DS troca Techeetah por Penske e anuncia Vergne e Vandoorne para Fórmula E 2023

Após deixar a Techeetah, DS fechou parceria com a Penske para 2023 na Fórmula E e aproveitou para confirmar uma potente dupla de equipe com Stoffel Vandoorne e Jean-Èric Vergne

O campeão da Fórmula E está de casa nova. Em anúncio que já era aguardado há algum tempo, DS e Penske oficializaram a nova parceria entre as partes para 2023 e a nova dupla de pilotos da equipe: Stoffel Vandoorne, vencedor da temporada 2021/2022, e Jean-Èric Vergne, bicampeão da categoria em 2017/2018 e 2018/2019. Assim, forma-se a dupla com mais títulos da categoria no grid.

A francesa DS era parceira da Techeetah na Fórmula E até o ano de 2022, mas as dificuldades estruturais e financeiras da equipe chinesa pesaram e a relação se desgastou. Assim, a montadora — que pertence ao Grupo Stellantis, mesmos donos da Maserati, que estreia em 2023 — buscou um novo acordo, desta vez com a Penske, em aliança inédita que estreia no ano que vem.

Pelo lado da Penske, a união significa a possibilidade de enfim subir de patamar na categoria. Após construir o pior carro da temporada no último campeonato e terminar com apenas dois pontos — somados pelo brasileiro Sérgio Sette Câmara —, o time americano deixou de ser um fornecedor e vai passar a usar o trem de força da DS no ano que vem.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Vandoorne, atual campeão da Fórmula E, terá casa nova em 2023 (Foto: Fórmula E)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Estou extremamente feliz em me juntar à DS Penske para a próxima temporada e formar uma dupla com Jean-Èric Vergne”, disse Vandoorne. “Estou convencido de que, com esse grupo de pessoas talentosas, poderemos atingir nossos objetivos em comum novamente. Agora, estou ansioso para voltar à pista e me preparar para a próxima temporada”, encerrou.

A confirmação dos pilotos confirma um dado curioso da Fórmula E para o ano que vem: absolutamente todos os campeões que correram na categoria em 2022 trocaram suas equipes para 2023. Além de Vandoorne, que estava na Mercedes, e Vergne, que pilotava pela DS Techeetah, António Félix da Costa também deixou o time chinês e fechou com a Porsche, Lucas Di Grassi trocou a Venturi pela Mahindra, Sébastien Buemi deixou a Nissan rumo à Envision e Nyck de Vries fechou com a AlphaTauri para correr na Fórmula 1.

A Fórmula E prepara a implementação dos carros Gen3 a partir do ano que vem, que tem o início da temporada marcado para a Cidade do México, no dia 14 de janeiro. Antes disso, entretanto, a categoria realiza a pré-temporada entre 13 e 16 de dezembro em Valência.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.