Estatísticas da Fórmula E após eP de Mônaco
Os vencedores do GP de Miami de F1
Como foi o sábado do GP de San Marino de 1994
Como foi a sexta-feira do GP de San Marino de 1994
Fórmula 3

Maloney tira coelho da cartola e anota pole da F3 em Ímola. Collet supera companheiros e é 9º

Piloto da Trident anotou 1min41s180 e vai largar em primeiro na corrida de domingo. Brasileiro Caio Collet superou seus companheiros de MP Motorsport e parte da nona posição

Zane Maloney vai largar na ponta no domingo (Foto: Fórmula 3)

Zane Maloney vai largar na ponta no domingo (Foto: Fórmula 3)

 
FÓRMULA 1 2022: HAMILTON VIRA DONO DO CHELSEA + SAINZ TEM CONTRATO RENOVADO | WGP

Zane Maloney conquistou a pole-position para a corrida principal do GP de Ímola da Fórmula 3, segunda etapa do calendário da categoria, nesta sexta-feira (22). O piloto da Trident anotou 1min41s180 e irá largar ao lado de seu companheiro de equipe, Roman Stanek, na primeira fila.

Jak Crawford, Grégoire Saucy, Oliver Bearman, Victor Martins, Isack Hadjar, Zak O’Sullivan, Caio Collet e Kush Maini, em ordem, completam o top-10 do grid de largada de domingo.

A sessão de 30 minutos começou agitada, com os pilotos alternando posições na dianteira do treino classificatório. Arthur Leclerc, Zak O’Sullivan, Victor Martins e Isack Hadjar foram se revezando na primeira colocação, ao passo que o brasileiro Caio Collet, da MP Motorsport, assegurava-se no sétimo lugar, 0s742 atrás do líder do piloto da Hitech.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Roman Stanek chegou a liderar a sessão por momentos (Foto: Fórmula 3)

Faltando 20 minutos para o fim do qualificatório, Collet conseguiu aproveitar os pedaços secos de pista e anotou 1min44s299, assumindo momentaneamente o posto de pole-position. No entanto, Leclerc logo retomou a primeira posição, com 1min43s904.

Depois de um começo animado, os carros foram aos boxes e as equipes seguraram os pilotos, na expectativa do circuito italiano secar de vez e os pneus duros, médios e macios pudessem ser postos em ação.

LEIA TAMBÉM
+ Leclerc supera
rodadas em pista molhada e lidera TL1 do GP da Emília-Romanha

Faltando oito minutos para o fim da sessão, a pista mais seca começou a fazer, definitivamente, a diferença. Oliver Bearman, da Prema, encaixou boa volta e assumiu a liderança, mas logo foi desbancado pela dupla da ART: Grégoire Saucy e Victor Martins, respectivamente.

Com 1min43s162, Roman Stanek, da Trident, alçou ao primeiro lugar. Com pouco mais de cinco minutos para o fim, Arthur Leclerc e Enzo Trulli se tocaram na pista e o monegasco atolou na brita, causando bandeira vermelha e consequente interrupção da sessão.

Arthur Leclerc atolado na brita (Foto: Fórmula 3)

Assim que a classificação foi retomada, todos os pilotos voltaram à pista, com janela de aproximadamente duas voltas para alcançarem o tempo derradeiro. O final foi agitadíssimo. Com 1min41s971, Hadjar ficou com a ponta até os momentos finais, quando Zane Maloney, da Trident, tirou coelho da cartola, voou na pista e anotou 1min41s180.

O final da sessão também não deixou de ter polêmica. Após a bandeira vermelha, a sessão ainda contava com mais de cinco minutos restantes, mas a organização da F3 determinou o encerramento prévio por conta da proximidade de horário com o classificatório da Fórmula 1.

Como a F3 possui um formato de corrida sprint com grid invertido no sábado, a primeira corrida do final de semana terá os 10 primeiros classificados em ordem invertida no momento da largada. As ações deste sábado (23) da Fórmula 3 começam às 05h35 (de Brasília). Já as de domingo tem início marcado para às 03h50.

QUANDO FERRARI VAI LIGAR ‘MODO TURBO’ NO MOTOR DA FÓRMULA 1 2022?