Envision resolve vida e escala Eriksson e Aron para vagas de Buemi e Frijns em Berlim

A Envision já definiu como vai para eP de Berlim, quando conflito de datas com WEC causa desfalque duplo. Joel Eriksson e Paul Aron assumem as vagas. Decisão faz com que Aron tome lugar de Jack Aitken no treino de novatos de Misano

A temporada 2024 da Fórmula E sofre com uma situação daquelas que a categoria esperava já ter deixado no passado: o conflito de datas com o WEC. E uma das maiores afetadas na história, a Envision, definiu nesta quinta-feira (11) quem serão os dois substitutos dos pilotos titulares no eP de Berlim: Joel Eriksson e Paul Aron.

Fórmula E e WEC correm, ambas, no fim de semana de 11 de maio: a categoria dos carros elétricos, em Berlim, enquanto o endurance visita Spa-Francorchamps, na Bélgica. Apesar da corrida do WEC estar marcada para o sábado, há uma regra em vigor na Fórmula E que proíbe as equipes de escalarem pilotos diferentes nos dois eventos de uma rodada dupla, que é o caso do eP de Berlim. Assim, se os titulares ficam fora no sábado, precisam obrigatoriamente assistir de longe no domingo.

Vários pilotos do grid da Fórmula E também guiam por uma equipe do WEC e, portanto, o conflito causará perdas nas duas categorias. Aqueles que tiverem contrato primordial com a equipe da Fórmula E, ficam fora das 6 Horas de Spa; os que têm contrato principal com o WEC, perdem o eP de Berlim.

No caso da Envision, tanto Sébastien Buemi quanto Robin Frijns contam com os acordos no WEC como principais. Buemi defende a Toyota, enquanto Frijns guia pela BMW.

Sébastien Buemi e Robin Frijns estão fora do eP de Berlim (Foto: Envision)

“É uma situação muito incomum para a equipe, e estamos obviamente frustrados com o fato do conflito no calendário não ter sido resolvido pela FIA [Federação Internacional de Automobilismo] e pela FEO [Formula E Operations, detentora dos direitos comerciais da categoria]. Mesmo assim, temos de tirar o melhor da situação. Acredito que Joel e Paul são pilotos muito competitivos”, disse Sylvain Filippi, chefe da Envision.

Aron, de apenas 20 anos, é estreante. Atualmente na segunda temporada na Fórmula 2, o piloto de origem estoniana tem laços com a academia de pilotos da Mercedes. Segundo a Envision, agora começa um trabalho intensivo para a estreia, com participação no treino livre de novatos em Misano e forte sequência nos simuladores da equipes. Com isso, Jack Aitken, antes anunciado como participante da Envision no treino de Misano, sai de cena.

“É uma ótima oportunidade guiar para a Envision em Berlim. Estou muito ansioso para viver a Fórmula E pela primeira vez e para trabalhar com a equipe. Estamos duro até a corrida para preparar o evento, começando com o treino livre de Misano”, falou Aron.

Entre os dois pilotos substitutos, Eriksson tem mais experiência de Fórmula E. É, afinal, piloto reserva e de desenvolvimento da Jaguar — fornecedora de motores da Envision — e testa constantemente em simuladores. Além disso, o piloto de 25 anos já esteve em oito corridas da Fórmula E na temporada 2021, pela Dragon. Nestas, marcou um ponto.

“É uma oportunidade fantástica voltar à Fórmula E e coma Envision. Após participar do meu primeiro teste com a Envision [um dos testes privados que equipes oficiais e clientes podem fazer por ano], será ótimo andar com eles em Berlim”, finalizou Eriksson.

A Envision foi campeã mundial de Equipes da Fórmula E no ano passado, mas ocupa somente o oitavo lugar até agora em 2024, com 41 pontos.

A rodada dupla de estreia do eP de Misano está programada para acontecer entre os dias 12 e 14 de abril. O GRANDE PRÊMIO transmite todas as atividades de pista AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
 Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

SILVERSTONE na Fórmula E é CARTADA FINAL em mudança de identidade | GP às 10
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.