Lotterer confirma saída da Fórmula E e retorno ao WEC pela Porsche em 2023

Thomas Laudenback, chefe de automobilismo da Porsche, confirmou que André Lotterer vai mesmo deixar a Fórmula E para assumir um posto no projeto LMDh da equipe no Mundial de Endurance

COMO FUNCIONAM OS TESTES DO NOVO CARRO GEN3 DA FÓRMULA E?

Chefe de automobilismo da Porsche, Thomas Laudenbach confirmou algo que já era de conhecimento público: André Lotterer vai deixar de ser piloto da Porsche na Fórmula E e vai retornar à disputa do Mundial de Endurance em 2023. O dirigente ainda fez questão de descartar uma dupla jornada ao alemão, que poderia se dividir entre as duas categorias. Laudenback destacou a experiência de Lotterer com monopostos elétricos e confirmou sua participação no projeto do carro LMDh.

“André [Lotterer] não vai correr na Fórmula E pela nossa equipe”, revelou Laudenback ao Autosport. “Mas existe uma diferença entre correr e ter algum outro papel. Ele obviamente tem muitos anos de experiência na Fórmula E, então seria estúpido não usar essa experiência”, avaliou.

“André tem muita experiência em corridas de protótipos, o que é benéfico para a gente”, prosseguiu. “Então, decidimos juntos que ele vai se mudar para o programa do LMDh”, ressaltou.

O próprio Lotterer confirmou a decisão, apesar de admitir que o ato de deixar a Fórmula E não foi fácil. Entretanto, o alemão confirmou que também tinha vontade de retornar ao endurance e revelou o desejo de aumentar sua história nas 24 Horas de Le Mans, da qual já participou diversas vezes e acumulou três títulos — todos pela Audi.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O novo hipercarro da Porsche para o ano que vem foi apresentado ontem (Foto: Porsche)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Existia um grande desejo de minha parte de retornar ao endurance, mas não foi uma decisão fácil”, reconheceu o piloto alemão. “A Fórmula E é muito interessante e muito competitiva, e estou gostando muito. Eu sentei com a Porsche e olhei as opções, e acho que juntos, nós tomamos a certa”, destacou.

“Eu fui sortudo o suficiente para vencer três vezes [em Le Mans], e definitivamente está na minha lista conseguir mais vezes e fazer ainda mais história”, ressaltou. “Fazer isso com a Porsche seria ótimo”, completou.

O anúncio de que Lotterer vai deixar a Fórmula E para retornar ao endurance foi divulgada no Festival de Velocidade de Goodwood, que termina neste domingo (26), na Inglaterra. Além da saída de Lotterer da equipe, Laudenback também não confirmou a permanência de Pascal Wehrlein — que já está até envolvido com a testagem do novo carro Gen3 da equipe.

O próprio Lotterer estava sendo envolvido em especulações de que poderia assinar um contrato com a Andretti para o próximo ano, mas a possibilidade foi negada pelo chefe da Porsche.

Por outro lado, já se sabe que António Félix da Costa está de malas prontas para deixar a DS Techeetah e assumir um posto como titular na Porsche. Ainda assim, Laudenback não quis fazer nenhuma confirmação sobre a equipe do ano que vem. “Não definimos nossa dupla para a próxima temporada. Vamos fazer mais para a frente”, encerrou.

LEIA MAIS
Porsche divulga primeiras imagens do hipercarro para WEC e IMSA 2023

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.