Da Costa passa Vergne na penúltima volta e fatura eP da Cidade do Cabo

Com reação espetacular na África do Sul, António Félix da Costa superou Jean-Éric Vergne na penúltima volta da corrida e venceu com a Porsche pela primeira vez

A estreia da Fórmula E na Cidade do Cabo foi em grande estilo. Após largar da 11ª colocação, António Félix da Costa, da Porsche, comandou uma reação espetacular e superou Jean-Éric Vergne, da DS Penske na penúltima volta da corrida para faturar o eP na África do Sul, disputado na manhã deste sábado (25).

Líder de boa parte do início da prova, o neozelandês Nick Cassidy, da Envision completou o pódio na Cidade do Cabo, à frente do alemão René Rast, da McLaren.

Líder do campeonato, Pascal Wehrlein cometeu o primeiro grande erro da temporada. Ainda na volta inicial, o alemão da Porsche acertou a traseira do suíço Sébastien Buemi, abandonando e passando zerado pela primeira vez, O alemão ainda mantém a liderança do campeonato, já que Jake Dennis sofreu um drive-through durante a prova e foi o último.

Buemi, por sinal, foi um dos destaques da prova. Mesmo atingido por Wehrlein, se recuperou para ser o quinto colocado. Dan Ticktum, Stoffel Vandoorne, Norman Nato, André Lotterer e Jake Hughes completaram o top-10 na África do Sul.

O brasileiro Sérgio Sette Câmara, da NIO, que largou de 16º, terminou em 12º, o antepenúltimo lugar entre os pilotos que completaram mais de 75% da corrida.

A próxima etapa da Fórmula E será em solo brasileiro. A edição inaugural do eP de São Paulo acontece no dia 25 de março, em circuito montado no Sambódromo do Anhembi. GRANDE PRÊMIO transmite AO VIVO todas as emoções da pista com imagens em nosso canal do YouTube.

Saiba como foi o eP da Cidade do Cabo:

Na largada, Fenestraz partiu bem e manteve a ponta. Cassidy tentou atacar Günther, mas se contentou com o terceiro lugar. Evans e Vergen também mantiveram as posições. Fenestraz acabou bobeando e perdeu a liderança para Max. Líder do campeonato, Pascal Wehrlein acertou a traseira de Sébastien Buemi e abandonou a prova. O suíço teve o carro danificado e caiu para o fim do pelotão. A bandeira amarela em todo o circuito foi acionada.

(Foto: Reprodução/Fórmula E)

Quem também abandonou, ainda com problemas oriundos do acidente na classificação, foi o suíço Edoardo Mortara, da Maserati.

Na sexta-volta, a bandeira verde voltou a surgir depois do safety-car. Por utilizar mais bateria que o permitido, Mitch Evans recebeu uma punição de drive-through. René Rast passou Jean-Éric Vergne e foi ao quinto lugar. Com a punição de Evans, foi promovido ao quarto posto.

Cassidy tomou a ponta na volta 11 após Günther buscar o modo ataque. O alemão da Maserati caiu até para o terceiro lugar, superado pelo pole-position Fenestraz. Da Costa foi quem cresceu bastante, assumindo o quarto lugar. Vice-líder do campeonato, Jake Dennis sofreu uma punição de drive-through por conta de uma irregularidade na pressão dos pneus, caindo para o último posto.

Em terceiro, Günther deixou o carro escorregar e raspou no muro. Com danos na suspensão dianteira direita, foi forçado a abandonar a corrida na volta 22, causando um safety-car. Cassidy e Fenestraz tinham passado pelo modo ataque, e desperdiçaram o trunfo.

(Foto: Reprodução/Fórmula E)

Na relargada, Cassidy conseguiu escapar bem, mas Fenestraz vacilou e caiu de segundo para quarto, superado por Da Costa e Vergne. O português iniciou uma pressão insuportável sobre Cassidy e conseguiu assumir a liderança na volta 24, mesmo sem utilizar modo ataque. Nick sequer manteve o segundo posto, superado também por Vergne.

Félix da Costa errou uma tentativa de passar no modo ataque, e ao finalmente ativar, perdeu a liderança para Vergne. A corrida ganhou mais duas voltas, e o português começou a pressionar o ex-companheiro de equipe. Por fora, António recuperou a ponta e partiu para a vitória, se defendendo de Jean nos metros finais.

Fórmula E, eP da Cidade do Cabo, Classificação final:

1A DA COSTAPorsche32 voltas
2J VERGNEDS Penske0,281
3N CASSIDYEnvision1,808
4R RASTMcLaren2,208
5S BUEMIEnvision2,656
6D TICKTUMNIO3,209
7S VANDOORNEDS Pesnke4,21
8N NATONissan8,582
9A LOTTERERAndretti8,755
10J HUGHESMcLaren10,475
11M EVANSJaguar14,183
12S SETTE CÂMARANIO14,914
13J DENNISAndretti38,846
14S FENESTRAZNissanNC
15M GUNTHERMaseratiNC
16E MORTARAMaseratiNC
17P WEHRLEINPorscheNC
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.