D’Ambrosio se aproveita de erro de Buemi e volta ruim de Di Grassi e conquista pole em 1-2 da Dragon em Punta del Este

Jérôme D'Ambrosio fez sua primeira pole-position na F-E na tarde deste sábado (19) em Punta del Este. Na realidade, a primeira fila é toda da Dragon, com Loïc Duval saindo na segunda colocação. A dupla fez o melhor que dava, mas precisou contar com falhas de Sébastien Buemi e Lucas Di Grassi

A primeira pole-position de Jérôme D'Ambrosio na F-E saiu na tarde deste sábado (19) em Punta del Este. O belga cravou tempos idênticos nas duas partes da classificação e contou com a sorte também. Sébastien Buemi errou feio e Lucas Di Grassi mandou muito mal em suas respectivas voltas rápidas. É a primeira vez que a Dragon fica com a primeira fila de uma corrida da F-E.

Loïc Duval foi na carona do companheiro de equipe e embarcou na primeira fila. Vai largar no segundo lugar, mostrando, caso ainda alguém duvidasse, que a Dragon é uma força da F-E mesmo antes de se tornar construtora para valer.
 
Na terceira colocação, Sam Bird foi o primeiro na superpole que não fez grande trabalho. Acima de 1min16s1, o piloto da Virgin contou com os erros de quem veio depois e vai sair na terceira colocação.
Jérôme D'Ambrosio (Foto: F-E)

Di Grassi e Buemi eram os mais esperados. Pudera, são os dois ponteiros do campeonato e haviam andado mais rápido que todo mundo na fase anterior da classificação. Mas Lucas foi mal e Buemi saiu da pista. Assim, o piloto da Audi ABT sai no quarto lugar, enquanto Sébastien larga na terceira fila ao lado do companheiro Nicolas Prost. 

A largada acontece às 17h04 (de Brasília).

Confira como foi a classificação:

Vergne segue o ano de problemas

Grupo 1 – Nelsinho Piquet, Nathanaël Berthon, Jean-Éric Vergne e Oliver Turvey
 
É surpreendente, mas de fato Vergne não consegue se acertar na Virgin. Depois de ter sido pole no ano passado, o francês nem sequer passou perto do resto dos pilotos do seu grupo na volta rápida. Pudera, ele errou a chicane no começo da volta e depois foi atrapalhado pelo compatriota Berthon.
 
Mesmo sem grandes expectativas de ficar nas primeiras colocações, os carros da China conseguiram o suficiente para dominar o grupo. A volta de Piquet foi 1min16s300. Turvey passaria logo depois para marcar 1min16s154.
 
Nathanaël Berthon foi o outro da chave e também não fez muito. Andou em 1min17s5 e deve ficar com as últimas colocações do grid.

Segundo grupo forte deixa Prost na beira do abismo
 
Grupo 2 – Nicolas Prost, Lucas Di Grassi,  Sam Bird, Jérôme D'Ambrosio e Robin Frijns
 
Ao contrário do primeiro, o segundo grupo de fato poderia mostrar algo mais decisivo sobre a superpole. De fato, aconteceria. Prost saiu na frente e deu a primeira volta rápida: 1min15s913. Não foi sua melhor, especialmente com um dano depois de passar por uma das zebras, mas parecia o suficiente para garantir a vaga. Só parecia, porém.
 
Primeiro, D'Ambrosio cruzou e andou em 1min15s4. Quem seguiu foi Bird, 1min15s7. Por fim, Di Grassi voou e fez a volta mais rápida do final de semana até então: 1min15s1.
 
Frijns ficou atrás dos quatro e de Turvey, mas o que espantou mesmo foi Prost deixar a e.dams apenas na quarta colocação e na beira do abismo.
Di Grassi de cara para o sol (Foto: Reprodução/Twitter)

Duval mostra a força da Dragon

 
Grupo 3 – Daniel Abt, António Félix da Costa, Loïc Duval, Stéphane Sarrazin e Oliver Rowland
 
A Dragon é uma força na F-E – Duval mostrou mais uma vez. O francês saiu na frente no terceiro grupo e ignorou Prost. Na realidade, fez o que era o terceiro tempo até ali, atrás do companheiro D'Ambrosio e de Di Grassi, mandando Prost e sua e.dams para o P5.
Félix da Costa e Abt também foram bem, fizeram P6 e P7.Já Sarrazin, que andava bem durante todo o dia, não fez mais que o 12º lugar momentâneo. O novato Rowland fez o suficiente para ficar à frente de Vergne.

De passagem

 
Grupo 4 – Sébastien Buemi, Bruno Senna, Simona de Silvestro e Jacques Villeneuve
 
Sabendo dos riscos do atual formato dos treinos classificatórios da F-E, Buemi se apressou em sair. A aposta se mostrou correta: Buemi voou, fez 1min15s011 e o tempo mais rápido – além de tirar Prost da superpole. 
 
Senna melhorou em relação aos treinos livres e fez a nona colocação. Villeneuve, por sua vez, encontrou o muro e vai largar do 18º lugar. Atrapalhada, Simona sai em 15º.
 
Desta forma, Buemi, Di Grassi, D'Ambrosio, Duval e Bird se classificaram para a superpole no Uruguai.
Os cinco pilotos que foram à superpole (Foto: Audi ABT)

Dragon comemora erros

Superpole
 
Primeiro a ir à pista na superpole foi Bird, que explorou bastante os limites da pista, mas não conseguia mais do que um até decepcionante 1min16s109 que seria suficiente apenas para o décimo lugar na primeira parte do treino.
 
Na sequência, Duval voltou a cruzar abaixo da marca de 1min16s. Desta vez, o francês da Dragon fez 1min15s875. O companheiro D'Ambrosio seguiu e voltou a fazer 1min15s4. Voltas que pareciam garantir a segunda fila para a Dragon.
 
Mas Di Grassi, de quem se esperava muito, errou, escapou e ficou com um pobre 1min16s6. O brasileiro perdeu, assim, grande chance de largar na primeira fila. Mais que isso: estendeu o tapete vermelho para Buemi. 
 
Pois é, mas aí foi o próprio suíço que errou feio em sua volta rápida e conseguiu ficar atrás de Lucas: 1min19s811. Buemi sai em quinto, com a dupla da Dragon na primeira fila.

D'Ambrosio e Duval marcam a primeira fila toda da Dragon, com Bird, Di Grassi, Buemi, Prost, Abt, Félix da Costa, Senna e Turvey formando o top-10.

F-E, Punta del Este, Superpole:

1 JÉRÔME D'AMBROSIO BEL DRAGON 1:15.498  
2 LOÏC DUVAL FRA DRAGON 1:15.875 +0.377
3 SAM BIRD ING VIRGIN 1:16.109 +0.611
4 LUCAS DI GRASSI BRA AUDI ABT 1:16.635 +1.137
5 SÉBASTIEN BUEMI SUI E.DAMS 1:19.811 +4.313

F-E, Punta del Este, Fase de Grupos:

1 SÉBASTIEN BUEMI SUI E.DAMS 1:15.011  
2 LUCAS DI GRASSI BRA AUDI ABT 1:15.115 +0.104
3 JÉRÔME D'AMBROSIO BEL DRAGON 1:15.481 +0.470
4 LOÏC DUVAL FRA DRAGON 1:15.748 +0.737
5 SAM BIRD ING VIRGIN 1:15.790 +0.779
6 NICOLAS PROST FRA E.DAMS 1:15.913 +0.902
7 DANIEL ABT ALE AUDI ABT 1:15.993 +0.982
8 ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA POR AGURI 1:16.014 +1.003
9 BRUNO SENNA BRA MAHINDRA 1:16.048 +1.037
10 OLIVER TURVEY ING CHINA 1:16.154 +1.143
11 ROBIN FRIJNS HOL ANDRETTI 1:16.255 +1.244
12 NELSINHO PIQUET BRA CHINA 1:16.300 +1.289
13 STÉPHANE SARRAZIN FRA VENTURI 1:16.353 +1.342
14 NATHANAËL BERTHON FRA AGURI 1:17.573 +2.562
15 SIMONA DE SILVESTRO SUI ANDRETTI 1:18.281 +3.270
16 OLIVER ROWLAND ING MAHINDRA 1:19.414 +4.403
17 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA VIRGIN 1:19.946 +4.935
18 JACQUES VILLENEUVE CAN VENTURI 1:28.451 +13.440

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)<0?n+="px":n,cc.style.display="",s2.width=n,window.frameElement&&(s1.height=c2.offsetHeight+5+"px"),t=500,s1.width="100%"}rs(t)},200)}var c1=window.frameElement?window.frameElement:document.getElementById("crt_ftr"),c2=document.getElementById("crt_ftr"),s1=c1.style;s1.position="fixed",s1.bottom="-4px",s1.left="0px",window.frameElement&&(s1.height="0"),c2.style.textAlign="center",s1.zIndex="60000";var cc=document.getElementById("crt_cls"),s2=cc.parentNode.style;cc.onclick=function(){s1.display="none"};var t=0;rs(0);

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth < 970) ? 302357 : 302359;
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

PADDOCK GP EDIÇÃO #11: ASSISTA JÁ

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube