Andretti, Porsche, McLaren e Lola Yamaha fecham elenco do teste de novatos em Jedá

Andretti, Porsche, McLaren e Lola Yamaha eram únicas equipes restantes que não tinham anunciado pilotos para treino de novatos da Fórmula E em Jedá. Nomes foram oficializados

As equipes restantes confirmaram os pilotos que vão fazer parte do treino livre de novatos do eP de Jedá da Fórmula E, programado para o próximo dia 13. A Lola Yamaha anunciou a colombiana Tatiana Calderón, a Andretti firmou com o americano Jak Crawford, a McLaren escolheu o irlandês Alex Dunne e a Porsche optou pelo austríaco Thomas Preining.

Atualmente correndo pelo IMSA SportsCar, mas com passagem por Indy, Fórmula 2 e WEC, a colombiana Tatiana Calderón volta para o paddock da Fórmula E após ter sido pilota de testes da DS Techeetah em 2019, inclusive participando do teste de novatos de Marrakesh, no Marrocos.

Relacionadas

“Estou muito animada por me juntar à Lola Yamaha para o teste de novatos em Jedá. Será uma grande oportunidade oferecida pela Fórmula E para os pilotos que são novos na categoria. Fiquei impressionada com a evolução que a equipe teve até agora e isso é uma prova da qualidade dos profissionais. Há uma ótima atmosfera, com todos se esforçando e foi algo que senti quando estava me preparando no simulador. Sou muito grata a toda a equipe por essa oportunidade e mal posso esperar para ir à pista e ajudá-los a obter dados valiosos na preparação para a primeira rodada dupla da temporada”, declarou Tatiana.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA MAIS: Maserati anuncia Pourchaire para teste de novatos da Fórmula E antes do eP de Jedá

Tatiana Calderón elogiou o novo carro da F2 (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

Americano com duas temporadas de Fórmula 2 no currículo, Jak Crawford também é piloto de testes da Aston Martin na Fórmula 1. Não será a primeira experiência dele na Fórmula E, já que também andou no teste de novatos de Berlim, na Alemanha, em maio passado.

“Estou muito animado com a oportunidade de pilotar um carro de Fórmula E novamente, especialmente porque será minha primeira vez no Gen3 Evo. Quero experimentar o aumento da aceleração e o novo sistema de tração do carro. Já conheço a pista por causa da Fórmula 2, então será interessante comparar as experiências. O objetivo será coletar dados importantes para a equipe, a fim de nos colocar na melhor posição possível antes do fim de semana de corrida”, comentou Jak.

O irlandês Alex Dunne vai disputar a Fórmula 2 em 2025 pela Rodin Motorsport. O piloto foi escolhido recentemente para o programa de jovens da McLaren e foi alocado para o posto de reserva na Fórmula E.

“Estou ansioso por ter a chance de pilotar o Gen3 Evo com a McLaren pela primeira vez. Ter essa oportunidade por meio do programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren é incrível, e sou muito grato à equipe por confiar em mim. Tenho trabalhado muito no simulador e com a equipe para me preparar para esse teste e mal posso esperar para chegar a Jedá”, declarou Dunne.

Alex Dunne vai defender a Rodin em 2025 na Fórmula 2 (Foto: McLaren)

Campeão do DTM, Preining volta a testar na Fórmula E. Com longa afiliação pela Porsche, já participou de uma sessão em Marrakesh, em 2020, além do último teste dedicado aos novatos, em Berlim, em 2024.

Fórmula E retorna nos dias 14 e 15, justamente com a primeira rodada dupla da temporada, com corridas no circuito de rua de Jedá, na Arábia Saudita, que substitui a antiga pista de Diriyah. O GRANDE PRÊMIO faz cobertura completa do evento e transmite todas as atividades AO VIVO e COM IMAGENS pelo YouTube.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.