Di Grassi surge com cronômetro zerado, supera trinca da Renault e lidera TL1 da F-E em Marrakech

Lucas Di Grassi ficou bem sumido durante todo o primeiro treino livre para o eP de Marrakech, na manhã deste sábado (12). Vinha em 15º, saiu da pista no último minuto e mesmo assim, de alguma forma, tirou da cartola a volta mais rápida. Nicolas Priost e Sébastien Buemi andaram atrás, com Nelsinho Piquet em oitavo

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Lucas Di Grassi era o 15º colocado e havia saído da pista no que parecia sua última chance de anotar uma volta com configuração de classificação no primeiro treino livre para o eP de Marrakech, na manhã deste sábado (12). Mas quando o cronômetro já estava zerado há algum tempo, Di Grassi surgiu do nada e fez o tempo mais rápido do dia: 1min21s923, único na casa de 1min21s. Aparentemente, agora Di Grassi está no ramo das recuperações incríveis.

 
Ao fazer o que conseguiu, Lucas desbancou o que era uma trinca de motores Renault. Nicolas Prost e Sébastien Buemi eram segundo e terceiro com a equipe da fábrica, mas Jean-Éric Vergne punha a Techeeath no quarto lugar também. No mesmo segundo que o líder ainda ficaram António Félix da Costa, de Andretti, e Jérôme D'Ambrosio, na Dragon. Felix Rosenqvist, Mitch Evans, Nelsinho Piquet e Stéphane Sarrazin terminaram o top-10.
 

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
O treino viu uma queda vertiginosa de tempos desde o momento em que tudo já estava estabelecido com voltas rápidas. Desde o 1min24s4 de Buemi, foram 2s5 e alguns líderes, mas nenhum deles foi José María López. O argentino que ganhou algumas vezes na pista pelo WTCC tocou o muro no começo do treino e demorou para ter volta rápida. Terminou com a 14ª. O outro piloto que já correu na pista, embora apenas na versão antiga, Ma Qing Hua foi o 19º colocado.

Lucas Di Grassi (Foto: F-E)
O TL2 começa às 8h (de Brasília)
 
Confira como foi o treino livre 1:
 
Com um dia de almanaque, os carros foram para a pista em atividade oficial pela primeira vez na África. Rapidamente, a pista estava cheia de gente. O primeiro ensejo de boa volta foi de Sébastien Buemi, já ensaiando um domínio. 
 
Com quatro minutos de sessão, Löic Duval parava o carro na curva três com algum problema mecânico. Quem também teve o dia interrompido foi o único piloto que conhece a pista de Marrakech desde o WTCC: José María López. Seu treino foi seriamente atrapalhado ao exagerar na curva e triscar o muro, porque ele nem tinha dado volta rápida quando o companheiro Sam Bird conseguiu pular para a ponta da tabela. 
Os tempos e donos da volta mais rápida mudavam e caíam sem parar De Buemi para Bird e depois Jean-Éric Vergne enquanto o 1min24s4 virava 1min23s918. Os tempos despencavam e estava evidente que cairiam ainda mais após o 15º minuto.
 
Segundo colocado no momento que as Renault e.dams iam na frente, Felix Rosenqvist forçou demais e foi obrigado a se valer da área de escape na curva dois. Instantes depois, o sueco da Mahindra se tornou o novo líder para mostrar que todo o esforço tinha algum sentido, com 1min23s456. Com 20 minutos ainda no relógio, Rosenqvist liderava seguido por Jêróme D'Ambrosio e Oliver Turvey. Os dois pilotos que já andaram na pista antes – Ma Qing Hua apenas no traçado antigo -, eram 19º e 20º.
 
Assim como no começo, Rosenqvist se viu preso entre as Renault quando Buemi pulou para a frente e Nicolas Prost foi para terceiro. O relógio ainda apontava 12 minutos do final quando Buemi fez a segunda melhor volta seguida, levando o pelotão para a casa de 1min22s:  
 
Enquanto isso, Robin Frijns reclamava no rádio da Andretti que a direção de prova estava dando bandeira amarela para nada e o atrapalhando. A Jaguar vivia uma questão séria de falta de equilíbrio, com Mitch Evans e Adam Carroll sentindo problemas durante as freadas. Evans acabou rodando, mas logo em seguida fez sua melhor volta do dia e foi para o quinto posto.
Com os pilotos testando voltas a 200 kw nos últimos minutos de treino, Prost roubou a ponta de Buemi. E Lucas Di Grassi, a um minuto do final, fazia como Vergne instantes antes e errava, indo explorar a área de escape.
 
Felizmente para o piloto da Audi ABT, ele ainda teve tempo de cruzar antes de quadriculada e abrir nova volta. Vinha em 15º, sem aparecer e quando todo mundo achava que a Renault havia colocado três carros empurrados por seu motor na frente, Prost-Buemi-Vergne. Mas aí Di Grassi cravou 1min21s923 para bater a concorrência e liderar o treino.
 
Prost, Buemi, Vergne, António Félix da Costa, D'Ambrosio, Rosenqvist, Evans, Nelsinho Piquet e Stéphane Sarrazin completaram o top-10.

F-E, Marrakech, TL1:

1 LUCAS DI GRASSI BRA AUDI ABT 1:21.923   23
2 NICOLAS PROST FRA RENAULT 1:22.105 +0.182 23
3 SÉBASTIEN BUEMI SUI RENAULT 1:22.636 +0.713 22
4 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TECHEETAH 1:22.754 +0.831 23
5 ANTONIO FÉLIX DA COSTA POR ANDRETTI 1:22.782 +0.859 20
6 JÉRÔME D'AMBROSIO BEL DRAGON 1:22.836 +0.913 21
7 FELIX ROSENQVIST SUE MAHINDRA 1:22.945 +1.022 23
8 MITCH EVANS NVZ JAGUAR 1:23.133 +1.210 18
9 NELSINHO PIQUET BRA NEXTEV 1:23.174 +1.251 25
10 STÉPHANE SARRAZIN FRA VENTURI 1:23.259 +1.336 25
11 SAM BIRD ING VIRGIN DS 1:23.302 +1.379 20
12 DANIEL ABT ALE AUDI ABT 1:23.325 +1.402 24
13 OLIVER TURVEY ING NEXTEV 1:23.388 +1.465 23
14 JOSÉ MARÍA LÓPEZ ARG VIRGIN DS 1:23.451 +1.528 16
15 NICK HEIDFELD ALE MAHINDRA 1:23.546 +1.623 22
16 ADAM CARROLL NIR JAGUAR 1:23.714 +1.791 20
17 MARO ENGEL ALE VENTURI 1:23.849 +1.926 23
18 ROBIN FRIJNS HOL ANDRETTI 1:23.990 +2.067 20
19 MA QING HUA CHI TECHEETAH 1:24.265 +2.342 26
20 LOÏC DUVAL FRA DRAGON 1:24.382 +2.459 17
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.