Guia F-E 2015/16: Venturi

A Venturi teve a chance de demonstrar toda sua expertise na tecnologia EV preparando o carro para a nova temporada da F-E, então há que se esperar algo melhor que na primeira jornada. Além do mais, Jacques Villeneuve está com um dos volantes

Sede: Monte Carlo, Mônaco
Trem de força: Venturi VM200-FE-01
Principais dirigentes: Gildo Pallanca Pastor – fundador e dono; Marc Gindorf – acionista 
Em 2014/15 : 9ª colocada – 53 pontos
A Venturi chegou na F-E como a montadora especializada em tecnologia EV, e por isso com certas expectativas. Expectativas, essas, aumentadas por contratações de pilotos extremamente experientes em Nick Heidfeld e Stéphane Sarrazin. Em Pequim, Heidfeld deu show, a equipe fez um grande trabalho de troca de carros e Nick esteve a uma porção de controle emocional de Nicolas Prost de vencer a primeira corrida da história. O desfecho todo mundo sabe, Prost se desesperou, encheu o carro do alemão e os dois abandonaram. Depois disso, um resto de campeonato difícil. 53 pontos, nono lugar. Ainda teve um pódio, ao menos, com Sarrazin em Moscou.
 
O VM200-FE-01, trem de força desenvolvido para 2015/16 foi baseado no streamliner elétrico que a montadora já havia fabricado, um case de tecnologia EV. Tanto que a Dragon decidiu adquirir as partes da marca monegasca. Se Sarrazin ficou, Heidfeld foi-se para a Mahindra, e o time que tem como um dos donos Leonardo DiCaprio deu o que pode ser um 'pulo do gato' ao contratar o campeão mundial de F1 Jacques Villeneuve. Já se vai uma década desde que Villeneuve foi piloto regular de alguma categoria, mas o vencedor da F1 em 1997 está bastante animado para a F-E.

 
Nascimento: 2 de novembro de 1975 (39 anos) em Barjac, França
Na F-E: 11 ePs (1 pole, 1 pódio)
Na primeira temporada: 14º (22 pontos)
Na carreira: 3º no Mundial de Endurance (2013); 4º na F3000 (1999); 11º no WRC (2004)

#4 – STÉPHANE SARRAZIN

Stéphane Sarrazin não fez lá um grande campeonato na temporada inaugural da F-E. O veterano de 39 anos apareceu com destaque apenas quando cravou a pole-position na corrida 2 em Londres e um pódio em Moscou.
 
Com um carro que aparenta seguir apenas mediano e já na fase derradeira da carreira, Sarrazin precisa se preocupar apenas em bater o companheiro de equipe veteraníssimo Jacques Villeneuve.
Nascimento: 9 de abril de 1971 (44 anos) em Saint-Jean-sur-Richelieu, Canadá
Na F-E: Estreante
Na primeira temporada:
Na carreira: Campeão Mundial de F1 (1997); Campeão da Indy (1995); Vencedor das 500 Milhas de Indianápolis (1995)

#12 – JACQUES VILLENEUVE

Se Sarrazin é veterano, Jacques Villeneuve é ainda mais. Campeão Mundial em 1997, o canadense é o nome mais pesado do grid da F-E. Entretanto, a falta de ritmo deve comprometer o desempenho de Villeneuve ao menos nas primeiras provas do campeonato que começa em Pequim.
 
Mesmo com toda experiência, Villeneuve só tem de experiência na F-E os testes de pré-temporada. Marcar alguns pontos já seria, sem dúvida, um bom resultado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube