Da Costa herda vitória após punição a Evans no eP de Portland 1 da Fórmula E. Cassidy erra
António Félix da Costa aproveitou erro crucial de Nick Cassidy na penúltima volta para vencer a terceira corrida na temporada conquistar pontos importantes para a Porsche na Fórmula E
A corrida 1 do eP de Portland da Fórmula E deste sábado (29) foi o que todo mundo imaginou: caótica, estratégica, com muitas ultrapassagens, mas definida depois de uma verdadeira entregada de Nick Cassidy, da Jaguar. O circuito do noroeste norte-americano se despede da categoria dos carros elétricos neste fim de semana deixando excelentes impressões para os amantes de corridas decididas no detalhe, ainda mais quando falamos da Fórmula E. Neste sábado, quem soube fazer isso da melhor maneira foi António Félix da Costa, da Porsche.
O piloto português conseguiu administrar bem a energia do carro e, mesmo não liderando boa parte da corrida, foi mais eficiente para cruzar a linha de chegada em primeiro após Cassidy ir parar na grama na penúltima volta. O #13 ainda contou com uma punição de 5s aplicada a Mitch Evans após um incidente envolvendo Jake Hughes, da McLaren. Evans chegou a cruzar a linha de chegada na frente, mas finalizou a disputa apenas em oitavo por conta da penalidade.
O triunfo de Da Costa foi conquistado na sorte, mas sem excluir o fato de que ele também foi competitivo durante a prova. O português conseguiu se manter entre os ponteiros, mas já parecia conformado com outra vitória de Cassidy, que fez uma ótima gestão da bateria e caminhava para mais um triunfo na temporada. A escapada no fim da corrida entregou de bandeja a vitória ao #13, que vence a sua terceira corrida e se aproxima dos líderes do Mundial de Pilotos.
Robin Frijns, da Envision, e Jean-Éric Vergne, da DS Penske, fecharam o primeiro pódio do fim de semana nos Estados Unidos. Os brasileiros não tiveram tanta sorte. Lucas Di Grassi, da ABT Cupra, Sérgio Sette Câmara, da ERT, e Caio Collet da Nissan, não conseguiram terminar a corrida na zona de pontuação e foram 11º, 14º e 18º, respectivamente.
O eP de Portland acontece entre os dias 28 e 30 de junho, e todas as sessões de pista terão transmissão AO VIVO e COM IMAGENS nos canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube e no Kwai. As atividades continuam neste domingo (29), com o treino livre 3 a partir das 11h15 (de Brasília), classificação a partir das 13h20 e a corrida 2 do fim de semana, a partir das 17h30.
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Como foi a corrida 1 do eP de Portland
A primeira das 27 voltas no traçado de Portland começou movimentada. Pole, Mitch Evans foi ultrapassado na segunda curva da pista e perdeu a liderança da corrida para Jake Hughes, da McLaren. Em constante trocas de posições, os pilotos passaram a revezar as posições do meio do pelotão para administrar as baterias dos carros.
Por ser uma corrida de pelotão, as primeiras dez voltas foram cautelosas, mas, mesmo assim, com algumas disputas interessantes, sobretudo na disputa pelos primeiros cinco lugares.
Os carros da Andretti começaram a adotar um ritmo mais forte e Norman Nato tomou a ponta na volta 3, alterando totalmente a ordem do grid do início da prova. Os pilotos começaram a usar o modo ataque a partir da volta 4 e continuaram alternando as posições. Na volta 5, Hughes e Evans se tocaram, o piloto da McLaren perdeu o controle na curva 10 e, de segundo, caiu para 21º. Em seguida, teve um pneu traseiro furado e precisou ir aos boxes. Pelo incidente, Evans foi punido em 5s pela direção de prova.
Em uma troca frenética de posições, foi a vez de da Costa tomar a ponta na volta 8, seguido de Frinjs e Evans. Di Grassi vinha fazendo uma boa corrida, mantendo-se entre os dez primeiros na primeira metade da disputa.
No fim da primeira parte da corrida, Cassidy, que nem sequer passou para a fase eliminatória da classificação, chegou, ultrapassou todo o grupo dos ponteiros e assumiu a liderança na volta 12. Sam Bird e Nico Müller foram outros que também conseguiram chegar no top-3 na metade da prova.
A partir da volta 15, os pilotos iniciaram as estratégias decisivas para a definição da prova. Cassidy voltou a liderar o pelotão, e Da Costa voltou a se aproximar do líder. O sumido Jean-Éric Vergne escalou o pelotão e tomou a ponta na volta 17 com sua DS Penske, mas a liderança durou menos de uma volta.
Cassidy, Da Costa e Frijns seguiram no top-3 até a volta 19, com Evans assumindo a terceira posição em seguida.
O #37 da Jaguar conseguiu o que nenhum outro piloto conseguiu. O neozelandês manteve o carro na liderança com 2% a mais de bateria dos concorrentes até as voltas finais. Sem nenhum incidente que prejudicasse a corrida, na volta 23, o piloto da Jaguar foi ultrapassado por Da Costa.
A briga seguiu até o fim, com Cassidy e Da Costa batendo rodas. Evans se aproximou de Da Costa, assumiu a segunda posição e, mesmo punido, conseguia proteger Cassidy dos ataques portugueses. Parecia claro que cravaria mais uma vitória para os felinos, mas tudo mudou na volta 26. Nas últimas curvas antes de entrar na última volta, Cassidy perdeu o carro, foi parar na grama e entregou a vitória para Da Costa.
Fórmula E 2023/24, 13ª Etapa, eP de Portland 1:
1 | A.F DA COSTA | Porsche | 27 voltas | |
2 | R FRIJNS | Envision | +0.415 | |
3 | J.E VERGNE | DS Penske | +1.440 | |
4 | E MORTARA | Mahindra | +1.701 | |
5 | N MÜLLER | ABT Cupra | +2.086 | |
6 | J DENNIS | Andretti | +2.634 | |
7 | S BIRD | McLaren | +2.858 | |
8 | M EVANS | Jaguar | +4.507 | |
9 | S VANDOORNE | DS Penske | +5.183 | |
10 | P WEHRLEIN | Porsche | +5.653 | |
11 | L DI GRASSI | ABT Cupra | +6.325 | |
12 | N DE VRIES | Mahindra | +6.477 | |
13 | N NATO | Andretti | +6.487 | |
14 | S. SETTE CÂMARA | ERT | +6.857 | |
15 | S FENESTRAZ | Nissan | +8.686 | |
16 | J DARUVALA | Maserati | +14.031 | |
17 | D TICKTUM | ERT | +14.186 | |
18 | C COLLET | Nissan | +15.005 | |
19 | N CASSIDY | Jaguar | +15.445 | |
20 | S BUEMI | Envision | +58.409 | |
21 | J HUGHES | McLaren | + 1 volta | |
22 | M GÜNTHER | Maserati | NC |