Mortara domina eP de Marrakech e toma liderança da Fórmula E. Di Grassi é 5º
Edoardo Mortara aproveitou estratégia do modo ataque para tomar primeira posição do pole António Félix da Costa e vencer eP de Marrakech, assumindo a liderança da Fórmula E
Após a última etapa em corrida única da temporada, a Fórmula E tem um novo líder: Edoardo Mortara levou a melhor e garantiu a vitória no eP de Marrakech, disputado neste sábado (2), e de quebra, deixou Stoffel Vandoorne para trás para assumir a liderança do Mundial de Pilotos. Fora da briga pelo título, António Félix da Costa foi o segundo colocado, com Mitch Evans completando o pódio.
A corrida foi desastrosa para as pretensões do então líder do campeonato, Stoffel Vandoorne. O piloto da Mercedes largou apenas na 20ª posição e fez o possível para escalar o pelotão, mas terminou em oitavo e saiu de Marrakech sem a ponta da tabela. Com isso, despencou do primeiro para o terceiro lugar na classificação — atrás do segundo colocado Vergne.
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Entre os brasileiros, Lucas Di Grassi fechou no quinto lugar e Sérgio Sette Câmara foi o 20º. A Fórmula E retorna já daqui a duas semanas, com a primeira das três rodadas duplas que vão fechar o campeonato. Entre os dias 16 e 17 de julho, equipes e pilotos voltam a aquecer os motores para a disputa do eP de Nova York, antepenúltima etapa da temporada.
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Confira como foi o eP de Marrakech:
Da Costa não teve problemas para segurar a primeira posição, em uma largada que não envolveu incidentes. Wehrlein se deu bem e conseguiu assumir a quinta posição, enquanto Nyck de Vries foi na direção contrária e caiu de nono para décimo. Entre os brasileiros, os dois perderam posições: Lucas Di Grassi caiu para 11º, enquanto Sérgio Sette Câmara passou a ser o 13º.
Ao fim da primeira volta, o top-10 tinha, em ordem: Da Costa, Mortara, Vergne, Dennis, Wehrlein, Evans, Rowland, Cassidy, Askew e De Vries.
Logo em seguida, Mitch Evans passou a exercer forte pressão sobre Wehrlein, que segurou de todas as formas possíveis enquanto conseguiu. No entanto, logo em seguida o piloto da Porsche acabou errando e cedeu a posição ao neozelandês — e ainda viu Rowland aproveitar para também dar o bote, assumindo o sexto lugar.
Na volta seguinte, um momento inacreditável de Nyck de Vries: o atual campeão foi para cima de Oliver Askew de tal forma que perdeu o ponto de frenagem. Assim, com forte pressão sobre o freio, o neerlandês viu a Mercedes balançar perigosamente — mas conseguiu segurar o carro na pista e segurou a posição. Enquanto isso, Wehrlein seguia perdendo posições e viu Nick Cassidy e De Vries o deixarem para trás.

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Na briga pela vitória, o líder Da Costa optou por utilizar o modo de ataque com pouco mais de 38 minutos para o final da corrida — deixando a ponta cair no colo de Mortara. Antes de perder a liderança, o suíço também ativou a potência extra e caiu para a segunda colocação, à frente de Jean-Èric Vergne — que também tinha o modo ataque ativado.
Em grande início de corrida, Rowland assumiu o quarto lugar instantes antes de ativar o modo de ataque, caminho seguido pelos três pilotos que vinham atrás: Dennis, Evans e De Vries. Com a potência extra ativada, o britânico da Mahindra aproveitou e foi para cima de Vergne, tomando a terceira colocação. O francês seguiu em sérios problemas e ainda perdeu posições para os pilotos de Andretti e Jaguar.
Rowland seguiu em ritmo alucinante e aproveitou a saída de Da Costa do traçado — quando o português ativou novamente o modo de ataque — para tomar a segunda colocação do piloto da DS Techeetah, colocação devolvida na volta seguinte quando o próprio Oliver ativou a potência extra.
Uma briga eletrizante se formou pela segunda posição, com Da Costa e Rowland trocando posições na pista e duelando lado a lado — cenário ideal para o líder Mortara, que seguia abrindo distância enquanto seus competidores gastavam bateria disputando entre si. Assim, o suíço da Venturi ativou o modo de ataque no giro seguinte, com 31 minutos para o final da corrida — e não perdeu o primeiro lugar.

No fundo do pelotão, o líder do Mundial de Pilotos tentava escalar posições para chegar na zona de pontuação. Largando em 20º, Stoffel Vandoorne superava Oliver Turvey para assumir o 14º lugar. Di Grassi conseguiu ganhar posições novamente e subiu para o oitavo lugar, enquanto Sette Câmara sofria com o carro da Dragon e ia sendo ultrapassado: era o 18º a essa altura.
Enquanto Da Costa tentava subir o ritmo para ao menos manter a distância de Mortara, Evans acabou com o sonho de um pódio para Rowland e ultrapassou o piloto da Mahindra, assumindo o terceiro lugar. Com o modo ataque ativado, o titular da Jaguar encostou rapidamente no português e passou a ameaçar diretamente o piloto da DS Techeetah pela segunda colocação.
Na reta principal, no entanto, não teve jeito: Evans colocou por fora e, com a potência extra, deixou Da Costa para trás sem maiores dificuldades restando 26 minutos e uma volta para o encerramento da disputa. Mitch ainda conseguiu aproveitar o resquício de modo ataque que tinha para encostar em Mortara, que passou a se ver ameaçado.
Na tentativa de tomar o quinto lugar de Dennis, Vergne foi com muita sede ao pote e acertou a traseira da Andretti, que conseguiu permanecer na pista apesar do impacto. Um pouco mais atrás, Di Grassi ultrapassava De Vries e assumia o sétimo lugar, enquanto Vandoorne passava por Wehrlein, Frijns e Sims para ser o 11º.
Com 20 minutos para o encerramento da corrida, o top-10 tinha: Mortara, Evans, Da Costa, Rowland, Vergne, Dennis, Di Grassi, De Vries, Askew e Bird.

Enquanto Mortara seguia liderando, uma briga se formava atrás do suíço: Da Costa encostou de vez em Evans, e após tocar na traseira da Jaguar do neozelandês pelo menos uma vez, conseguiu tomar a segunda posição. A situação não melhorou para o terceiro colocado, que viu a outra DS Techeetah — pilotada por Vergne — deixá-lo para trás.
Na briga para entrar no top-5, Di Grassi seguia ganhando posições e deixou Jake Dennis para trás com pouco menos de 14 minutos para o final da corrida, assumindo o sexto lugar. Em apuros, o britânico da Andretti ainda perdeu o sétimo lugar para Nyck de Vries.
A situação permaneceu inalterada na briga pela ponta, mas uma ordem da DS Techeetah impactou diretamente na briga pelo título. Com Da Costa em segundo e Vergne em terceiro, a equipe naturalmente ordenou que o português cedesse a posição ao francês — que já fazia o pedido pelo rádio. Com isso, os dois trocaram de posição na pista enquanto Di Grassi assumia o quinto lugar.
No entanto, algo curioso aconteceu logo depois: com um ritmo claramente superior a Vergne, Da Costa novamente foi para cima do companheiro de equipe e tomou o segundo lugar do #25. Em seguida, o português seguiu apertando o ritmo e encostou no líder Mortara, que fez tudo que pôde para segurar a primeira posição até o fim.
Quem sentiu muitas dificuldades para segurar a posição foi Vergne, que viu Evans se aproximar na última volta e tomar a terceira colocação. Logo atrás, De Vries superou Di Grassi e tomou o quinto lugar do brasileiro — que deu o troco na linha de chegada. Na briga pela ponta, sem alterações: Mortara — com a bateria completamente zerada — segurou a vitória até o fim, com Da Costa e Evans completando o pódio.
Fórmula E 2021/2022, eP de Marrakech, Marrocos:
1 | E MORTARA | Venturi Mercedes | 34 voltas |
2 | A.F DA COSTA | DS Techeetah | +2.297 |
3 | M EVANS | Jaguar | +6.270 |
4 | J.E VERGNE | DS Techeetah | +6.965 |
5 | L DI GRASSI | Venturi Mercedes | +7.787 |
6 | N DE VRIES | Mercedes | +8.394 |
7 | J DENNIS | Andretti | +12.084 |
8 | S VANDOORNE | Mercedes | +14.541 |
9 | S BIRD | Jaguar | +15.048 |
10 | O ROWLAND | Mahindra | +15.270 |
11 | O ASKEW | Andretti | +16.336 |
12 | P WEHRLEIN | Porsche | +30.043 |
13 | N CASSIDY | Envision | +31.970 |
14 | A SIMS | Mahindra | +32.332 |
15 | A LOTTERER | Porsche | +32.364 |
16 | S BUEMI | Nissan | +33.707 |
17 | O TURVEY | NIO | +35.018 |
18 | R FRIJNS | Envision | +35.686 |
19 | A GIOVINAZZI | Dragon Penske | +40.887 |
20 | S. SETTE CÂMARA | Dragon Penske | +42.764 |
21 | M GÜNTHER | Nissan | NC |
22 | D TICKTUM | NIO | NC |

