Com irmão de Leclerc e campeões de e-racing, Venturi anuncia criação de academia de pilotos para carros elétricos

A Venturi anunciou a criação da primeira academia de pilotos para automobilismo elétrico: a Next Gen. Oito pilotos foram escolhidos, três deles campeões mundiais do automobilismo virtual, mais dois do kart, dois da F4 Francesa e um da GP3

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A Venturi anunciou na última quinta-feira (30) a criação da primeira academia de jovens pilotos para carros elétricos, a Venturi Next Gen. São oito pilotos agraciados com o mecenato da Venturi e têm entre nove e 29 anos de idade. Dentre os oito, alguns começaram a carreira por vias normais, enquanto outros são oriundos do automobilismo virtual.

 
Um dos escolhidos é Arthur Leclerc, de 17 anos e irmão de Charles Leclerc. O jovem irá disputar a F4 Francesa na temporada 2018 – assim como outro dos escolhidos, Pierre-Louis Chovet, de 16 anos. O mais jovem, Louis Iglesias, é um prodígio do kart francês, mas não é o único kartista da lista: Benjamin Cartery, de 14 anos, é o outro. Dorian Boccolacci, de 19 anos, é o que está em fase mais avançada entre aqueles na carreira física: disputa a GP3 pela equipe MP.
 
Os outros três escolhidos são membros experientes do automobilismo virtual. Kevin Leaune, de 29 anos, é cinco vezes campeão mundial; Maxime Pain, 21, é três vezes campeão; e Gaëtan Goarant, também de 29, é duas vezes vencedor do título mundial.
 
A Next Gen utilizará a fábrica da Venturi em Mônaco, onde todos os pilotos vão testar os simuladores da Fórmula E e treinamentos físicos, além de aulas sobre carros movidos pela energia elétrica. Todos terão a chance de guiar um monoposto da FE.
Os mais jovens pilotos da Next Gen (Foto: Venturi)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

"Queremos ajudar aqueles com talento e que nem sempre conseguem começar [nos carros]. Várias vezes nós demos chances aos jovens. Na FE, por exemplo, nosso piloto de desenvolvimento é Michael Benyahia, que tem apenas 17 anos. Para mim, o próximo passo lógico é continuar a apostar na juventude para criar a Venturi Next Gen", afirmou Gildo Pastor, presidente da Venturi.

 
"Queremos construir pontes entre os e-sports e a realidade, porque estou convencido que temos grandes talentos entre os jogadores", apontou.
 
Após uma carreira de sucesso no kart, será o primeiro ano do Leclerc mais jovem com carros. "Já estou aprendendo muita coisa física e mentalmente com a Next Gen. Eu treino em simuladores, estou aprendendo o trabalho com engenheiros e simulando fins de semana de corrida da FE. Além disso, assisto Edoardo [Mortara] e Maro [Engel]", afirmou.
 
Em entrevista ao site inglês 'Motosport.com', Charles Leclerc, agora piloto da Sauber na F1, falou que não nega ajuda, mas é contra se meter muito na carreira do irmão.
Os mais velhos pilotos da Next Gen (Foto: Venturi)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

"Nunca tivemos o dinheiro para mantê-lo ativo durante na carreira, então ele parou por três anos. Agora temos como mandá-lo para a F4", falou. "Será difícil, mas vendo os testes eu acho que todos estão impressionados pelo pouco tempo que ele passou no carro. Por isso que nos esforçamos para encontrar quem pudesse ajudá-lo, mas sei que ele tem a capacidade", afirmou.

 
Mas Charles realmente não deseja interferir no aprendizado do irmão caçula. "Prefiro me manter fora. É bom que ele aprenda sozinho e cometa os erros que eu cometi. Em pequenas coisas que eu possa ajudar, vou ajudar. Mas em coisas de pista, dele com os engenheiros, prefiro não me meter e apenas assistir. Claro que se eu notar alguma coisa muito errada vou falar com ele, mas até aqui não ajudei muito", encerrou.
 
A Fórmula E segue com a temporada 2017/18 no dia 14 de abril, em Roma. 
"RIDÍCULO E LEVIANO"

AJUDA DELIBERADA DA HAAS À FERRARI? NÃO FAZ SENTIDO ALGUM

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube