Di Grassi é punido com exclusão de classificação e larga em último em Santiago. Buemi herda pole

Durou pouco a alegria de Lucas Di Grassi na capital chilena. O brasileiro foi punido pela direção de prova da Fórmula E com exclusão dos tempos no treino classificatório por conta de uma infração na volta de retorno ao pit-lane na fase de grupos. Assim, a pole passa a ser de Sébastien Buemi

Lucas Di Grassi conquistou a pole-position para o eP de Santiago da Fórmula E, mas teve pouco tempo para comemorar. Horas depois da sessão classificatória deste sábado (26) no Parque O’Higgins, a direção de prova da categoria dos carros elétricos anunciou a punição ao brasileiro por conta de uma infração técnica relacionada ao procedimento na volta de retorno ao pit-lane durante a fase de grupos. Di Grassi teve todos os tempos excluídos da classificação e vai largar em último. O eP de Santiago acontece logo mais, com largada prevista para 17h (horário de Brasília).

A regra foi mudada antes do fim de semana e diz que o piloto deve usar os freios na volta de retorno para os boxes com a mesma intensidade da volta rápida. Pelo motivo apresentado pela Fórmula E, o brasileiro foi punido com a exclusão da classificação. 

 
Assim, a posição de honra no grid de largada na capital chilena foi herdada por Sébastien Buemi, da Nissan. Consequentemente, todos os outros pilotos sobem uma posição no grid de largada chileno, com exceção de Stoffel Vandoorne, da HWA. O belga, que fez sua melhor classificação na Fórmula E, não respeitou o tempo de saída do pit-lane durante a fase final da sessão e perdeu os tempos da Super Pole. Assim, Vandoorne vai largar em quinto.
 
A punição imposta a Di Grassi vem pouco depois de uma grande performance no treino classificatório, no qual o piloto da Audi enfiou 0s526 de vantagem para Buemi.
Lucas Di Grassi teve pouco tempo para comemorar a pole conquistada em Santiago (Foto: Audi)

Pascal Wehrlein vai fechar a primeira fila, lado a lado com Buemi, na segunda posição do grid de largada, comprovando uma adaptação rápida à Fórmula E e ao carro da Mahindra. Daniel Abt, da Audi, e Sam Bird, da Virgin, partem logo atrás, em terceiro e quarto, respectivamente.

Felipe Massa subiu para nono no grid — sua melhor posição de largada neste início de trajetória na FE — e vai dividir a quinta fila ao lado do argentino José María López, enquanto Nelsinho Piquet parte em 19º.

 
Uma das grandes preocupações de pilotos e equipes para logo mais é quanto à temperatura em Santiago. No momento, os termômetros marcam 36ºC de temperatura ambiente, e há a expectativa de que o eP da capital chilena seja o mais quente da história da Fórmula E.
 
O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ o eP de Santiago com o jornalista Victor Martins. Acompanhe tudo aqui.
 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube