Andretti anuncia Maloney como reserva para Fórmula E 2023/24. Mahindra vai de Maini
Andretti e Mahindra confirmaram nesta quarta-feira, pouco menos de dois meses antes do início da temporada, seus reservas na Fórmula E: respectivamente Zane Maloney e Kush Maini
Todas as equipes já possuem suas duplas definidas para a disputa da próxima temporada da Fórmula E, com início agendado para o dia 13 de janeiro, mas esta quarta-feira (15) trouxe algumas novidades relacionadas ao line-up da categoria. A Andretti anunciou que terá o barbadense Zane Maloney como reserva a partir do ano que vem, enquanto a Mahindra oficializou o indiano Kush Maini para o posto que era de Jehan Daruvala.
Os dois pilotos se encontram, atualmente, na disputa da temporada 2023 da Fórmula 2. Enquanto Maloney defende a Carlin e possui 96 pontos somados, com quatro pódios, Maini foi a um top-3 e acumula 56 tentos. O barbadense é o décimo colocado, e o indiano ocupa a 12ª posição.
“Me juntar à Andretti como reserva oficial e piloto de desenvolvimento na Fórmula E é uma oportunidade incrível”, celebrou Maloney. “Estou grato pela confiança que a equipe depositou em minhas habilidades e determinado a apoiar Jake [Dennis] e Norman [Nato] o máximo possível”, disse.
“O nome Andretti possui uma história tão rica no esporte a motor, então, é um momento bastante surreal para minha carreira. Estou ansioso para contribuir com o sucesso contínuo da equipe na décima temporada”, completou.
Apesar de ser um jovem na Fórmula E, Maloney já possui alguma experiência na categoria. O barbadense foi escolhido pela própria Andretti para representar a equipe no teste de novatos realizado em Berlim, em abril, e terminou com o terceiro melhor tempo: 1min05s619, atrás apenas do líder Felipe Drugovich [por 0s110] e Victor Martins.
O piloto esteve novamente em Roma, no TL0 dedicado também a novatos, e fechou no sexto lugar, com 1min45s028. Mais uma vez, Drugovich liderou a atividade com a Maserati e ficou 1s2 à frente de Maloney. Por fim, o barbadense foi convocado pela equipe americana para a pré-temporada de Valência.
Maini, por sua vez, ainda não possui experiências oficiais de pista com o Gen3. O indiano chega para ocupar a vaga de Daruvala, que foi reserva da Mahindra até o ano passado — mas fechou com a Maserati para substituir Edoardo Mortara no ano que vem. Com o trem de força menos eficiente do grid, a equipe liderada por Frédéric Bertrand espera mais uma temporada difícil em 2024.
“É uma grande honra me juntar à Mahindra”, destacou. “Ser um piloto indiano em uma equipe indiana me faz sentir como estar em casa. Muito de meu trabalho será focado no simulador, e espero estar no carro para os testes de novatos. Vou tentar aprender o máximo possível, é um estilo de corrida diferente”, comentou.
“Farei muitos trabalhos no simulador com os engenheiros para ajudar Edoardo [Mortara] e Nyck [de Vries] e tentar empurrar o time à frente na pista. A Mahindra é uma fabricante enorme, então, para mim, é um grande feito fazer parte disso — e ser uma marca indiana é a cereja do bolo. Estou super animado para começar”, completou.
Para a próxima temporada da Fórmula E, a Andretti manteve o atual campeão, Jake Dennis, e trouxe o francês Norman Nato para o lugar de André Lotterer. A Mahindra, por sua vez, reformou totalmente seus quadros e se despediu de Lucas Di Grassi e Oliver Rowland — substituído por Roberto Merhi depois de deixar a equipe — para dar as boas vindas a Edoardo Mortara e Nyck de Vries.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.