Pulling mantém fase dominante e lidera teste de pilotas da Fórmula E em Jarama

Líder e muito próxima do título na F1 Academy, Abbi Pulling mostrou as razões por trás da grande fase e foi a mais rápida no teste exclusivo de pilotas da Fórmula E, em Jarama

A pré-temporada da Fórmula E 2024/25 foi encerrada oficialmente nesta sexta-feira (8), em Jarama, na Espanha, com o teste de pilotas que reservou espaço para 18 mulheres na pista. E Abbi Pulling, que varre a F1 Academy em 2024, fechou as três horas de sessão na liderança, com 1min30s889 em sua volta mais rápida pela Nissan. Bianca Bustamante se colocou no segundo lugar com a McLaren, 0s826 atrás da líder, e Léna Bühler fechou o top-3 no carro da Mahindra.

A atividade quase não teve interrupções ao longo das três horas, com apenas uma bandeira vermelha na marca de meia hora restante, quando Jessica Edgar encostou sua DS Penske. Com isso, a sessão foi paralisada por cerca de 18 minutos. O carro #25, normalmente usado por Jean-Éric Vergne, já dera problemas no período da manhã, quando os titulares estiveram na pista.

Jamie Chadwick [Jaguar], Bentske Visser [DS Penske], Ella Lloyd [McLaren], Tatiana Calderón [Maserati], Carrie Schreiner [Maserati], Jessica Edgar [DS Penske] e Alice Powell [Envision] completaram o top-10 do teste, que teve apenas Lilou Wadoux, da Jaguar, de fora: a francesa teve problemas com o encaixe do assento e não conseguiu sair da garagem.

Após o fim do período de testes, a Fórmula E começa a se preparar oficialmente para a estreia da temporada, programada para o dia 7 de dezembro, em São Paulo. O GRANDE PRÊMIO fará a cobertura completa do evento, com presença IN LOCO, e do campeonato na íntegra.

O elenco do teste de pilotas da Fórmula E em Jarama, na Espanha (Foto: Fórmula E)

Confira como foi o teste de pilotas em Jarama:

A atividade exclusiva de pilotas da Fórmula E começou com quase todas as participantes indo à pista nos primeiros segundos. O tempo inaugural na tabela de tempos veio com Beitske Visser, da DS Penske, que anotou 1min51s483 na primeira tentativa. Logo em seguida, porém, a neerlandesa foi superada por uma série de outras competidoras.

Simona de Silvestro marcou 1min45s214 com a Kiro e pulou para a primeira colocação antes da marca de cinco minutos, enquanto Marta García se colocou atrás com a Porsche. Abbi Pulling, da Nissan, era a terceira, com Ella Lloyd e Gabriela Jilková fechando o top-5 com McLaren e Porsche, respectivamente.

Os tempos, entretanto, caíam em alta velocidade, à medida em que as pilotas se adaptavam à pista. García logo fez 1min41s802 para assumir a ponta, e Chloe Chambers colocou o primeiro tempo no relógio para tomar o segundo posto com a Andretti, mas as posições continuaram mudando com bastante frequência.

Com pouco menos de 30 minutos de atividade, a liderança estava nas mãos de Jamie Chadwick, da Jaguar, com 1min35s314. Pulling se manteve no segundo lugar, apenas 0s072 atrás, com De Silvestro em terceiro.

Pulling foi rápida desde o início em Jarama (Foto: Fórmula E)

Com cerca de meia hora transcorrida no relógio, praticamente todas as pilotas foram aos boxes, e apenas Carrie Schreiner [Maserati] e Alice Powell [Envision] seguiram dando voltas na pista. Pouco depois, todavia, as duas também recolheram para o pit-lane, mas o teste voltou com força total em seguida — e Pulling anotou 1min32s067 para tomar a ponta.

Na marca de 1h de atividade, o top-10 tinha a seguinte ordem: Abbi Pulling, Jamie Chadwick, Bianca Bustamante, Ella Lloyd, Tatiana Calderón, Simona de Silvestro, Marta García, Jessica Edgar, Lena Bühler e Chloe Chambers. A volta mais rápida seguia em 1min32s067.

A pista, então, passou a ficar mais vazia, e várias das pilotas recolheram aos boxes para trocar informações com as equipes. Powell, Chadwick, Schreiner e Alisha Palmowski, entretanto, seguiram dando voltas no traçado com o Gen3 Evo.

Edgar, Bustamante, Lloyd, Jilková, Chambers e Nerea Martí também foram à pista e movimentaram a tabela de tempos, mas nada que alterasse o topo. A liderança de Pulling só foi perdida com cerca de 1h de sessão restante, quando Léna Bühler e Bustamante quebraram a casa de 1min32s e marcaram 1min31s907 e 1min31s715, respectivamente.

Lilou Wadoux, entre Chadwick e Nick Cassidy, teve problemas com o assento (Foto: Fórmula E)

Pouco depois, Chadwick também passou Pulling, com 1min32s047, enquanto a dupla da Maserati ganhou posições: Tatiana Calderón subiu para o sétimo lugar, com Schreiner em oitavo. Abbi, então, ignorou a evolução das rivais e marcou 1min30s889, melhor tempo da sessão e o primeiro na casa de 1min30s.

Com mais de duas horas realizadas no teste, apenas um carro seguia sem ir à pista: Lilou Wadoux, da Jaguar, que sofreu com um problema de encaixe no assento. António Félix da Costa, da Porsche, chegou a oferecer ajuda e forneceu o próprio assento, mas a equipe seguia tentando resolver a questão.

Miki Koyama melhorou o próprio tempo na marca de 45 minutos restantes, com 1min34s082 na Lola Yamaha, mas ainda 3s1 atrás da liderança. Palmowski era a única outra na pista a essa altura, ocupando apenas a 16ª colocação.

Com pouco mais de 30 minutos pela frente na sessão, Edgar sofreu com um problema no carro da DS Penske e encostou na curva 3. Imediatamente, a bandeira vermelha entrou em ação e a atividade foi interrompida. Curiosamente ou não, foi no exato ponto em que Jean-Éric Vergne parou o mesmo carro na sessão anterior, também causando uma paralisação.

Após uma longa retirada do carro, o teste foi retomado com 12 minutos restantes no relógio, e rapidamente as pilotas começaram a deixar o pit-lane. Chadwick puxava o pelotão. Dali até o fim, entretanto, ninguém conseguiu desbancar o tempo de Pulling. Chadwick subiu para a segunda colocação, e o grande destaque foi o salto de Koyama para o quarto lugar. Mas foi só.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Fórmula E 2024/25, Pré-Temporada, Jarama, Teste de Pilotas:

1A PULLINGNissan1:30.889 
2J CHADWICKJaguar1:31.209+0.320
3B BUSTAMANTEMcLaren1:31.715+0.826
4M KOYAMALola Yamaha ABT1:31.731+0.842
5L BÜHLERMahindra1:31.907+1.018
6B VISSERDS Penske1:32.221+1.332
7E LLOYDMcLaren1:32.374+1.485
8M GARCÍAPorsche1:32.624+1.735
9C SCHREINERMaserati1:32.626+1.737
10T CALDERÓNMaserati1:32.815+1.926
11J EDGARDS Penske1:33.155+2.266
12A POWELLEnvision1:33.164+2.275
13N MARTÍAndretti1:33.805+2.916
14G JILKOVÁPorsche1:34.556+3.667
15C CHAMBERSAndretti1:35.130+4.241
16A PALMOWSKIEnvision1:35.145+4.256
17S DE SILVESTROKiro1:35.499+4.610
18L WADOUXJaguar
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.