Guia F-E 2015/16: Venturi

A Venturi teve a chance de demonstrar toda sua expertise na tecnologia EV preparando o carro para a nova temporada da F-E, então há que se esperar algo melhor que na primeira jornada. Além do mais, Jacques Villeneuve está com um dos volantes

Sede: Monte Carlo, Mônaco
Trem de força: Venturi VM200-FE-01
Principais dirigentes: Gildo Pallanca Pastor – fundador e dono; Marc Gindorf – acionista 
Em 2014/15 : 9ª colocada – 53 pontos
A Venturi chegou na F-E como a montadora especializada em tecnologia EV, e por isso com certas expectativas. Expectativas, essas, aumentadas por contratações de pilotos extremamente experientes em Nick Heidfeld e Stéphane Sarrazin. Em Pequim, Heidfeld deu show, a equipe fez um grande trabalho de troca de carros e Nick esteve a uma porção de controle emocional de Nicolas Prost de vencer a primeira corrida da história. O desfecho todo mundo sabe, Prost se desesperou, encheu o carro do alemão e os dois abandonaram. Depois disso, um resto de campeonato difícil. 53 pontos, nono lugar. Ainda teve um pódio, ao menos, com Sarrazin em Moscou.
 
O VM200-FE-01, trem de força desenvolvido para 2015/16 foi baseado no streamliner elétrico que a montadora já havia fabricado, um case de tecnologia EV. Tanto que a Dragon decidiu adquirir as partes da marca monegasca. Se Sarrazin ficou, Heidfeld foi-se para a Mahindra, e o time que tem como um dos donos Leonardo DiCaprio deu o que pode ser um 'pulo do gato' ao contratar o campeão mundial de F1 Jacques Villeneuve. Já se vai uma década desde que Villeneuve foi piloto regular de alguma categoria, mas o vencedor da F1 em 1997 está bastante animado para a F-E.

 
Nascimento: 2 de novembro de 1975 (39 anos) em Barjac, França
Na F-E: 11 ePs (1 pole, 1 pódio)
Na primeira temporada: 14º (22 pontos)
Na carreira: 3º no Mundial de Endurance (2013); 4º na F3000 (1999); 11º no WRC (2004)

#4 – STÉPHANE SARRAZIN

Stéphane Sarrazin não fez lá um grande campeonato na temporada inaugural da F-E. O veterano de 39 anos apareceu com destaque apenas quando cravou a pole-position na corrida 2 em Londres e um pódio em Moscou.
 
Com um carro que aparenta seguir apenas mediano e já na fase derradeira da carreira, Sarrazin precisa se preocupar apenas em bater o companheiro de equipe veteraníssimo Jacques Villeneuve.
Nascimento: 9 de abril de 1971 (44 anos) em Saint-Jean-sur-Richelieu, Canadá
Na F-E: Estreante
Na primeira temporada:
Na carreira: Campeão Mundial de F1 (1997); Campeão da Indy (1995); Vencedor das 500 Milhas de Indianápolis (1995)

#12 – JACQUES VILLENEUVE

Se Sarrazin é veterano, Jacques Villeneuve é ainda mais. Campeão Mundial em 1997, o canadense é o nome mais pesado do grid da F-E. Entretanto, a falta de ritmo deve comprometer o desempenho de Villeneuve ao menos nas primeiras provas do campeonato que começa em Pequim.
 
Mesmo com toda experiência, Villeneuve só tem de experiência na F-E os testes de pré-temporada. Marcar alguns pontos já seria, sem dúvida, um bom resultado.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.