Pulling mantém fase dominante e lidera teste de pilotas da Fórmula E em Jarama
Líder e muito próxima do título na F1 Academy, Abbi Pulling mostrou as razões por trás da grande fase e foi a mais rápida no teste exclusivo de pilotas da Fórmula E, em Jarama
A pré-temporada da Fórmula E 2024/25 foi encerrada oficialmente nesta sexta-feira (8), em Jarama, na Espanha, com o teste de pilotas que reservou espaço para 18 mulheres na pista. E Abbi Pulling, que varre a F1 Academy em 2024, fechou as três horas de sessão na liderança, com 1min30s889 em sua volta mais rápida pela Nissan. Bianca Bustamante se colocou no segundo lugar com a McLaren, 0s826 atrás da líder, e Léna Bühler fechou o top-3 no carro da Mahindra.
A atividade quase não teve interrupções ao longo das três horas, com apenas uma bandeira vermelha na marca de meia hora restante, quando Jessica Edgar encostou sua DS Penske. Com isso, a sessão foi paralisada por cerca de 18 minutos. O carro #25, normalmente usado por Jean-Éric Vergne, já dera problemas no período da manhã, quando os titulares estiveram na pista.
Jamie Chadwick [Jaguar], Bentske Visser [DS Penske], Ella Lloyd [McLaren], Tatiana Calderón [Maserati], Carrie Schreiner [Maserati], Jessica Edgar [DS Penske] e Alice Powell [Envision] completaram o top-10 do teste, que teve apenas Lilou Wadoux, da Jaguar, de fora: a francesa teve problemas com o encaixe do assento e não conseguiu sair da garagem.
Após o fim do período de testes, a Fórmula E começa a se preparar oficialmente para a estreia da temporada, programada para o dia 7 de dezembro, em São Paulo. O GRANDE PRÊMIO fará a cobertura completa do evento, com presença IN LOCO, e do campeonato na íntegra.
Confira como foi o teste de pilotas em Jarama:
A atividade exclusiva de pilotas da Fórmula E começou com quase todas as participantes indo à pista nos primeiros segundos. O tempo inaugural na tabela de tempos veio com Beitske Visser, da DS Penske, que anotou 1min51s483 na primeira tentativa. Logo em seguida, porém, a neerlandesa foi superada por uma série de outras competidoras.
Simona de Silvestro marcou 1min45s214 com a Kiro e pulou para a primeira colocação antes da marca de cinco minutos, enquanto Marta García se colocou atrás com a Porsche. Abbi Pulling, da Nissan, era a terceira, com Ella Lloyd e Gabriela Jilková fechando o top-5 com McLaren e Porsche, respectivamente.
Os tempos, entretanto, caíam em alta velocidade, à medida em que as pilotas se adaptavam à pista. García logo fez 1min41s802 para assumir a ponta, e Chloe Chambers colocou o primeiro tempo no relógio para tomar o segundo posto com a Andretti, mas as posições continuaram mudando com bastante frequência.
Com pouco menos de 30 minutos de atividade, a liderança estava nas mãos de Jamie Chadwick, da Jaguar, com 1min35s314. Pulling se manteve no segundo lugar, apenas 0s072 atrás, com De Silvestro em terceiro.
Com cerca de meia hora transcorrida no relógio, praticamente todas as pilotas foram aos boxes, e apenas Carrie Schreiner [Maserati] e Alice Powell [Envision] seguiram dando voltas na pista. Pouco depois, todavia, as duas também recolheram para o pit-lane, mas o teste voltou com força total em seguida — e Pulling anotou 1min32s067 para tomar a ponta.
Na marca de 1h de atividade, o top-10 tinha a seguinte ordem: Abbi Pulling, Jamie Chadwick, Bianca Bustamante, Ella Lloyd, Tatiana Calderón, Simona de Silvestro, Marta García, Jessica Edgar, Lena Bühler e Chloe Chambers. A volta mais rápida seguia em 1min32s067.
A pista, então, passou a ficar mais vazia, e várias das pilotas recolheram aos boxes para trocar informações com as equipes. Powell, Chadwick, Schreiner e Alisha Palmowski, entretanto, seguiram dando voltas no traçado com o Gen3 Evo.
Edgar, Bustamante, Lloyd, Jilková, Chambers e Nerea Martí também foram à pista e movimentaram a tabela de tempos, mas nada que alterasse o topo. A liderança de Pulling só foi perdida com cerca de 1h de sessão restante, quando Léna Bühler e Bustamante quebraram a casa de 1min32s e marcaram 1min31s907 e 1min31s715, respectivamente.
Pouco depois, Chadwick também passou Pulling, com 1min32s047, enquanto a dupla da Maserati ganhou posições: Tatiana Calderón subiu para o sétimo lugar, com Schreiner em oitavo. Abbi, então, ignorou a evolução das rivais e marcou 1min30s889, melhor tempo da sessão e o primeiro na casa de 1min30s.
Com mais de duas horas realizadas no teste, apenas um carro seguia sem ir à pista: Lilou Wadoux, da Jaguar, que sofreu com um problema de encaixe no assento. António Félix da Costa, da Porsche, chegou a oferecer ajuda e forneceu o próprio assento, mas a equipe seguia tentando resolver a questão.
Miki Koyama melhorou o próprio tempo na marca de 45 minutos restantes, com 1min34s082 na Lola Yamaha, mas ainda 3s1 atrás da liderança. Palmowski era a única outra na pista a essa altura, ocupando apenas a 16ª colocação.
Com pouco mais de 30 minutos pela frente na sessão, Edgar sofreu com um problema no carro da DS Penske e encostou na curva 3. Imediatamente, a bandeira vermelha entrou em ação e a atividade foi interrompida. Curiosamente ou não, foi no exato ponto em que Jean-Éric Vergne parou o mesmo carro na sessão anterior, também causando uma paralisação.
Após uma longa retirada do carro, o teste foi retomado com 12 minutos restantes no relógio, e rapidamente as pilotas começaram a deixar o pit-lane. Chadwick puxava o pelotão. Dali até o fim, entretanto, ninguém conseguiu desbancar o tempo de Pulling. Chadwick subiu para a segunda colocação, e o grande destaque foi o salto de Koyama para o quarto lugar. Mas foi só.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Fórmula E 2024/25, Pré-Temporada, Jarama, Teste de Pilotas:
1 | A PULLING | Nissan | 1:30.889 | |
2 | J CHADWICK | Jaguar | 1:31.209 | +0.320 |
3 | B BUSTAMANTE | McLaren | 1:31.715 | +0.826 |
4 | M KOYAMA | Lola Yamaha ABT | 1:31.731 | +0.842 |
5 | L BÜHLER | Mahindra | 1:31.907 | +1.018 |
6 | B VISSER | DS Penske | 1:32.221 | +1.332 |
7 | E LLOYD | McLaren | 1:32.374 | +1.485 |
8 | M GARCÍA | Porsche | 1:32.624 | +1.735 |
9 | C SCHREINER | Maserati | 1:32.626 | +1.737 |
10 | T CALDERÓN | Maserati | 1:32.815 | +1.926 |
11 | J EDGAR | DS Penske | 1:33.155 | +2.266 |
12 | A POWELL | Envision | 1:33.164 | +2.275 |
13 | N MARTÍ | Andretti | 1:33.805 | +2.916 |
14 | G JILKOVÁ | Porsche | 1:34.556 | +3.667 |
15 | C CHAMBERS | Andretti | 1:35.130 | +4.241 |
16 | A PALMOWSKI | Envision | 1:35.145 | +4.256 |
17 | S DE SILVESTRO | Kiro | 1:35.499 | +4.610 |
18 | L WADOUX | Jaguar | — | — |