Após ser derrotado em eleição para FanBoost em Santiago, Abt acusa pilotos de fraude: “E a FE sabe”

Daniel Abt abriu o berreiro e acusou alguns pilotos da Fórmula E e trapacearem na busca pelo FanBoost. Segundo o alemão, existe um esquema de manipulação de votos para a potência extra e há quem saiba - inclusive a FE, que nada pode fazer

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A primeira grande confusão envolvendo o FanBoost da Fórmula E começa a se apresentar. E vem de um personagem inesperado: Daniel Abt, um dos pilotos mais populares da categoria. De acordo com Abt, existe um esquema de manipulação de votos para o FanBoost.

 
O piloto da Audi é um dos que mais vezes ganhou o FanBoost nestes primeiras quatro anos de categoria. No entanto, em uma postagem de vídeo direcionada a seus fãs, Daniel se mostrou inconformado com o fato de não ter sido agraciado com a potência extra na etapa chilena. Falou inclusive que sabe que existe trapaça.
 
"Eu sei que vocês trabalham à beça para votar por mim – e eu trabalho demais para envolver vocês -, mas os pilotos estão conseguindo trapacear um pouco. Não estou dizendo isso porque sou um mau perdedor: estou dizendo porque sei, alguém me contou. Definitivamente há alguma coisa", disparou.
 
"Estávamos à frente [na votação em Santiago] o tempo todo, mas de repente alguns pilotos me passaram da noite para o dia. Estranhamente todos os votos vieram de 12 cidades na China. Eles devem ter uma enorme base de fãs por lá", ironizou.
 
"A FE sabe disso, mas não pode fazer nada porque não tem como provar. É uma catástrofe. Eu fiquei realmente chateado", seguiu.
 
O FanBoost é dado aos três pilotos mais votados pelo público no Twitter e no aplicativo da FE. Em Santiago, os vencedores foram Lucas Di Grassi, Sébastiem Buemi [esses dois os pilotos que mais venceram corridas na categoria e dos mais queridos nas redes sociais] e José María López [também muito bem visto nas corridas na América do Sul]. 
Daniel Abt (Foto: Audi)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Para computar votos do FanBoost, a FE conta com a empresa Telescope, especialista na questão e que já foi responsável pela contagem de votos em tempo real em alguns dos mais populares programas de reality show da TV dos Estados Unidos – 'The Voice', 'American Idol' e 'Dancing With the Stars', por exemplo. De acordo com o site norte-americano 'Motorsport.com', o sistema é visto pela categoria como o mais forte desde a primeira temporada.

 
Mesmo assim, Abt ameaçou não se engajar mais nas redes sociais. "Me sinto trapaceado. Sei que venceria isso todas as vezes se fosse justo. Estou lutando apenas por justiça", encerrou.
 
Nas outras etapas do campeonato, em Marrakech e Hong Kong, Abt ganhou o FanBoost.

O GRANDE PRÊMIO questionou a categoria sobre as acusações de Abt, mas ainda não obteve resposta.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.