Demorou um pouco, mas as melhores voltas do dia até agora apareceram na reta final do segundo treino livre para o eP de Sanya, realizado ainda na noite brasileira desta sexta-feira (22). Após António Félix da Costa dominar quase que por todos os 30 minutos, Sébastien Buemi surgiu no final para mais uma vez fazer com que a Nissan levasse a melhor sobre a BMW.
A liderança de Buemi, aliás, veio com emoção. O piloto suíço efetivamente bateu a frente do carro na barreira de proteção da saída da curva três nos primeiros minutos da sessão, mas se recuperou e, com menos de 2min para o relógio zerar, anotou 1min07s288 e fechou a conversa.
Sébastien Buemi (Foto: Nissan)
window.uolads.push({ id: “banner-300×250-area” });
O treino teve lá seus momentos de dificuldade. Com os pilotos ainda tentando conhecer melhor a nova pista antes da classificação, Buemi teve Pascal Wehrlein e Gary Paffett como companheiros de muro, embora ninguém tenha machucado o carro tanto assim. Sam Bird e Robin Frijns chegaram a deixar a pista, mas evitaram pancada.
Félix da Costa repetiu o segundo lugar que conseguira mais cedo e voltou a mostrar a marca alemã como opção viável. Jérôme D'Ambrosio ficou com o quarto posto e foi seguido por Jean-Éric Vergne, Edoardo Mortara, Mitch Evans, Lucas Di Grassi, Felipe Nasr e José María López. Felipe Massa foi 13º e Nelsinho Piquet terminou no 19º posto.
O treino de classificação começa às 0h20 (de Brasília), com a largada marcada para 4h.
window.uolads.push({ id: “banner-300×250-2-area” });
Confira como foi o TL2:
Diferente do habitual, poucos pilotos correram para a pista assim que começou o treino. Logo na tentativa de acessar o modo ataque na saída da curva três, Sam Bird acabou saindo do traçado. Nelsinho Piquet ficou preso nos boxes para trocar a bateria do halo, mas quando entrou logo se desentendeu com Jean-Éric Vergne na disputa por espaço. O francês deixou claro que não tinha gostado.
António Félix da Costa era quem tinha a primeira colocação com o tempo de 1min08s262. Di Grassi aparecia no segundo lugar, enquanto Piquet era o quarto. Buemi, que aparecia na terceira posição, não conseguiu contornar a curva três e bateu com a frente no muro de proteção. Danos evidentes, embora muito menos caóticos do que poderia ter sido para a Nissan. Rápida bandeira amarela chamada.
O próximo a passar direto na curva foi Pascal Wehrlein, que escapou do muro. Mas Gary Paffett, na mesma saída da curva seis que Wehrlein, arrastou a lateral direita do bólido e fez voar um pedaço da HWA.
Sem perder o pique, Félix da Costa reforçou a ponta: marcou 1min07s397 e seguiu na frente. Necessário, visto que na sequência Stoffel Vandoorne e Felipe Massa também entraram na casa de 1min07s. Com pouco menos de 2min restantes, no entanto, Buemi, impressionantemente recuperado da pancada de 25 minutos antes, anotou 1min07s288 e assumiu a ponta.
Aí, em efeito cascata, mais da metade do grid entreou em 1min07s. Alguns, enquanto isso, ainda passaram longe da pista. Foi o caso de Frijns, que realmente tentou conhecer os limites de Sanya durante os treinos.
No fim, o top-10 ficou com Buemi, Da Costa, Rowland, D'Ambrosio, Vergne, Mortara, Evans, Di Grassi, Nasr e López.
FE, eP de Sanya, TL2, Final:
1 |
S BUEMI |
Nissan |
1:07.288 |
|
2 |
A FÉLIX DA COSTA |
BMW |
1:07.397 |
+0.109 |
3 |
O ROWLAND |
Nissan |
1:07.453 |
+0.165 |
4 |
J D'AMBROSIO |
Mahindra |
1:07.456 |
+0.168 |
5 |
J.E VERGNE |
DS Techeetah |
1:07.465 |
+0.177 |
6 |
E MORTARA |
Venturi |
1:07.528 |
+0.240 |
7 |
M EVANS |
Jaguar |
1:07.578 |
+0.290 |
8 |
L DI GRASSI |
Audi |
1:07.578 |
+0.290 |
9 |
F NASR |
Dragon Penske |
1:07.647 |
+0.359 |
10 |
J.M LÓPEZ |
Dragon Penske |
1:07.657 |
+0.369 |
11 |
S BIRD |
Virgin Audi |
1:07.715 |
+0.427 |
12 |
S VANDOORNE |
HWA Venturi |
1:07.808 |
+0.520 |
13 |
F MASSA |
Venturi |
1:07.917 |
+0.629 |
14 |
A LOTTERER |
DS Techeetah |
1:07.952 |
+0.664 |
15 |
D ABT |
Audi |
1:08.049 |
+0.761 |
16 |
R FRIJNS |
Audi |
1:08.277 |
+0.989 |
17 |
T DILLMANN |
NIO |
1:08.416 |
+1.128 |
18 |
O TURVEY |
NIO |
1:08.433 |
+1.145 |
19 |
N PIQUET |
Jaguar |
1:08.661 |
+1.373 |
20 |
A SIMS |
BMW |
1:08.732 |
+1.444 |
21 |
G PAFFETT |
HWA Venturi |
1:09.240 |
+1.787 |
22 |
P WEHRLEIN |
Mahindra |
1:09.905 |
+2.452 |