Fórmula E ganha status de Mundial da FIA para temporada 2020/21

A Fórmula E finalmente conseguiu o status de Mundial da FIA. Alejandro Agag e Jean Todt firmaram o acordo em reunião realizada na última semana, em Paris. Criador afirmou que este é o momento que todos na categoria trabalharam desde a criação, em 2014

A Fórmula E oficialmente vira um campeonato mundial a partir da temporada 2020/21. O Conselho Mundial do Esporte a Motor da FIA aprovou o novo status da categoria em uma reunião realizada na última semana, em Paris, que contou com Alejandro Agag, fundador da F-E, e Jean Todt, presidente da FIA. O anúncio foi feito nesta terça-feira (3).
 
Agora, a Fórmula E se junta a Fórmula 1, WEC, WRC e World RX como os campeonatos mundiais da FIA, já que cumprem os critérios de ter quatro montadoras e corridas em três continentes diferentes.
 
"A criação e desenvolvimento da Fórmula E tem sido uma grande aventura. Estou orgulhoso de confirmar que tem o status de um Campeonato Mundial da FIA. Desde que começamos esta jornada, a Fórmula E passou de força em força. Em um curto espaço de tempo, se provou relevante para a indústria automotiva com mais duas montadoras entrando na nova temporada, aumentando o número para 10", declarou Todt, presidente da FIA.
eP de Ad Diriyah (Foto: Michelin)
Alejandro Agag, fundador e antigo diretor-executivo, agora no cargo de chairman, também comemorou o novo status de sua criação, afirmando que tudo feito desde o início da categoria, em 2014, foi por este momento.
 
"Sempre foi nossa intenção virar um Mundial da FIA. Tudo que fizemos e entregamos até aqui foi para esse momento. Alcançar este status dá mais credibilidade ao que já é uma categoria completa e um produto esportivo espetacular. Esse acordo e anúncio coloca a Fórmula E na principal prateleira das categorias de monopostos", disse Agag.
 
"Foi um esforço tremendo de muitas pessoas envolvidas, e isso não seria possível sem o apoio de Jean Todt e da federação, junto com a dedicação e comprometimento mostrado por nossos times e parceiros", completou.
 
A temporada 2019/20 da Fórmula E teve início nos dias 22 e 23 de novembro com a etapa em Ad-Diriyah. Sam Bird venceu a corrida 1, enquanto Alexander Sims triunfou na corrida 2 e assumiu a liderança do campeonato. Os vencedores desta temporada não receberão o status de campeões mundiais.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.