google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
A realidade dos tempos de classificação ainda vão aparecer com mais clareza no segundo treino livre, mas a primeira sessão deste sábado (1) coroou o líder do campeonato. E pouco importa que Sébastien Buemi chegou a Cidade do México horas antes do treino inicial do dia: mesmo assim o piloto da Renault e.dams sobrou nos instantes finais e cravou 1min02s222: mais rápido que o resto por mais de 0s5.
Buemi estava até que calmo no famoso 'migué' da Renault e.dams. Apareceu quando menos de 180 segundos restavam no relógio, fazendo uma volta que ninguém pensou em sequer se aproximar no tempo que restava. Isso tudo mesmo pegando Esteban Gutiérrez como tráfego. O estreante ex-F1, aliás, foi o 19º ainda pegando a mão do carro elétrico.
Assim como Buemi, José María López e Stéphane Sarrazin, outros dois que viajaram durante a noite para saírem do prólogo do WEC na Itália para a corrida da F-E na Cidade do México, foram bem. Sarrazin foi o sétimo, enquanto López ficou na 13ª posição, mas chegou até a liderar em dado momento. O argentino deu 27 voltas, enquanto Buemi e Sarrazin ficaram em 29.
Quem deve ter saído um tanto animado do primeiro treino livre foi a Dragon. Apesar da distância para Buemi, Loïc Duval e Jérôme D'Ambrosio foram P2 e P3. Depois de saborear o posto de terceira força da F-E por boa parte da primeira e da segunda temporada, a Dragon caiu um tanto na ordem de forças desde a segunda metade do último ano. D'Ambrosio, porém, foi quem venceu na Cidade do México em 2016. É a melhor chance da equipe norte-americana.
Jean-Éric Vergne foi o quarto colocado, com Robin Frijns em quinto. O holandês da Andretti testou bastante os limites da pista,
que agora tem traçado alterado. Errou tanto na primeira como na última curva, as partes alteradas, e foi o quinto colocado mesmo assim. Sam Bird, Sarrazin, Lucas Di Grassi, Daniel Abt e Mitch Evans encerraram o top-10. Nelsinho Piquet foi o 15º colocado.
Céu ensolarado na capital mexicana (Foto: DS Virgin)
Confira como foi o primeiro treino livre:
A primeira questão importante de ressaltar na sessão inicial do dia da F-E na Cidade do México é que Sébastien Buemi, José María López e Stéphane Sarrazin conseguiram completar a viagem entre o prólogo do WEC, na sexta-feira em Monza, e a capital mexicana na manhã deste sábado (1).
Na pista, os primeiros momentos foram de voltas longe dos 200 kw. Nicolas Prost tomou a ponta de cara, mas com o tempo acima de 1min07s estava na cara que logo o francês deixaria o topo da tabela – a menos que melhorasse muito seu tempo. Aos poucos, a tabela foi mudando. O primeiro piloto a marcar volta, Mitch Evans, pôs a Jaguar na frente já com 1min05s138, ligeiramente melhor que Jean-Éric Vergne e Prost.
Com 7min de treino, a direção de prova resolveu testar as bandeiras amarelas de pista inteira para regular a implementação. E mesmo durante a amarela, o primeiro problema na pista. Maro Engel teve o que pareceu uma falha técnica e saiu da pista.
A nova curva 1, agora sem a chicane, estava sendo bastante testada. Lucas Di Grassi foi um dos pilotos a forçar e errar no limite. Logo, porém, o piloto da Audi ABT conseguia tirar ótimo proveito e acertar repetidas vezes o melhor tempo do primeiro setor. Se Loïc Duval conseguiu se impor com um 1min04s5, Lucas foi à ponta anotando 1min04s250.
O estreante do dia, Esteban Gutiérrez, ainda era lanterna depois de 20 minutos de sessão. Di Grassi reforçou a ponta com 1min04s106, enquanto Engel, recuperado do problema, subia para os segundo lugar.
Um dos viajantes da noite, López, foi o próximo a baixar o tempo e, pela primeira vez no dia, chegar na casa de 1min03s.
Com 15 minutos para o final, problemas para Jérôme D'Ambrosio e Robin Frijns. O belga passou direto no trecho do estádio, enquanto o holandês não fez a curva três, forçando uma bandeira amarela.
Enfim, depois da metade do treino, os pilotos começaram a usar de voltas com maior energia possível: Duval voltou para a primeira colocação marcando 1min02s727. Vergne era o segundo, enquanto Gutiérrez agora lutava para não ser o último e escapava para o 19º posto.
Dentro dos 5min finais, Felix Rosenqvist rodou, mas conseguiu manter o carro em curso e sem maiores problemas. Sorte e habilidade do piloto da Mahindra. Ao passo que López, logo em seguida, triscou o muro e escapou por pouco do primeiro acidente do fim de semana.
Até que apareceu o líder. Buemi, com menos de 3min para a bandeira quadriculada, voou. O 1min02s222 do suíço foi mais de 0s5 – 0s505 mais precisamente – mais veloz que o tempo de Duval. Isso porque ainda encontro um tráfego de Gutiérrez no caminho. Grande trabalho.
Antes do final do treino, Nelsinho Piquet também teve sua rodada na curva 1. Mas o piloto da China NextEv saiu sem problemas e seguiu no curso após alguns carros o passarem. Segundos depois, Nick Heidfeld fez rigorosamente a mesma coisa, causando bandeira amarela. Frinjs, enquanto isso, rodava na última chicane.
A quadriculada chegou com Buemi, Duval, D'Ambrosio, Vergne, Frijns, Sam Bird, Sarrazin, Di Grassi, Abt e Evans no top-10. Piquet foi 15º colocado.
F-E, eP da Cidade do México, TL1:
1 |
SÉBASTIEN BUEMI |
SUI |
E.DAMS |
1:02.222 |
|
29 |
2 |
LOÏC DUVAL |
FRA |
DRAGON |
1:02.727 |
+0.505 |
27 |
3 |
JÉRÔME D'AMBROSIO |
BEL |
DRAGON |
1:02.923 |
+0.701 |
22 |
4 |
JEAN-ÉRIC VERGNE |
FRA |
TECHEETAH |
1:03.224 |
+1.002 |
29 |
5 |
ROBIN FRIJNS |
HOL |
ANDRETTI |
1:03.319 |
+1.097 |
29 |
6 |
SAM BIRD |
ING |
VIRGIN |
1:03.405 |
+1.183 |
26 |
7 |
STÉPHANE SARRAZIN |
FRA |
VENTURI |
1:03.421 |
+1.199 |
29 |
8 |
LUCAS DI GRASSI |
BRA |
AUDI ABT |
1:03.462 |
+1.240 |
32 |
9 |
DANIEL ABT |
ALE |
AUDI ABT |
1:03.578 |
+1.356 |
32 |
10 |
MITCH EVANS |
NZL |
JAGUAR |
1:03.621 |
+1.399 |
28 |
11 |
FELIX ROSENQVIST |
SUE |
MAHINDRA |
1:03.706 |
+1.484 |
29 |
12 |
NICOLAS PROST |
FRA |
E.DAMS |
1:03.761 |
+1.539 |
27 |
13 |
JOSÉ MARÍA LÓPEZ |
ARG |
VIRGIN |
1:03.807 |
+1.585 |
27 |
14 |
NICK HEIDFELD |
ALE |
MAHINDRA |
1:03.841 |
+1.619 |
29 |
15 |
NELSINHO PIQUET |
BRA |
CHINA |
1:03.934 |
+1.712 |
33 |
16 |
OLIVER TURVEY |
ING |
CHINA |
1:04.052 |
+1.830 |
33 |
17 |
ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA |
POR |
ANDRETTI |
1:04.117 |
+1.895 |
32 |
18 |
MARO ENGEL |
ALE |
VENTURI |
1:04.330 |
+2.108 |
27 |
19 |
ESTEBAN GUTIÉRREZ |
MEX |
TECHEETAH |
1:04.335 |
+2.113 |
34 |
20 |
ADAM CARROLL |
IRN |
JAGUAR |
1:04.700 |
+2.478 |
26 |
DEBATE QUENTE SOBRE AS ESTREIAS DE F1 E MOTOGP. ASSISTA
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)
var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.