Guia F-E 2015/16: China

O título e a manutenção de Nelsinho Piquet são as grandes armas da China para a segunda temporada da F-E. Os testes de pré-temporada foram ruins, bem como o resultado do carro #88 no primeiro ano - algo que Oliver Turvey tenta mudar

Sede: Pequim, China
Trem de força: NEXTEV TCR FormulaE 001
Principais dirigentes: Steven Lu – diretor-executivo; Yu Liu, presidente
Em 2014/15 : 4ª colocada – 152 pontos
A China demorou algumas semanas para emplacar com Nelsinho Piquet na temporada inicial. Uma vez que pegou no tranco e se acertou, em Punta del Este, seguiu de vento em popa. Em pistas mais ou menos travadas, tradicionais ou não, Piquet foi impressionante. Para ele, claro, isso é ótimo. Para a equipe, no entanto, é apenas metade do caminho. Apenas na sétima corrida da temporada, o outro carro da China foi aos pontos.
 
Para 2015/16, o time optou por manter Oliver Turvey, que pontuou nas duas corridas de Londres, únicas que participou. É mais que importante ter equilíbrio nos dois carros se a equipe pensa em saltar de campeã de Pilotos e quarta colocada de Construtores para brigar seriamente em ambos. O trem de força criado pela NextEV, no entanto, aparece como possível vilão. Com ele, o time teve extremas dificuldades de acelerar na pré-temporada – tanto em confiabilidade quanto em desempenho. Se isso não mudar rápidos, o atual campeão vai se ver em apuros.
Nascimento: 25 de julho de 1985 (30 anos) em Heidelberg, Alemanha
Na F-E: 11 ePs (2 vitórias, 5 pódios)
Na primeira temporada: Campeão (144 pontos)
Na carreira: 12º na F1 (2008); 2º na GP2 (2006); 7º na Truck Series, da Nascar (2012)

#1 – NELSINHO PIQUET

A primeira temporada da F-E não poderia ter sido melhor para Nelsinho Piquet. Com um ano muito consistente e duas vitórias, o brasileiro conquistou o título após acirrada batalha com Sébastien Buemi e Lucas Di Grassi – com quem inclusive protagonizou interessante rivalidade.
 
Para 2015, contudo, a expectativa não é das melhores. Com os novos trens de força da categoria, a China, equipe do brasileiro, não parece estar no nível das rivais. Durante a pré-temporada, a China ficou sempre mais de 3s acima dos melhores tempos das sessões coletivas.
Nascimento: 1º de abril de 1987 (28 anos) em Penrith, Inglaterra
Na F-E: 2 ePs
Na primeira temporada: 22º (4 pontos)
Na carreira: Vencedor das 24 Horas de Le Mans – LMP2 (2014); 6º na GP2 (2010)

#88 – OLIVER TURVEY

A rodada dupla consistente que Oliver Turvey teve em Londres na decisão da temporada inaugural da F-E garantiu ao britânico uma vaga de titular na China para 2015/2016. 
 
Com bons resultados em categorias de base como a GP2 e a World Series, Turvey pode incomodar Piquet na luta doméstica do time. Entretanto, sonhar com título parece impossível pelas limitações apresentadas pela equipe nos testes.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube