21.705  
24M CRESSWELLPHM+22.749  
25R FARIAPHM+25.292  
26O GOETHETrident1:28,610  
27T BARNARDJenzer+2 voltas  
 R VILLAGÓMEZVan AmersfoortNC  
 O GRAYCarlinNC  
 A GARCÍAJenzerNC  
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.