Ainda imbatível, Da Costa garante pole do segundo eP de Berlim. Di Grassi é 6°
António Félix da Costa foi nada menos do que 0s4 mais rápido do que o resto na classificação para o segundo eP de Berlim, virando favorito para vencer dois ePs seguidos na Fórmula E
António Félix da Costa deixa claro sempre que pode: o bom momento não é obra do acaso. O português, que abriu a maratona de corridas em Berlim com vitória dominante, indicou que tem grandes chances de repetir a dose nesta quinta-feira (6): o português foi nada menos do que 0s4 mais rápido e garantiu a posição de honra no segundo eP em Tempelhof.
Sébastien Buemi chegou a indicar que poderia desafiar Da Costa, ainda mais depois de fazer o melhor tempo na primeira fase da classificação. Só que o suíço fraquejou na hora da verdade, sendo 0s417 mais lento. Alexander Lynn surgiu em terceiro, fazendo trabalho notável com uma Mahindra pouco empolgante.
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Nyck de Vries surgiu em quarto, repetindo a atuação positiva de 24 horas antes. Robin Frijns surgiu em quinto, isso enquanto Lucas Di Grassi acabou com o sexto melhor tempo, sendo o lanterninha da superpole.
Para os outros dois brasileiros, a sessão foi de resultados tímidos. Felipe Massa voltou a ser superado pelo companheiro Edoardo Mortara e acabou com o 18° melhor tempo. Sérgio Sette Câmara progrediu um pouco em relação ao dia anterior e se aproximou de Nico Müller, mas foi o 21° mais rápido. Os compatriotas ganham uma posição cada no grid, já que Alexander Sims troca de bateria e cai para último.
Os pontos de bonificação da pole-position levam Da Costa a 100 no Campeonato de Pilotos. Já são 44 pontos de vantagem sobre Mitch Evans, um vice-líder cada vez mais exposto. O piloto da Jaguar larga apenas em 16°.
Saiba como foi o treino classificatório para o segundo eP de Berlim
Grupo 1: Da Costa, Evans, Sims, Vandoorne, Günther, Bird
Como de hábito, a classificação começou sem pressa alguma dos pilotos para ir à pista, com temperatura e aderência longe do ideal.
Stoffel Vandoorne foi o primeiro a deixar a garagem, mas esperando o máximo possível para tal. O belga conseguiu um tempo aparentemente decente, de 1min07s292. Isso até António Félix da Costa repetir o que já fora visto um dia antes: uma volta próxima da perfeição, de 1min06s791. O português foi nada menos do que 0s357 melhor do que o segundo colocado, Sam Bird. Maximilian Günther, Vandoorne, Alexander Sims e Mitch Evans fecharam o sexteto, todos com tempos que quase inviabilizavam a ida à superpole. Para Sims, com punição de 20 posições por troca de bateria, era garantia de largada em último.
Grupo 2: Lotterer, Di Grassi, Buemi, Mortara, Vergne, De Vries
Os seis levaram ao limite a máxima de retardar a saída dos boxes. Todos saíram com pouco mais do que 90s restando.
Nyck de Vries foi o primeiro passando pela linha de chegada, sendo pior apenas que Da Costa. Parecia um bom começo, mas aí Sébastien Buemi acabou com a brincadeira: o suíço conseguiu 1min06s779, superando o português por 0s012.
Os outros pilotos do grupo também conseguiram bons tempos, mas não brilhantes. Lucas Di Grassi foi quarto, com Jean-Éric Vergne em quinto. Esses tinham chances de superpole, mas precisando de um pouco de sorte. Quem estava definitivamente fora era Mortara, sétimo, e Lotterer, nono.
Grupo 3: Rowland, D’Ambrosio, Frijns, Calado, Abt, Massa
O terceiro grupo começou com uma mudança de comportamento. Quarto dos seis pilotos optaram por sair dos boxes relativamente cedo, com mais de dois minutos restando no cronômetro. Oliver Rowland e Daniel Abt foram os primeiros, apostando que a pista já estava aderente o suficiente.
Rowland fez um bom trabalho com pista livre, subindo para o que era a quinta posição. Virou sexto após uma volta surpreendente de Robin Frijns, que subiu para terceiro. Os dois tiraram Vergne e Bird da briga pela superpole. Os outros do grupo ficaram devendo: D’Ambrosio foi 13°, Massa foi 16°, Abt foi 17° e Calado foi 18°, também conhecido como último.
Grupo 4: Rast, Turvey, Müller, Jani, Lynn, Sette Câmara
Oliver Turvey foi à pista ainda mais cedo, com três minutos restando. Dessa vez, optando por fazer volta de aquecimento antes de pisar fundo. Quem foi direto para a parte que importa foi Sérgio Sette Câmara: o brasileiro mostrou evolução e se aproximou do tempo do companheiro Müller, mas ficou atrás.
A surpresa definitivamente foi Alex Lynn: mesmo com uma Mahindra menos competitiva do que em temporadas passadas, o britânico anotou o terceiro tempo e tirou Rowland da superpole. Turvey fez um bom trabalho, considerando a ruindade da NIO, e surgiu em 16°. Müller foi 19°, com Jani em 20° e Sette Câmara em 21°. Rast errou e foi 24°.
Superpole: Buemi, Da Costa, Lynn, Frijns, De Vries, Di Grassi
Di Grassi abriu os trabalhos com uma volta boa, mas não brilhante. O brasileiro cometeu um erro no primeiro setor e acabou com tempo de 1min07s292, 0s3 pior que o visto na fase anterior. Pelo rádio, o brasileiro reclamou que o carro estava saindo muito de frente.
De Vries veio em seguida e expôs os problemas da volta do brasileiro. O holandês melhorou um pouco em relação ao visto na primeira fase e acabou com tempo de 1min06s921, 0s371 melhor que Di Grassi.
Frijns, em busca ainda da primeira pole na FE, viu tal sonho se esvair rapidamente. O holandês até andou bem, abaixo de 1min07s, mas não foi espetacular. A volta 0s053 pior que a de De Vries, garantindo o segundo lugar no grid provisório.
Lynn, que já tinha feito um excelente trabalho ao chegar à superpole, manteve o bom momento. O britânico carregou o carro nas costas e conseguiu volta 0s002 melhor que a de De Vries, ficando na pole provisória.
Aí chegou a vez de Da Costa e, bem, a brincadeira acabou: o português foi nada menos do que 0s4 mais rápido que o resto. Estava claro que Buemi tinha missão quase impossível para levar a posição de honra.
E, de fato, não deu. Buemi ainda fez sua parte e foi o segundo colocado, mas 0s417 pior que Da Costa.
FE 2019/20, eP de Berlim 2, Tempelhof, grid de largada:
1 | A F DA COSTA | DS Techeetah | 1:06.442 | ||
2 | S BUEMI | Nissan | 1:06.859 | +0.417 | |
3 | A LYNN | Mahindra | 1:06.919 | +0.477 | |
4 | N DE VRIES | Mercedes | 1:06.921 | +0.479 | |
5 | R FRIJNS | Virgin Audi | 1:06.974 | +0.532 | |
6 | L DI GRASSI | Audi | 1:07.292 | +0.850 | |
7 | O ROWLAND | Nissan | 1:07.018 | +0.576 | |
8 | J E VERGNE | DS Techeetah | 1:07.035 | +0.593 | |
9 | S BIRD | Virgin Audi | 1:07.148 | +0.706 | |
10 | E MORTARA | Venturi Mercedes | 1:07.218 | +0.776 | |
11 | M GÜNTHER | BMW | 1:07.269 | +0.827 | |
12 | A LOTTERER | Porsche | 1:07.285 | +0.843 | |
13 | S VANDOORNE | Mercedes | 1:07.292 | +0.850 | |
14 | J D’AMBROSIO | Mahindra | 1:07.338 | +0.896 | |
15 | O TURVEY | NIO | 1:07.451 | +1.009 | |
16 | M EVANS | Jaguar | 1:07.516 | +1.074 | |
17 | F MASSA | Venturi Mercedes | 1:07.557 | +1.115 | |
18 | N MÜLLER | Dragon Penske | 1:07.581 | +1.139 | |
19 | N JANI | Porsche | 1:07.640 | +1.198 | |
20 | S SETTE CÂMARA | Dragon Penske | 1:07.846 | +1.404 | |
21 | D ABT | NIO | 1:08.005 | +1.031 | |
22 | J CALADO | Jaguar | 1:08.432 | +1.458 | |
23 | R RAST | Audi | 1:08.464 | +1.490 | |
24 | A SIMS | BMW | 1:07.368 | +0.394 | P+20 |