Fórmula E confirma entrada de Jacarta no calendário já para temporada 2019/20

A categoria dos carros elétricos anunciou a entrada de Jacarta no calendário para a sexta temporada do esporte. O eP de Jacarta está marcado para 6 de junho, data que originalmente estava prevista para o eP de Nova York. A tendência é que a prova norte-americana seja realizada em julho

A Fórmula E confirmou mais um destino asiático para a sexta temporada da sua história. Depois de anunciar a primeira versão do calendário com a inclusão de Seul, capital da Coreia do Sul, a categoria dos carros elétricos aproveitou a sexta-feira (20) para confirmar a entrada de Jacarta, capital da Indonésia, com o eP sendo realizado em 6 de junho. É a primeira vez que o campeonato irá visitar o país, aumentando sua presença no continente asiático.
 
Segundo o ex-CEO da Fórmula E, Alejandro Agag, a Fórmula E já tinha interesse em correr na capital da Indonésia há algum tempo. No final da temporada 2018/19, a revista britânica ‘Autosport’ havia noticiado que as negociações estavam avançadas. O traçado da pista não foi revelado junto com o anúncio, mas será construído próximo ao Monumento Nacional no centro da cidade.
A Fórmula E vai desbravar novos horizontes em 2020 (Foto: DS Techeetah)

O anúncio da prova na Indonésia vem em um momento em que o país sofre com fortes incêndios, que têm provocado o fechamento de aeroportos e escolas, com prejuízo direto para a qualidade do ar de toda a região, afetando inclusive a vizinha Singapura, palco da 15ª etapa do Mundial de F1 neste fim de semana.

 
A entrada da Indonésia levou também a uma modificação do calendário da Fórmula E para a temporada 2019/20. A ideia da categoria é que Jacarta seja a 11ª etapa do campeonato, após a edição inaugural do ePrix de Seul, na Coréia do Sul, em 3 de maio. 
 
Com isso, a visita da Fórmula E a Berlim, que teria seu eP originalmente disputado em 30 de maio, foi transferida para o mês de junho, enquanto a prova de Nova York, marcada inicialmente para 20 de junho, passa para 11 de julho. 
 
Segundo a primeira versão do calendário, há duas datas com o asterisco ‘a ser anunciado’: 14 de dezembro e 21 de março. As duas datas entram em conflito com o Mundial de Endurance. Dezembro bate as 6 Horas do Bahrain e a de março com as 1000 Milhas de Sebring. Ainda não há uma definição sobre a última data de 2019, mas a tendência é que a prova em março, marcada já para a China, seja novamente realizada no balneário de Sanya.
 
O encerramento da temporada, com uma rodada dupla em Londres, está mantido para os dias 25 e 26 de julho de 2020. Essa modificação no calendário ainda está sujeita à aprovação do Conselho Mundial da FIA, que volta a se reunir em outubro.
 
A sexta temporada da Fórmula E está marcada para começar no dia 22 de novembro, com uma etapa dupla no circuito de Ad-Diriyah, na Arábia Saudita. 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.